fbpx
Theravada

Tranquilidade – Passaddhi

O quinto fator da iluminação é tranquilidade, em páli se diz passaddhi. No começo do Bojjhangasamyutta do Samyutta Nikaya quando fala acerca daquilo que nutre cada fator, o Buddha afirma que a tranquilidade é dupla, há a tranquilidade do corpo e a tranquilidade da mente. O segredo para o pleno desenvolvimento deste fator é prestar atenção cuidadosa a estes dois aspectos. Em nota a esta passagem Bhikkhu Bodhi explica que kayapassaddhi, tranquilidade do corpo, diz respeito a tranquilização dos agregados da sensação, percepção e formações volitivas. Cittapassaddhi refere-se à tranquilização do agregado da consciência.

Piyadassi Thera menciona outra imagem canônica deveras interessante para a tranquilidade: a do homem que andando num dia muito quente (decerto aqui em Aracaju) encontra uma confortável sombra de árvore onde descansa do calor. Esta imagem me faz lembrar o sermão do fogo. Tudo está pegando fogo e nibbana é o apagamento do fogo. Nos desenhos animados a raiva é associada sempre ao calor, como no caso do Senhor Cabeça Quente do desenho do Zé Colmeia, que sempre ficava com a cabeça vermelho incandescente e soltava vapor como uma locomotiva!

Tranquilidade parece ter uma dimensão de parar, de ter tempo de não deixar-se levar, de perceber um processo e não ser arrastado por ele. Só uma mente tranquila consegue ficar apenas observando ao invés de reagindo de modo rápido e automático. De forma semelhante, ne meditação formal, precisamos acalmar os processos do corpo. A respiração ajuda muito nesse processo. Na dimensão das relações entre as pessoas podemos pensar nas vantagens resultantes da tranquilidade. Quanta energia não gastamos devido a nossas reações intranquilas?

Citando mais uma vez Piyadassi: a mente tranquila não se abala com ganho ou perda, vergonha ou elogios nem se perturba com a adversidade. Tal estado mental se alcança vendo o mundo sensível em uma perspectiva apropriada. Assim, calma ou passaddhi conduz o homem à iluminação e fim do sofrimento.

 

créditos da foto: http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Tranquilidade–169685/


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

2 Comentários

Deixe o seu comentário