fbpx
Sobre a generosidade - Sobre Budismo
Theravada

Sobre a generosidade

Gostaria de falar nessa primeira postagem sobre generosidade. Esta é uma virtude fundamental sem a qual o dhamma não teria se espalhado e durado tanto. Isto porque no tempo do Buddha o padrão era que todos os monges saíssem logo cedo para coletar os alimentos fruto da generosidade dos seguidores leigos. Hoje em dia, os monges podem aceitar doações em dinheiro, embora não possam oferecer serviços remunerados e apenas uma minoria faz essa coleta, sendo mais comum que os leigos levem a doação até o monastério.

Ser generoso não quer dizer sacrificar a própria vida, causando sofrimento para si e para os que dependem de você. A pessoa deve ser generosa dentro de suas condições e ninguém deveria olhar feio para alguém cuja condição o impede de ser generoso do modo mais óbvio que é com a oferta de apoio material (comida, roupas, remédios). Se varrer o chão ou ajudar a arrumar a sala é o que alguém pode oferecer, devemos aceitar alegremente. Ser generoso enriquece o praticante, fortalece o Sangha e conduz ao sucesso no caminho, posto que ajuda a desenvolver uma atitude de desapego.

Penso que é importante atentar também para generosidade que emana do Sangha. O seguidor leigo é generoso ao dar apoio aos monásticos, mas a vida monástica é ela mesma generosidade. Afinal, a pessoa que escolhe o caminho monástico transforma toda sua vida num grande ato de generosidade. Pensemos também na generosidade de todos os professores que dedicam todo seu tempo a ensinar e no quanto é difícil ter que lidar com as peculiaridades de cada aluno. Pensemos por fim na generosidade do professor de devas e humanos, o Buddha, que movido pela compaixão foi generoso a ponto de nos deixar como legado o caminho para acabar com o sofrimento.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

3 Comentários

Deixe o seu comentário