Sobre Budismo
Sabedoria budista para o cotidiano

Lista completa de artigos

Símbolos do budismo: Os cabelos de Buda


By Leonardo Ota

Existem muitos fatos interessantes e significados ocultos por trás das estátuas e cabeças de Buda.

Isso ocorre porque a iconografia de Buda não é tipicamente destinada a representar o Buda em sua forma física, mas para representar o conhecimento e a consciência do Buda que ele adquiriu após atingir a iluminação.

Existem muitas teorias e discussões sobre os cabelos do Buda. Mas historicamente falando, antes que o Buda Shakyamuni deixasse as riquezas e o palácio como príncipe herdeiro, ele tinha um cabelo comprido e encaracolado. “Como o cabelo é frequentemente usado como uma metáfora para a ilusão ou ignorância do ser humano, para as chamadas ervas daninhas da ignorância”, assim, cortar os cabelos implica eliminar simbolicamente a ignorância.

O corpo e a mente devem ser mantidos limpos para alcançar o objetivo final da verdadeira compreensão.
Assim, cortar e barbear os cabelos representam uma espécie de determinação para manter o corpo e a mente limpos e, em seguida, atingir a iluminação e salvar todos os seres.

Claro, não sabemos realmente como era o Buda histórico, pois as primeiras estátuas de Buda e cabeças de Buda foram criadas apenas cerca de 200 anos após sua morte.


Quer receber conteúdo aprofundado sobre como lidar com a mente agitada e ansiosa, como lidar com as emoções e como se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros e com o mundo?

Entre no nosso grupo do Telegram:
CLICANDO AQUI




Nos encontre também: Instagram
Podcast no SoundCloud e vídeo no Youtube