fbpx
Palavras de compaixão

#2 – Símbolos do budismo: Os cabelos de Buda

Existem muitos fatos interessantes e significados ocultos por trás das estátuas e cabeças de Buda.

Isso ocorre porque a iconografia de Buda não é tipicamente destinada a representar o Buda em sua forma física, mas para representar o conhecimento e a consciência do Buda que ele adquiriu após atingir a iluminação.

Existem muitas teorias e discussões sobre os cabelos do Buda. Mas historicamente falando, antes que o Buda Shakyamuni deixasse as riquezas e o palácio como príncipe herdeiro, ele tinha um cabelo comprido e encaracolado. “Como o cabelo é frequentemente usado como uma metáfora para a ilusão ou ignorância do ser humano, para as chamadas ervas daninhas da ignorância”, assim, cortar os cabelos implica eliminar simbolicamente a ignorância.

O corpo e a mente devem ser mantidos limpos para alcançar o objetivo final da verdadeira compreensão.
Assim, cortar e barbear os cabelos representam uma espécie de determinação para manter o corpo e a mente limpos e, em seguida, atingir a iluminação e salvar todos os seres.

Claro, não sabemos realmente como era o Buda histórico, pois as primeiras estátuas de Buda e cabeças de Buda foram criadas apenas cerca de 200 anos após sua morte.


BOLETIM ONLINE 1-1-1-1-1

Se você é simpatizante ou iniciante no Budismo e deseja receber conteúdo para te ajudar a aplicar os ensinamentos budistas no cotidiano e a lidar com as adversidades do dia a dia, cadastre seu email e receba indicações de: 1 Podcast – 1 Citação – 1 Café com Dharma – 1 Gotas de sabedoria – 1 Live. (Você também receberá um guia de meditação passo a passo para iniciantes)

   

ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos.


SE VOCÊ É SIMPATIZANTE, CURIOSA(O) OU INICIANTE, NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR E DESEJA RECEBER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, PASSO A PASSO PARA INICIANTES, DO BÁSICO AO AVANÇADO, SOBRE BUDISMO:


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Um comentário

Deixe o seu comentário