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Budismo

#Respira-ação – PARTE 1: Sem respiração, sem corpo, sem você.

A respiração como um recurso

A respiração é um recurso muito precioso que nós rotineiramente ignoramos. Simplificando: sem respiração, sem corpo, sem você. Embora o corpo possa passar dias sem comida e água, se você privar seu corpo de respiração por mais de um minuto, começará a viver uma versão muito diferente da realidade. É do conhecimento comum que nas tradições orientais a respiração está intimamente ligada ao espírito, prana , a força vital por trás do nosso ser. No mito da criação de Gênesis, Deus dá vida a Adão, depois de formar seu corpo fora da terra. Para nós, a respiração é o nexo entre a mente e o corpo, o lugar onde a psique e o soma se entrelaçam. Como estamos respirando tem tudo a ver com os nossos estados físico e mental. E ainda, como em contato com a nossa respiração somos nós, na briga de nossas vidas?

No plano físico, a respiração estimula o sistema circulatório, que fornece oxigênio e nutrientes (via plasma) às nossas células. Respirar literalmente nutre todo o nosso sistema. Podemos gastar um pouco de dinheiro colocando todos os alimentos limpos, suplementos e sucos verdes imagináveis ​​em nossos corpos, mas se não estivermos respirando bem, eles não nos farão muito bem. É como comprar algo online e nunca conseguir que ele seja enviado.

O oxigênio também é tanto estimulante quanto relaxante: nos acorda e nos deixa à vontade ao mesmo tempo. Esta é a história da meditação em poucas palavras: estamos aqui para fazer o trabalho da atenção plena, relaxar e deixar ir ao mesmo tempo. O oxigênio é a única substância conhecida que pode fazer qualquer uma dessas coisas sem efeitos colaterais adversos.

Como você respira é como você se sente. Considere por um momento que chorar é uma forma de respirar. Por outro lado, rir é uma forma de respirar. Falta de ar é sintomático de um ataque de pânico. Coloquialmente, o relaxamento é sinônimo de “respirar com facilidade”. Esses são exemplos de como nossa respiração reflete nosso estado de espírito. Em outras palavras, o estímulo vem antes da emoção, o que leva a um padrão particular de respiração: por exemplo, algo absurdo aconteceu, você achou engraçado, e o padrão de respiração do riso começou. Mas também podemos fazer o contrário. Podemos respirar propositadamente para induzir estados mentais.

Em um interessante conjunto de estudos, os psicólogos europeus Pierre Philippot e Sylvie Blairy confirmaram que alegria, raiva, tristeza e medo correlacionam-se com um padrão respiratório específico. Eles então conduziram outro estudo em que diferentes participantes foram instruídos a seguir os padrões de respiração identificados no primeiro estudo para ver se eles começariam a experimentar as mesmas emoções correlacionadas que os participantes do primeiro. Os participantes do segundo estudo foram realmente capazes de induzir alegria, raiva e tristeza apenas respirando de uma maneira particular (o medo era um pouco mais complicado, no entanto). Podemos pensar assim: sempre que não temos consciência de nossa respiração, ela reflete nosso estado mental e, nosso estado mental está sendo influenciado por padrões inconscientes de respiração, possivelmente levando-nos, não intencionalmente, a estados mentais negativos. Quando estamos conscientes de nossa respiração, ganhamos o poder de colaborar com ela para afetar nosso estado de ser.

“SEMPRE QUE DESCONHECEMOS NOSSA RESPIRAÇÃO, ELA REFLETE NOSSO ESTADO MENTAL E NOSSO ESTADO MENTAL É INFLUENCIADO POR PADRÕES RESPIRATÓRIOS INCONSCIENTES”

A respiração é a função corporal mais significativa que tem a opção de ser involuntária ou voluntária. Assim como a respiração é o nexo entre mente e corpo, é também a ponte entre nossos sistemas nervosos autônomo e voluntário. Dado que muitas doenças da mente e do corpo foram mostradas como resultado de padrões distorcidos subjacentes no sistema nervoso autônomo, é um benefício para nós que possamos reconectar nosso sistema autônomo com o voluntário. Ou seja, quanto mais pudermos introduzir estados saudáveis ​​e equilibrados do sistema nervoso por meio da respiração adequada, maior a probabilidade de esses estados temporários se tornarem traços duradouros.

Precisamos de duas asas para voar. Com relação ao papel da respiração na meditação, já discutimos a primeira ala: permitindo que a respiração encontre seu ritmo natural. Estamos prestes a explorar a segunda ala, que é saber como engajar a respiração com a devida deliberação. Esses dois podem trabalhar juntos para influenciar o sistema nervoso.

Após a próxima seção, sugiro e explico três práticas de respiração para que você possa ter um repertório: um para relaxar, um para trazer energia e outro para o equilíbrio. Para sempre e sempre, queremos buscar equilíbrio em nossa prática. Se estamos muito fortes em um lado de um espectro, sempre queremos calibrar para o outro lado. Simplificando, se estamos com sono, o melhor é respirar com energia. Se estivermos ansiosos ou nervosos, podemos empregar uma respiração relaxante. Se não estivermos muito inclinados em ambos os lados desse espectro, podemos empregar o trabalho de respiração em equilíbrio. Como diz o ditado na medicina ayurvédica, “os opostos são remédio”.

Texto do livro: O Macaco é o Mensageiro.

Fonte: https://www.shambhala.com/how-you-breathe-is-how-you-feel/

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Leia minha biografia completa: https://sobrebudismo.com.br/quem-e-o-sobre-budismo/

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