#Respira-ação – PARTE 2: A experiência de um observador de si mesmo.

Como você respira, é como você uma vez se sentiu

Recentemente, tive uma experiência direta da natureza psicológica da respiração. Esta anedota também servirá como uma base para o nosso próximo capítulo, onde discutiremos as cenas modelo : o que elas são, como elas são armazenadas em nossos corpos e como elas aparecem como padrões repetitivos em nossas vidas. O que se segue é um exemplo de uma cena modelo que apareceu em meus hábitos de respiração e revelou um mundo de discernimento e cura para mim.

Eu experimento burnout, ou o que é frequentemente chamado de “trauma vicário”, em meu trabalho mais do que qualquer outro profissional que eu conheça. A natureza do meu trabalho simplesmente não se mistura tão bem com o meu sistema nervoso, que se tornou um pouco desgastante com anos de turbulência emocional e abuso de substâncias. Hoje, quando empurro meus limites com muita força ou digo “sim” a muitos compromissos, invariavelmente pago o preço de uma certa dor nos ossos, um nevoeiro mental, irritabilidade, perda de conexão empática e diminuição da resistência à atividades. Eu me ressenti com o burnout por ser um visitante tão frequente depois que ele começou a aparecer, mas graças à mentalidade de crescimento, o burnout tornou-se um dos meus maiores professores. Eu sou alguém com uma predileção pela intensidade e uma sensação terrível pelos meus próprios limites, mas agora o burnout entrou em cena para me manter sob controle.

Eu estava na área da baía para alguns shows de ensino quando o burnout me parou no meu caminho. Cheguei à cidade vários dias antes, na esperança de conversar com alguns velhos amigos, e é claro que eu havia trabalhado até os ossos nos dias que antecederam a minha partida de Nova York. Um dia depois de chegar na Califórnia, meu sistema despencou e eu me encontrei em um poço de exaustão. Acabei passando os próximos três dias sozinho, incapaz de muito mais do que longos períodos de meditação supina e respiração. Eu tive que me colocar no que minha amiga e guru de beleza holística, Britta Plug, se refere como “prisão de saúde”.

No meu terceiro dia de encarceramento, na minha terceira hora de deitar no chão, sentindo a minúcia da minha respiração e do meu corpo, o insight chegou. Percebi pela primeira vez que, no início de cada inalação, apesar da minha intenção de permitir que fosse natural, havia um nanossegundo em que meio que puxava a respiração. Um micro-momento de pressa, de impaciência, de querer apenas chegar até ele. Comecei a sentir de uma maneira nova como tensionava meu queixo e meus ombros para puxar a respiração, em vez de expandir meu torso e diafragma. Eu também podia sentir como havia um pequeno pico de adrenalina que acompanhava essa atividade. De repente, eu não podia sentir a ativação irregular que isso estava causando no meu corpo. Meus hábitos inconscientes em torno da respiração estavam me colocando na mesma mini montanha russa emocional que nossos telefones fazem quando zumbem em nossos bolsos.

Levantei-me e entrei na cozinha, onde peguei um prato com a mesma nitidez e sensação de pressa. “Whoa!!”, eu abri a porta da geladeira com o mesmo choque. Duplo “whoa!!”, eu peguei um recipiente de sobras com a mesma vantagem adrenal. Coloquei as sobras em uma panela. . . mesma coisa. Então me lembrei que minha ex-namorada Sam certa vez comentou sobre esse jeito estranho e arrítmico que eu tenho de me movimentar, dizendo que ela achava isso amável.

O mesmo hábito presente na minha respiração também se refletiu em todos os movimentos que fiz com o meu corpo. Não é de admirar que meu sistema nervoso estivesse na sarjeta. Eu estava dormindo com a borda irregular e desnecessária com a qual me aproximei de quase tudo. No decorrer do meu dia, fiquei atento a isso. Eu diminuí a velocidade, tentando aliviar meus vários movimentos ao redor do apartamento. Então o insight se aprofundou de uma maneira que eu nunca poderia ter antecipado.

Eu estava em uma aula de ioga no final da tarde, tentando manter esses movimentos lentos e firmes e a respiração suave, quando uma memória enterrada surgiu. Quando eu tinha cinco ou seis anos, passava meus dias de verão na casa de uma babá com algumas outras crianças. Eu costumava comer muito devagar quando criança, e isso rotineiramente atraía comentários de adultos. Mas essa babá não estava tendo. Todos os dias ela me encontrava ainda fazendo meu caminho enquanto as outras crianças terminavam e estavam jogando. A babá, provavelmente morrendo por um intervalo, começou a tirar “sarro” de mim por isso, mas sem sucesso. Eventualmente ela começou a me deixar na cozinha e desligar as luzes atrás dela, me deixando sozinha e comendo no escuro. Depois de alguns dias, a humilhação começou e eu comecei a me apressar em meu almoço como todo mundo.

A vergonha havia deixado uma marca em mim. Por que mais essa lembrança aparentemente aleatória – há muito tempo esquecida e ainda assim muito conectada à minha experiência atual – surge agora? Porque eu era jovem quando esse hábito de pressa começou, era como a cor dos meus próprios olhos: eu não conseguia enxergar. No entanto, estava ali – bem na minha respiração, no meu corpo, no meu sistema nervoso autônomo – o tempo todo. Meu corpo estava esperando que eu notasse e estava me entregando o presente de uma exaustão dolorida para me apontar em sua direção.

De fato, a única razão pela qual a dor e a dificuldade existem em nossas vidas é chamar nossa atenção para algo que precisa dela.

Certa vez, no período de discussão de uma aula, um participante compartilhou sua experiência de poder relaxar seu corpo a princípio, apenas para descobrir que quase imediatamente seu corpo se retrairia involuntariamente. Sua impressão era de que talvez ele simplesmente não pudesse fazer a prática, que havia algo errado com ele e queria saber se deveria tentar uma forma diferente de meditação. Eu refleti seu comentário de volta para ele de uma forma mais geral. Eu disse algo ao longo das linhas de: “Eu ouvi que você é capaz de relaxar, mas talvez pareça um pouco que você está perdendo o controle quando o faz, o que é assustador, então você tensa de volta.” que isso descreveu sua experiência. Eu sugeri a ele que eu poderia estar descrevendo um padrão que se desenrola em seu trabalho e relacionamentos, que eu me perguntei se ele se sentia motivado pela necessidade de permanecer no controle e se ficava ansioso a qualquer momento que a aderência se soltasse. O olhar em seu rosto registrou a correlação quando ele concordou uma segunda vez. Ele também concordou que esta foi a fonte de alguns problemas em sua vida. Eu o convidei para ver a prática da meditação encarnada como um lugar seguro onde ele poderia trabalhar nesse problema.

Este homem ganhou uma visão muito pessoal de sua experiência, mas também podemos extrair dele uma visão mais universal: quando aprendemos a relaxar em nossos corpos, aprendemos como nos abrir e permitir que o fluxo natural da vida se torne claro, através de nós. Talvez isso seja assustador, mas acho que a única alternativa – viver uma vida baseada em medo reativo e tensão corporal interminável – é aterrorizante.

Texto do livro: O Macaco é o Mensageiro.

Fonte: https://www.shambhala.com/how-you-breathe-is-how-you-feel/

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Publicado por

Leonardo Ota (Jigme Wangchuck)

Olá, aqui é o Leonardo Ota (Jigme Wangchuk). Sou voluntário da Linhagem Drukpa no Brasil orientado diretamente pelo Lama Jigme Lhawang e indiretamente por S.S. Gyalwang Drukpa e S. Ema. Gyalwa Dokhampa. Estudo e pratico caligrafia e língua tibetana como meditação e treinamento da mente. Sou fundador do site, fanpage e grupo Sobre Budismo e do Podcast Iluminação Diária.

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