fbpx
Budismo

#Respira-ação – PARTE 3: Praticando.

Respiração calmante: 4-8-12 Respiração

O corpo responde positivamente ao ritmo e à repetição. Um exemplo disso é a inspiração universal para dançar música. Outro exemplo, que talvez seja mais pertinente ao nosso trabalho aqui, é o modo como instintivamente agitamos e cantamos para os bebês, a fim de acalmá-los. Quando introduzimos ritmo e repetição no sistema nervoso, induz a resposta de relaxamento.

4-8-12 A respiração pode ser praticada sentada ou deitada, e é um excelente método para acalmar nosso sistema. Implica inalar pelo nariz contando até quatro, prendendo a respiração por uma contagem de oito e exalando pela boca por uma contagem de doze. Você provavelmente descobrirá que a expiração terminou antes que a contagem de doze, termine; simplesmente continue agindo como se a respiração ainda estivesse saindo, aproveitando o espaço entre as respirações (assim como com a respiração natural). Não importa quão lento ou rápido você conte, apenas mantenha um ritmo o mais estável possível. Neste trabalho de respiração, estamos segurando a respiração para permitir a máxima absorção de oxigênio. Também estamos permitindo que a expiração seja três vezes mais longa que a inspiração, o que vai diminuir a frequência cardíaca para baixo e para baixo também para regular o sistema nervoso.

Usando a Respiração para Abordar a Ansiedade e os Ataques de Pânico

Se você pretende usá-lo como um exercício de respiração no início de um ataque de pânico, observe que muitos erros são comumente cometidos. Primeiro de tudo, para que qualquer exercício de respiração seja útil para nós em tal momento, temos que praticá-la regularmente quando estamos não em um estado de pânico. Se você não praticar, e depois tentar introduzir essa técnica durante um ataque de pânico, sua mente dirá: “Ah, é mesmo? Você acha que algumas respirações profundas vão nos fazer bem? ”Vai parecer sem sentido, e você não vai usá-lo por tempo suficiente para ter um efeito. Além disso, todas as práticas de respiração têm um efeito cumulativo em nosso sistema ao longo do tempo. Mais uma vez, nosso sistema nervoso adora familiaridade, então, quanto mais regularmente praticamos qualquer que seja a respiração, mais impacto ela terá.

Além disso, inicie a prática da respiração no momento em que sentir a ansiedade chegando. Se você pegar o ataque de um ataque rapidamente e enfrentá-lo de forma amigável com a habilidade de respirar, você tem uma boa chance de dar o pontapé inicial no passe. Se você começar a respirar depois de um ataque completo, provavelmente o melhor que você pode esperar é que ele ajude a gerenciá-lo.

Finalmente, a neurociência estima que, para qualquer respiração regular significativamente o seu sistema, sua respiração precisa ser mais lenta que seis ciclos por minuto (ou seja, mais de cinco segundos por inspiração e por expiração). Isso precisa ser mantido por dois minutos e meio ou mais (um pouco menos do que o comprimento de uma música pop) para entrar em vigor.

Texto do livro: O Macaco é o Mensageiro.

Fonte: https://www.shambhala.com/how-you-breathe-is-how-you-feel/

Junte-se a milhares de leitores rumo a iluminação


Isso é obrigatório.





VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Deixe o seu comentário