fbpx

Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

O que o Budismo fala sobre fugir de si?


By Equipe Sobre Budismo

“Embora seja embaraçoso e doloroso, é muito curador parar de se esconder de si mesmo”

A prática da meditação desperta nossa confiança de que a sabedoria e a compaixão de que precisamos já estão dentro de nós. Ajuda-nos a conhecer a nós mesmos: nossas partes ásperas e nossas partes lisas, nossa paixão, agressão, ignorância e sabedoria. A razão pela qual as pessoas prejudicam outras pessoas, a razão pela qual o planeta está poluído e as pessoas e animais não estão indo tão bem, nos dias de hoje é que os indivíduos não sabem, não confiam ou se amam o suficiente. A técnica da meditação sentada chamada shamatha-vipashyana (“insight da tranquilidade”) é como uma chave de ouro que nos ajuda a nos conhecermos.

Na meditação shamatha-vipashyana, sentamo-nos de pé com as pernas cruzadas e os olhos abertos, as mãos apoiadas nas coxas. Então nós simplesmente nos tornamos conscientes da nossa respiração quando ela sai. Requer precisão estar bem ali com essa respiração. Por outro lado, é extremamente relaxado e suave. Dizer: “Fique à vontade com a respiração enquanto sai” é a mesma coisa que dizer “Esteja completamente presente”. Esteja bem aqui com o que está acontecendo. Estando conscientes da respiração enquanto ela sai, também podemos estar cientes de outras coisas acontecendo – sons na rua, a luz nas paredes. Essas coisas captam um pouco nossa atenção, mas não precisam nos afastar. Podemos continuar a sentar aqui, conscientes da respiração que sai.

Mas estar com a respiração é apenas parte da técnica. Esses pensamentos que passam continuamente pela nossa mente são a outra parte. Nós nos sentamos aqui conversando com nós mesmos. A instrução é que, quando você percebe que está pensando, rotulá-o de “pensamento”. Quando sua mente te afasta, você diz para si mesmo: “Pensando”. Se seus pensamentos são violentos ou apaixonados ou cheios de ignorância e negação; se seus pensamentos estão preocupados ou temerosos; se seus pensamentos são espirituais, se têm pensamentos agradáveis ​​de quão bem você está, pensamentos reconfortantes, pensamentos edificantes, sejam quais forem, sem julgamento ou aspereza, simplesmente rotule tudo de “pensamento” e faça isso com honestidade e gentileza.

O toque na respiração é leve: apenas cerca de 25% da consciência está na respiração. Você não está agarrando e se fixando nisso. Você está abrindo, deixando a respiração se misturar com o espaço da sala, deixando sua respiração simplesmente sair para o espaço. Então há algo como uma pausa, uma lacuna até a próxima respiração sair novamente. Enquanto você está respirando, pode haver alguma sensação de apenas abrir e esperar. É como apertar a campainha e esperar que alguém responda. Então você aperta a campainha novamente e espera alguém atender. Então, provavelmente, sua mente se desvia e você percebe que está pensando novamente – neste ponto, use a técnica de rotulagem.

É importante ser fiel à técnica. Se você achar que sua rotulagem tem um tom agressivo e negativo, como se estivesse dizendo “droga!”, Que você está passando por um momento difícil, diga de novo e fique mais leve. Não é como tentar derrubar os pensamentos como se fossem pombos de barro. Em vez disso, seja gentil. Use a parte de rotulagem da técnica como uma oportunidade para desenvolver suavidade e compaixão por si mesmo. Tudo o que aparece é bom na arena da meditação. O ponto é que você pode vê-lo honestamente e fazer amizade com ele.

Embora seja embaraçoso e doloroso, é muito curador parar de se esconder de si mesmo. É curioso saber todas as maneiras que você é sorrateiro, todas as maneiras que você se esconde, todas as maneiras que você fecha, nega, fecha, critica as pessoas, todos os seus jeitinhos estranhos. Você pode saber tudo isso com algum senso de humor e gentileza. Conhecendo a si mesmo, você está chegando a conhecer completamente a humanidade. Estamos todos contra estas coisas. Então, quando você perceber que está falando sozinho, rotule-o de “pensamento” e observe seu tom de voz. Que seja compassivo e gentil e bem-humorado. Então você estará mudando velhos padrões presos que são compartilhados por toda a raça humana. A compaixão pelos outros começa com bondade para nós mesmos.

From Start Where You Are: Um Guia para Compassivo Vivo , de Pema Chödrön. Com permissão das Publicações de Shambhala.

Fonte:https://www.lionsroar.com/the-key-to-knowing-ourselves/

Junte-se a milhares de leitores rumo a iluminação





Nos encontre também: Youtube | Instagram | Podcast | Facebook