fbpx

Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

O que os mestres budistas falam sobre meditação?


By Equipe Sobre Budismo

Professores budistas falam sobre meditação

O Buda nos disse para ver como as coisas são e, então, deixar de nos apegar a elas. Tome este sentimento de deixar ir como seu refúgio.
Ajahn Chah

Apenas morar no presente pode nos libertar. Temos que olhar para o nosso sofrimento, nosso desejo. E quando vemos seu rosto, vamos sorrir: você não pode mais me tornar seu prisioneiro.
Thich Nhat Hanh

“Não prolongue o passado, não convide o futuro, não altere sua vigília inata, não tenha medo das aparências. Não há nada mais que isso!
– Patrul Rinpoche

A meditação é um processo de iluminar, de confiar na bondade básica daquilo que temos e de quem somos, e de perceber que qualquer sabedoria que existe existe naquilo que já temos. Podemos levar nossa vida de modo a nos tornar mais despertos para quem somos e o que estamos fazendo do que tentar melhorar ou mudar ou nos livrar de quem somos ou do que estamos fazendo. A chave é acordar, ficar mais alerta, mais curioso e curioso sobre nós mesmos.
Pema Chödrön

A prática cotidiana é simplesmente desenvolver uma completa aceitação e abertura a todas as situações e emoções e a todas as pessoas, experimentando tudo totalmente sem reservas mentais e bloqueios, de modo que nunca se retire ou centralize em si mesmo.
– Chögyam Trungpa Rinpoche

Enquanto permanecermos dentro dos limites da mente pensante, não poderemos experimentar o estado de não-pensamento. Se não pudermos experimentar o não pensar, não entenderemos o que nossa vida realmente é. Por favor, perceba isso por si mesmo. Apenas sente-se!
Taizan Maezumi Roshi

Não se mexa. Apenas morra mais e mais. Não antecipe. Nada pode te salvar agora porque você tem apenas esse momento. Nem mesmo a iluminação irá ajudá-lo agora porque não há outros momentos. Sem futuro, seja fiel a si mesmo e expresse-se plenamente. Não se mexa.
Suzuki Roshi

Quando nos deparamos com uma situação em que sentimos indignação, se investigamos conscientemente nossa própria mente, descobriremos amargas verdades sobre nós mesmos: que somos egoístas; somos egocêntricos; estamos apegados ao nosso ego; nós nos apegamos às nossas opiniões; pensamos que estamos certos e todo mundo está errado; somos preconceituosos; e no fundo de tudo isso, nós realmente não nos amamos. Essa descoberta, embora amarga, é uma experiência muito gratificante. E, a longo prazo, essa descoberta nos liberta de sofrimentos psicológicos e espirituais profundamente arraigados.
Senhor Henepola Gunaratana

Não é pouca coisa nascer humano. Um monte de “coisas” vem junto com a oportunidade da vida humana. Zazen é uma porta incrível para chegar ao fundo de tudo, e aprender a viver a sua vida fora do que você experimenta diretamente: não o que alguém lhe diz, não o que você lê, não porque você deveria, mas porque sua própria experiência direta de si mesmo e sua vida lhe diz o que fazer.
– John Daido Loori

A vida e a morte são de suma importância. O tempo passa rapidamente e a oportunidade é perdida. Cada um de nós deve se esforçar para despertar. Despertar. Tome cuidado, não desperdice sua vida.
Zen Zenji

 

Fonte: https://www.lionsroar.com/category/how-to/

Junte-se a milhares de leitores rumo a iluminação





Nos encontre também: Youtube | Instagram | Podcast | Facebook