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Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

Como Meditar?


By Equipe Sobre Budismo

A meditação budista nos dá tempo para desacelerar e acordar. Aprenda a meditar com instruções e conselhos em linguagem simples.

Como fazer meditação básica de respiração

Não importa se você está tentando meditar pela primeira vez ou apenas quer se refrescar, não há como errar com essa meditação fácil de seguir.

Encontre um lugar tranquilo e elevado onde você possa praticar sua meditação.

Ao iniciar, veja se você pode permitir 3 a 5 minutos para a prática e aumentar esse valor ao longo do tempo.

1- Tome seu lugar. Sente-se de pernas cruzadas numa almofada de meditação ou numa cadeira de espaldar reto com os pés apoiados no chão, sem encostar-se ao encosto da cadeira.

2- Encontre sua postura sentada. Coloque as palmas das mãos nas coxas e sente-se numa postura ereta com as costas retas – relaxada, mas digna. Com os olhos abertos, deixe seu olhar descansar confortavelmente enquanto olha ligeiramente para baixo cerca de um metro e oitenta à sua frente.

3- Observe e siga sua respiração. Coloque sua atenção levemente em sua expiração, enquanto permanece atento ao seu ambiente. Seja com cada respiração enquanto o ar sai pela boca e pelas narinas e se dissolve no espaço ao seu redor.

No final de cada expiração, simplesmente descanse até que a próxima inspiração comece naturalmente. Para uma meditação mais focada, você pode acompanhar as expirações e as inspirações.

4- Observe os pensamentos e sentimentos que surgem. Sempre que você perceber que um pensamento, sentimento ou percepção afastou sua atenção da respiração, apenas diga a si mesmo “pensando” e volte a seguir a respiração. Não há necessidade de se julgar quando isso acontece; apenas gentilmente observe e preste atenção à sua respiração e postura.

5- Termine sua sessão. Após o tempo previsto, você pode considerar o período de sua prática de meditação. Mas não há necessidade de abandonar qualquer sensação de calma, atenção plena ou abertura que você tenha experimentado. Veja se você pode conscientemente permitir que estes permaneçam presentes pelo resto do seu dia.

Avansabéns – você acabou de meditar.

A meditação da respiração é uma prática vital em si mesma, mas também representa a base de todas as formas variadas da meditação budista.

 

Fonte: https://www.lionsroar.com/category/how-to/

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