fbpx
Budismo

Duvidas sobre meditação budista?

O que é meditação e por que você faz isso?

Meditamos por razões práticas e profundas. Alguns dizem que a meditação é o processo da mente que vê sua própria natureza verdadeira. Chögyam Trungpa Rinpoche escreveu que a meditação é “um meio de trabalhar consigo mesmo e com o mundo dos fenômenos”. O Buda ensinou a meditação como uma ferramenta essencial para alcançar a libertação do sofrimento . Além disso, podemos meditar para cultivar especificamente certas características positivas, como amizade, firmeza, compaixão e alegria.

 

Quais são as diferentes variedades de meditação sentada?

A meditação budista básica se resume a duas práticas fundamentais: concentração e insight. Estes também são chamados atenção plena e consciência. Muitos dos termos que você provavelmente já ouviu falar – shamatha , vipassana , zazen , vipashyana , atenção plena, consciência, calma, compreensão e assim por diante – são nomes para uma ou ambas as práticas.

A prática budista sempre começa com meditações que acalmam e concentram a mente. O que freqüentemente segue é insight. Com a mente estável, concentrada e totalmente presente que você desenvolveu em sua prática de atenção plena, você pode começar a investigar a natureza da realidade.

Dica: é perfeitamente bom tentar meditações diferentes, mas é uma boa idéia ficar com um formulário por um tempo antes de tentar outro, para que você possa desenvolver um melhor senso de como cada meditação se sente.

 

Quanto devo meditar e como me sentir confortável?

Como o professor budista Joseph Goldstein disse sobre meditação , “algo extraordinário pode acontecer em até cinco minutos”. Sua colega Sharon Salzberg concorda, explicando: “Normalmente, quando as pessoas começam a se sentar, dizemos que cinco minutos são suficientes. Você não precisa pensar: ‘Tenho que ficar aqui por seis horas’. Você não precisa entrar em uma postura parecida com um pretzel e sofrer! ”

Meditadores de longa data podem ficar sentados por 20 a 45 minutos de cada vez ou até mais, mas muitas vezes é dito que a melhor prática é aquela que você pode realmente fazer. Então comece com uma quantidade pequena e factível de tempo. Você sempre pode aumentar o comprimento de sua meditação mais tarde.

 

Como faço para iniciar e manter uma prática pessoal de meditação?

Você pode achar que vai querer uma almofada de meditação dedicada (comumente conhecida como zafu ) e outros acessórios para ajudá-lo em sua prática. Você também pode querer criar um local dedicado para meditação em sua casa. Mas como a professora budista Judy Lief diz em suas diretrizes para começar , mesmo “se você está indo sozinha, você tem os recursos que precisa”.

 

Que outros tipos de meditação existem?

A meditação da respiração é a forma mais conhecida de meditação budista, mas não é a única. O Buda ensinou que devemos idealmente ser capazes de manter a mente da meditação em pé, sentada, andando ou deitada. Até mesmo eventos cotidianos como comer uma maçã ou tirar uma foto em seu smartphone podem ser oportunidades para flexionar nossos músculos de meditação. Vários tipos de meditação são projetados para ajudá-lo a cultivar qualidades positivas.

 

Fonte: https://www.lionsroar.com/category/how-to/

Junte-se a milhares de leitores rumo a iluminação


Isso é obrigatório.





VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Deixe o seu comentário