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Budismo

Como praticar meditação Shamatha?

A meditação Shamatha – atenção plena ou concentração – é o fundamento da prática budista. O Lama Rod Owens nos ensina uma versão da tradição Vajrayana.

Shamatha significa “permanência pacífica” ou “tranquilidade”. Também chamada de mindfulness ou meditação de concentração, shamatha é uma importante prática introdutória que leva à prática de vipashyana, ou meditação de insight.

O propósito da meditação shamatha é estabilizar a mente cultivando uma percepção constante do objeto da meditação. A prática tradicional de shamatha usa diferentes tipos de suportes ou âncoras para nossa prática. Eventualmente, isso leva a praticar sem apoio e meditar sobre o próprio vazio em uma consciência aberta. Para esta prática particular, as instruções serão para a meditação shamatha usando a respiração como o foco de nossa prática.

A mediação de Shamatha nos permite sentir nossa mente como ela é. Quando praticamos shamatha, somos capazes de ver que a nossa mente está cheia de pensamentos, alguns conducentes à nossa felicidade e maior realização, e outros não. Não é extraordinário que nossas mentes estejam cheias de pensamentos, e é importante entender que é natural que muita coisa aconteça na mente.

Com o tempo, a prática da meditação shamatha acalma nossos pensamentos e emoções. Vivenciamos a tranquilidade da mente e calmamente permanecemos com nossos pensamentos como eles são. Eventualmente, isso leva a uma diminuição nos pensamentos inúteis.

Quando experimentamos a consciência estável, estamos então prontos para praticar a vipashyana, na qual desenvolvemos insights sobre o que é a “mente”, investigando a natureza dos próprios pensamentos. Na tradição Vajrayana do budismo, o objetivo final é praticar a permanência calma e a compreensão da união, o que abre a porta para a compreensão da verdadeira natureza da mente.

Tradicionalmente, a prática de shamatha é ensinada através de instruções sobre o corpo físico e depois observando as próprias instruções de meditação.

A postura de sete pontos

A postura de sete pontos de Vairochana é um antigo conjunto de pontos de postura que, segundo se diz, alinha o corpo físico com nosso corpo energético. A postura é praticada há milhares de anos pelos iogues hindus e budistas. Os sete pontos são:

  1. Sente-se de pernas cruzadas.
  2. Mãos no colo ou nos joelhos.
  3. Tem uma volta reta.
  4. Amplie os ombros para abrir o centro do coração.
  5. Abaixe o queixo.
  6. Abra a boca ligeiramente com a língua apoiada no céu da boca.
  7. Os olhos se abrem, observando cerca de quatro dedos além da ponta do nariz.

Uma postura sensível ao corpo

Todos nós temos corpos e capacidades diferentes. É importante ajustar essa postura tradicional exigente para atender às necessidades de nossos próprios corpos e não lutar para adaptar nossos corpos à postura. O que é mais importante em termos de postura corporal é manter as costas e a coluna tão retas quanto possível e permanecer confortável. Então os sete pontos de uma postura mais sensível ao corpo poderiam ser:

  1. Sente-se numa almofada ou numa cadeira, fique em pé ou deite-se.
  2. Organize suas mãos de qualquer maneira que seja confortável.
  3. Segure suas costas o mais reto possível.
  4. Mantenha os ombros relaxados e o peito aberto.
  5. Mantenha sua cabeça em qualquer nível que seja confortável.
  6. Mantenha seu maxilar inferior ligeiramente aberto.
  7. Mantenha os olhos fechados ou abertos.

A meditação

Existem muitos tipos de meditações de respiração. Alguns foram escritos, enquanto outros só foram transmitidos oralmente de professor para aluno. O seguinte é uma meditação básica da respiração da tradição Vajrayana:

  1. Ajuste o corpo em uma posição confortável e inicie a prática tomando consciência de sua respiração. Observe a inalação e exalação.
  2. Ao perceber a respiração, continue a abandonar os pensamentos à medida que surgirem. Cada vez que você é distraído por se apegar a um pensamento, volte para a respiração. Continue fazendo isso de novo e de novo.
  3. Eventualmente, ao expirar, perceba sua respiração escapando e se dissolvendo no espaço. Experimente a mesma coisa com a inalação.
  4. Desacelerando, comece a permitir que sua consciência se misture em espaço aberto com a respiração tanto na inspiração quanto na expiração.
  5. Para aprofundar a prática, comece a prender a respiração após a inspiração por alguns segundos antes de expirar. Ao fazer isso, você está dividindo a respiração em três partes: inalação, retenção e exalação. Continue fazendo isso.
  6. Ao inspirar, comece a cantar para si mesmo. Enquanto você segura, cante ah. Como você exala, cantar suspenso. Cantando estas sílabas sagradas ajuda a apoiar ainda mais a consciência e acredita-se purificar nossas mentes.
  7. Ao continuar com a expiração, relaxe mais. Continue a prática da consciência, deixando ir pensamentos e voltando à respiração. Faça isso o máximo que puder.

Fonte: https://www.lionsroar.com/how-to-practice-shamatha/

 

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