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Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

Meditação: A Mente Macaco e a Atenção Plena.


By Equipe Sobre Budismo

Com a prática, você pode aprender a estar presente com o que quer que surja.

Há uma história famosa sobre um monge chamado Shrona, que perguntou ao Buda sobre a melhor maneira de meditar. O Buda perguntou a Shrona, que havia sido um músico antes de ser um monge, qual era o melhor método para tirar o som de seu instrumento: “Foi quando as cordas estavam muito apertadas ou quando estavam muito soltas?”, Respondeu Shrona. Nem o melhor som veio quando as cordas não estavam nem muito soltas nem muito apertadas. ”Buda se reuniu,“ É o mesmo para a sua mente em meditação; não deve ser nem muito concentrado nem relaxado demais ”.

A meditação é um processo de conhecer como nossa mente funciona e treinar nossa atenção para descansar onde a colocamos. Em tibetano, a palavra para meditação é gom . Gom significa literalmente “familiarizar-se com” ou “acostumar-se”. Ao praticar a meditação, você pode se acostumar a permanecer presente, sem ser perturbado por quaisquer pensamentos ou emoções que surgirem em sua mente.

No entanto, nossa mente normalmente se comporta como um macaco animado, pulando de um lugar para outro. Nossa mente pensa sobre isso e então pensa sobre isso. Nós nos sentamos para meditar e a princípio estamos presentes, observando nossa respiração, mas depois de alguns momentos estamos perdidos em um devaneio. Nós podemos ter começado assistindo a respiração, mas logo nós estamos em uma ilha que desfruta um piña colada na praia e logo nós estamos pensando em todo o dinheiro que nós temos que economizar para chegar lá. Em pouco tempo, vários minutos se passaram e percebemos que nos esquecemos completamente da respiração. A mente do macaco pula aqui e ali quase sem parar.

Nossa mente de macaco está constantemente falando conosco e nos dizendo o que fazer. Nós não sabemos como guiá-la. Nossa mente está sob nosso controle até certo ponto, mas alguns minutos na almofada de meditação devem nos convencer de quão pouco controle temos sobre ela. Quando a mente dos macacos nos diz algo, reagimos de duas maneiras: nós a seguimos ou lutamos com ela. Se a nossa mente nos diz que algo é bom, nós o seguimos. Se a nossa mente está nos diz o contrário, nós lutamos com nós mesmos para não mencionar isso e tentar afastar o pensamento.

“A meditação não se refere a cultivar nem a rejeitar, mas a aprender a estar presente diante do que quer que surja em nossa mente.”

Algumas pessoas pensam que a meditação é uma questão de localização, limpando a mente bloqueando pensamentos e emoções. Eles lutam com a mente, pensando: “Eu devo meditar, devo manter uma mente quieta, sem emoções e CONCENTRADO!” Outras pessoas tentam meditar, se divertindo, pensando que meditação é tudo sobre paz, abertura e alcançar um nível especial de consciência.

A meditação não se refere a cultivar nem a rejeitar, mas a aprender a estar presente diante do que quer que surja em nossa mente. No começo, talvez precisemos acalmar nossa mente para não ficarmos sobrecarregados e distraídos com nossos pensamentos. Eventualmente, à medida que ganhemos experiência, poderemos realmente usar pensamentos turbulentos como suporte para nossa meditação. Até lá, precisamos ser capazes de resolver nossa mente. Uma vez que nossa mente assente, não precisamos permanecer em um estado de concentração bem concentrado, nem precisamos criar uma experiência feliz.

Se estamos muito apertados em meditação, estamos bloqueando nossos sentidos, e isso pode ser uma luta bastante desgastante. Se formos muito abertos e relaxados, podemos nos sentir bem, mas isso pode facilmente resultar no fortalecimento do nosso gosto por criar experiências. Quer prefiramos um estado de controle ou criemos um estado agradável de abertura, ainda estamos preocupados com as circunstâncias, mesmo que sejam apenas estados mentais.

A mente está naturalmente aberta; nós não precisamos fazer nada para abri-lo. Se a mente já não estivesse aberta, nada seria capaz de aparecer na mente. No entanto, tudo o que aparece para nós aparece na mente. Caso contrário, de que outra forma saberíamos sobre isso? Nós não precisamos bloquear ou cultivar nada. Nós só precisamos nos acostumar a permanecer presentes: conscientes – mas não distraídos – de quaisquer visões, sons, sensações, pensamentos e emoções que apareçam.

Pense em ter uma festa. Se você é um anfitrião experiente, quando você tem um hóspede difícil e perturbador, você não vai discutir imediatamente com o hóspede e tentar jogá-lo fora. Isso poderia facilmente arruinar a noite para todos. Em vez disso, você vai bajular e schmooze seu convidado, encontrar um terreno comum e dar-lhe algo agradável para fazer. Talvez você lhe ofereça sua bebida favorita (a menos que ele já tenha bebido demais), um prato de comida mais saborosa ou a cadeira mais confortável para relaxar. Uma vez dado o espaço para relaxar, o hóspede se torna mais agradável, mais aberto. a sugestão.

Nós não temos que lutar com a inquebrantável qualidade de nossa mente, nem temos que seguí-la, ficando completamente perdidos em pensamentos. A mente do macaco precisa de algo para fazer ou começa a criar todos os tipos de problemas. Então, vamos dar à mente do macaco algo para fazer. Vamos ser um bom anfitrião.

Primeiro, podemos dizer à mente do macaco para prestar atenção à respiração que entra e sai. Por alguns momentos, ele se comporta, mas a mente do macaco pensa que algo como “Piña coladas são tão deliciosas!” E nos distraímos. Mas não precisamos ficar bravos e rígidos – podemos gentilmente lembrar à mente do macaco que seu trabalho é focar na respiração.

Deste modo, gradualmente, domamos a inquieta mente dos macacos, tornando nossa mente mais maleável e mais funcional. Pensamentos e emoções negativas nos dominam cada vez menos. Este é o fruto real da meditação: dominar nossa mente. A calma da mente pode ser um bom efeito colateral, mas o verdadeiro fruto da prática da meditação é que nossa mente se torna cada vez mais flexível e cada vez menos prisioneira das formas habituais de reagir. Somos capazes de colocar nossa atenção onde queremos, e pensamentos e emoções, enquanto ainda surgem, não nos distrairão. Podemos optar por segui-los se for adequado às nossas necessidades, mas não somos mais levados, como uma folha ao vento, enquanto cada pensamento ou emoção brilha.

Meditação com um Objeto

Quando você começa a prática de meditação, a disciplina da prática é trazer sua atenção para um objeto e deixá-lo lá. Se você se distrair, basta trazer sua mente de volta ao objeto. Dê à mente do macaco a tarefa de permanecer consciente do objeto de sua meditação. Permanecendo consciente do objeto, a mente do macaco pára de pular por todo o lugar. Isso irá interromper o hábito de seguir cada pensamento e emoção que surge em sua mente. Não importa qual pensamento ou emoção venha à mente, você sempre pode reagir da mesma maneira, voltando sua atenção para o objeto de sua meditação.

Uma das maneiras mais populares de praticar a meditação é colocando nossa atenção em nossa respiração – neste caso, nossa respiração é um objeto para a meditação. Mas podemos usar qualquer coisa como um objeto: imagens, sons, sensações e até pensamentos. Conforme a mente do macaco se acalma, nos tornamos mais estabelecidos no momento presente, sem nos distrair com quaisquer pensamentos ou emoções que passam pela nossa mente. Este é o objetivo de usar um objeto para nossa prática de meditação: estar totalmente presente no momento, que é o que queremos dizer quando dizemos não-distração.

Meditação sem um objeto

À medida que você se torna mais e mais familiarizado com a não distração, descobre que pode abandonar o método de usar um objeto. Eventualmente, a não-distração em si é todo o apoio que você precisa para a prática da meditação. Isso é chamado de meditação sem um objeto.

É importante ressaltar que a não distração não é um estado que cultivamos ou criamos. É uma qualidade natural da nossa mente, mas é normalmente obscurecida pelos nossos pensamentos e emoções. Quando não permitimos mais que nossa atenção seja levada por uma cadeia de pensamentos, a não-distração é revelada. É onde descansamos na consciência natural de nossa própria mente, livres da distração de pensamentos e emoções crescentes.

Essa consciência é puro conhecimento, sem ter que estar ciente de alguma coisa. Nossas mentes são naturalmente conscientes, mas geralmente estamos distraídos com o que estamos cientes. Se você está seguindo pensamentos e emoções, involuntariamente pensando neles, isso é distração. Quando descansamos em consciência em si, isso não é distração. Podemos estar cientes de tudo ao nosso redor, mas a não distração não depende de um objeto para estar ciente.

Temos experiência direta dessa consciência sempre que estamos praticando meditação com um objeto e percebemos que nos distraímos. Esse momento de saber que nos tornamos distraídos é o surgimento da consciência que é naturalmente livre de pensamentos e emoções. Naturalmente, podemos também ter o pensamento “estou distraído”. Mas isso é um pensamento, não a consciência consciente em si. Em outras palavras, sabemos que estamos distraídos se temos o pensamento ou não. Se tivermos o pensamento “estou distraído”, a percepção percebe o pensamento. Quando voltamos nossa atenção para a respiração ou qualquer objeto que estamos usando, voltamos à meditação. Se seguirmos o pensamento, voltamos à distração.

Normalmente, nós nos apegamos mentalmente a objetos pensando neles. Nós avaliamos constantemente as experiências e tentamos compreender as coisas de que gostamos. Nós também podemos tentar evitá-los, mas, ironicamente, isso também está se apegando! Na meditação, usamos essa tendência habitual para compreender de uma maneira que habilmente relaxa o hábito. Fazemos isso simplesmente usando um objeto a ser lembrado, usando o hábito da mente de macaco de agarrar de uma maneira especial que permite que a própria apreensão relaxe naturalmente.

Usamos nossa consciência natural para nos certificarmos de que estamos sendo conscientes. Isso tem dois propósitos:

  1. mantém a mente de macaco ocupada ocupada (por estar atenta) de forma que ela não possa nos distrair, e
  2. nos permite gradualmente nos tornar mais e mais familiarizados com a consciência em si. Quanto mais familiar nos tornamos com a nossa consciência, mais entramos em não-distração.

Espaço descontraído

Além desses dois aspectos principais da meditação, que – atenção plena e consciência – há também um terceiro aspecto que precisamos trazer para nossa prática de meditação: espaço relaxado. Se nossa mente está muito apertada em meditação, nos preocupamos excessivamente em manter o objeto da meditação em mente. A meditação se torna uma prática comum de agarrar o objeto e evitar esquecer o objeto.

Quando trazemos uma atitude relaxada e espaçosa para a meditação, não precisamos bloquear nada nem agarrar com muita força. Nós permitimos que nossa consciência natural mantenha a atenção plena, mas não afugentamos pensamentos e emoções. Assim como quando o anfitrião habilidoso dá ao hóspede difícil um pouco de espaço para que ele possa relaxar, nós permitimos que pensamentos e emoções o espaço suba e então caia naturalmente. Nós colocamos nossa atenção de volta ao objeto, e o poder dos pensamentos para nos distrair naturalmente se dissipa.

Podemos explorar usando diferentes tipos de objetos para nos trazer para o momento presente. Podemos colocar nossa atenção em nossa respiração, ou usar uma imagem de um Buda, uma vela ou qualquer outro objeto visual. Qualquer sensação pode ser uma distração ou ser usada para nos trazer de volta ao momento presente. Gradualmente, à medida que nos tornamos mais e mais familiarizados com a permanência em não distração, podemos abandonar o método de usar um objeto. Nesse ponto, não precisamos mais de um objeto. O único “objeto” de que precisamos é a própria consciência. Então, podemos descansar nossa mente em sua consciência natural, espaçosa e consciente, livre de pensamentos e emoções comuns.

Texto de Phakchok Rinpoche e Erric Solomon.

Fonte: https://www.lionsroar.com/meditation-mind-be-present/

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