Relaxar é preciso (Prática de meditação conduzida)

Relaxar é preciso (Prática conduzida) - Blog Sobre Budismo

Neste post você aprendera meditação shamata (meditação para estabilizar a mente). Primeiro você encontrará um texto com as orientações teóricas e no final você poderá ouvir um áudio com a meditação conduzida. Boa meditação!

O texto a seguir foi extraído do blog Cultivando o Equilíbrio escrito pela Jeanne Pilli.

––

As práticas de shamatha, ou quiescência, podem começar com uma prática preliminar, com ênfase no relaxamento.

Começamos relaxando e tranquilizando o corpo. O relaxamento é algo que precisamos treinar. Apesar de parecer bem simples, relaxar é uma habilidade, como qualquer outra. Aqui treinamos um relaxamento cada vez mais profundo, sem perder a acuidade mental. Como em toda prática de shamatha, cultivamos um equilíbrio. Neste caso, um equilíbrio entre um relaxamento profundo e o grau de alerta com o qual iniciamos a prática.

Passamos então para a respiração, estabelecendo-a em seu ritmo natural. Esta é uma forma de silenciarmos internamente, de reduzir o bla bla bla interno. Aqui há um desafio: como observar algo bem de perto, sem interferir? É essa habilidade que vamos cultivar. Estabelecer a respiração em seu ritmo natural ajuda a relaxar, e vice-versa.

Por fim, tomamos a decisão de apenas durante esse curto período, deixar as preocupações de lado. Nos damos ao luxo de permanecermos conscientes apenas do momento presente, sem nos deixarmos arrastar por distrações e sem nos fixarmos a nada.

A prática tem a duração de vinte e quatro minutos – um gatika – período não tão curto ao ponto de não colhermos os benefícios da prática e nem tão logo ao ponto de nos cansarmos.

Agora, procure uma posição confortável, sentado em uma almofada ou em um banquinho. É importante que você possa relaxar o corpo na posição que escolher.

Relaxar é preciso - Blog Sobre Budismo

Foto do site: http://www.practicemeditation.net/meditation-posture/ (Atualmente fora do ar)

Você pode também praticar deitado, em savasana. Se preferir se deitar, reserve essa posição apenas para a meditação, e assuma uma postura interna de meditação.

Posição de savasana, Meditação - Blog Sobre Budismo

E então, boa prática!

Áudio para prática de meditação conduzida



Este áudio é a tradução de uma meditação originalmente conduzida pelo Professor Alan Wallace. Se para você for fácil compreender uma condução em inglês, a seguir você pode acessar o link onde há muitas e muitas práticas disponíveis: Phuket Podcasts.

Veja também

Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]

Se você é um praticante avançado, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/aprofundamento/” color=”blue” size=”xsmall”]Aprofundamento[/button]

Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]

––

Publicado por

Leonardo Ota

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Acompanhamento Online (Tutoria)

Se na sua cidade não tem grupos budistas, você é simpatizante ou iniciante no budismo, não sabe por onde começar e quer uma direção para iniciar sua jornada, passo a passo, em grupo, do básico ao avançado, clique no botão a seguir:

7 comentários em “Relaxar é preciso (Prática de meditação conduzida)”

  1. Leonardo muito bom teu blog, gosto muito do budismo, se for possível manda pra meu E.maio as novidades também praticas já fiz alguns retiros com o lama padma. um abraço Adriano Albino.

Deixe o seu comentário