fbpx
Posts antigos

Relaxar é preciso (Prática de meditação conduzida)

Relaxar é preciso (Prática conduzida) - Blog Sobre Budismo

Neste post você aprendera meditação shamata (meditação para estabilizar a mente). Primeiro você encontrará um texto com as orientações teóricas e no final você poderá ouvir um áudio com a meditação conduzida. Boa meditação!

O texto a seguir foi extraído do blog Cultivando o Equilíbrio escrito pela Jeanne Pilli.

––

As práticas de shamatha, ou quiescência, podem começar com uma prática preliminar, com ênfase no relaxamento.

Começamos relaxando e tranquilizando o corpo. O relaxamento é algo que precisamos treinar. Apesar de parecer bem simples, relaxar é uma habilidade, como qualquer outra. Aqui treinamos um relaxamento cada vez mais profundo, sem perder a acuidade mental. Como em toda prática de shamatha, cultivamos um equilíbrio. Neste caso, um equilíbrio entre um relaxamento profundo e o grau de alerta com o qual iniciamos a prática.

Passamos então para a respiração, estabelecendo-a em seu ritmo natural. Esta é uma forma de silenciarmos internamente, de reduzir o bla bla bla interno. Aqui há um desafio: como observar algo bem de perto, sem interferir? É essa habilidade que vamos cultivar. Estabelecer a respiração em seu ritmo natural ajuda a relaxar, e vice-versa.

Por fim, tomamos a decisão de apenas durante esse curto período, deixar as preocupações de lado. Nos damos ao luxo de permanecermos conscientes apenas do momento presente, sem nos deixarmos arrastar por distrações e sem nos fixarmos a nada.

A prática tem a duração de vinte e quatro minutos – um gatika – período não tão curto ao ponto de não colhermos os benefícios da prática e nem tão logo ao ponto de nos cansarmos.

Agora, procure uma posição confortável, sentado em uma almofada ou em um banquinho. É importante que você possa relaxar o corpo na posição que escolher.

Relaxar é preciso - Blog Sobre Budismo

Foto do site: http://www.practicemeditation.net/meditation-posture/ (Atualmente fora do ar)

Você pode também praticar deitado, em savasana. Se preferir se deitar, reserve essa posição apenas para a meditação, e assuma uma postura interna de meditação.

Posição de savasana, Meditação - Blog Sobre Budismo

E então, boa prática!

Áudio para prática de meditação conduzida



Este áudio é a tradução de uma meditação originalmente conduzida pelo Professor Alan Wallace. Se para você for fácil compreender uma condução em inglês, a seguir você pode acessar o link onde há muitas e muitas práticas disponíveis: Phuket Podcasts.

Veja também

Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]

Se você é um praticante avançado, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/aprofundamento/” color=”blue” size=”xsmall”]Aprofundamento[/button]

Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]

––


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

7 Comentários

Deixe o seu comentário