Relaxar é preciso (Prática de meditação conduzida)
Neste post você aprendera meditação shamata (meditação para estabilizar a mente). Primeiro você encontrará um texto com as orientações teóricas e no final você poderá ouvir um áudio com a meditação conduzida. Boa meditação!
O texto a seguir foi extraído do blog Cultivando o Equilíbrio escrito pela Jeanne Pilli.
––
As práticas de shamatha, ou quiescência, podem começar com uma prática preliminar, com ênfase no relaxamento.
Começamos relaxando e tranquilizando o corpo. O relaxamento é algo que precisamos treinar. Apesar de parecer bem simples, relaxar é uma habilidade, como qualquer outra. Aqui treinamos um relaxamento cada vez mais profundo, sem perder a acuidade mental. Como em toda prática de shamatha, cultivamos um equilíbrio. Neste caso, um equilíbrio entre um relaxamento profundo e o grau de alerta com o qual iniciamos a prática.
Passamos então para a respiração, estabelecendo-a em seu ritmo natural. Esta é uma forma de silenciarmos internamente, de reduzir o bla bla bla interno. Aqui há um desafio: como observar algo bem de perto, sem interferir? É essa habilidade que vamos cultivar. Estabelecer a respiração em seu ritmo natural ajuda a relaxar, e vice-versa.
Por fim, tomamos a decisão de apenas durante esse curto período, deixar as preocupações de lado. Nos damos ao luxo de permanecermos conscientes apenas do momento presente, sem nos deixarmos arrastar por distrações e sem nos fixarmos a nada.
A prática tem a duração de vinte e quatro minutos – um gatika – período não tão curto ao ponto de não colhermos os benefícios da prática e nem tão logo ao ponto de nos cansarmos.
Agora, procure uma posição confortável, sentado em uma almofada ou em um banquinho. É importante que você possa relaxar o corpo na posição que escolher.
Foto do site: http://www.practicemeditation.net/meditation-posture/ (Atualmente fora do ar)
Você pode também praticar deitado, em savasana. Se preferir se deitar, reserve essa posição apenas para a meditação, e assuma uma postura interna de meditação.
E então, boa prática!
Áudio para prática de meditação conduzida
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/86891379″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Este áudio é a tradução de uma meditação originalmente conduzida pelo Professor Alan Wallace. Se para você for fácil compreender uma condução em inglês, a seguir você pode acessar o link onde há muitas e muitas práticas disponíveis: Phuket Podcasts.
Veja também
Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]
Se você é um praticante avançado, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/aprofundamento/” color=”blue” size=”xsmall”]Aprofundamento[/button]
Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]
––
7 Comentários
Verenice
Gostei muito.
Gostaria de receber por e-mail essa meditação.
Obrigada
Paulo Reis Junior
No devido tempo a meditação eliminará todos os pensamentos, desatará os nós da ilusão e tudo será reduzido a realidade do eterno presente.
clovis barbosa
Leonardo,
Que vc esteja bem, em paz e em contentamento.
Que os méritos sejam abundantes em sua vida.
Como diria a rapaziada: “este link é da hora”. Obrigado. Em Mettaa. _/|_
Adriano albino
Leonardo muito bom teu blog, gosto muito do budismo, se for possível manda pra meu E.maio as novidades também praticas já fiz alguns retiros com o lama padma. um abraço Adriano Albino.
ELCY CUNHA BERANGER
LEONARDO, TENHO ESTUDO SOBRE AS 4 VERDADES NOBRES DO BUDISMO, E O QUE TE DESEJO, É O ALCANCE DE TODAS ELAS, BEM COMO A PERMANÊNCIA NESSE ESTÁGIO TÃO ALMEJADO. PAZ !!!
ELCY CUNHA BERANGER
ACHEI A MEDITAÇÃO MARAVILHOSA. JÁ EXPERIMENTEI VÁRIAS DELAS EM CURSOS, ENCONTROS COM MESTRES INDIANOS, ETC. GOSTARIA MUITO DE RECEBER POR E-MAIL PARA CONTINUAR PRATICANDO-A EM CASA. LUZ E AMOR PRA VOCÊ. ABRAÇO.
Cristina
Bom dia,
Gostaria de receber se possível este áudio por e-mail.
Grata,