Quatro livros que você deveria ler - Blog Sobre Budismo

Quatro livros que você deveria ler

1 – A mente serena – S. Ema. Gyalwa Dokhampa

Neste livro extraordinário, de linguagem fácil e, ao mesmo tempo, profunda e precisa, S. Ema. Gyalwa Dokhampa nos oferece um espelho claro de nós mesmos e um caminho para melhor compreendermos nossos próprios processos internos e como pacificá-los, tornando nossa mente e coração dóceis, leves, abertos e preparados para os desafios da vida.

Como ele mesmo desvela no A Mente Serena, tanto nossa felicidade quanto nosso sofrimento provêm da mente e de como gerenciamos nossa vida a partir de nossas emoções e conceitos. A cada página, descobrimos chaves para entender os outros e a nós mesmos, compreender que o veículo da mudança não se encontra em alterarmos as condições exteriores, mas em transformarmos o que temos dentro, ou seja, como vemos e sentimos o mundo e como nos comportamos nele a partir disso.

Um livro que conta a nossa própria história, que descreve nossos próprios temores e esperanças de forma clara e profunda, e que nos ensina instrumentos para trabalharmos nossos condicionamentos, ampliarmos nossas capacidades e desenvolvermos um coração adaptável ao que se apresenta, com clareza, leveza e tranquilidade – com uma mente serena. Lama Jigme Lhawang

2 – No coração da vida – Jetsunma Tenzin Palmo

Jetsunma Tenzin Palmo é uma grande professora da linhagem Drukpa, recomendada por outros grande nomes como S.S. Dalai Lama, Alan Wallace entre outros. Tenzin Palmo passou 12 anos em retiro numa caverna no Himalaia e atualmente é responsável por um mosteiro feminino na Índia e também leciona e conduz retiros por todo o mundo.

Neste livro, Jetsunma apresenta meios como se pode levar uma vida mais significativa, seja para praticantes experientes, seja para iniciantes no contato com o budismo. “A verdadeira segurança provém apenas do conforto com a insegurança. Ficarmos à vontade com o fluxo das coisas, ficarmos à vontade ao estarmos inseguros, essa é a maior segurança, pois nada pode nos tirar do prumo.”

3 – Resgate emocional – Dzogchen Ponlop Rinpoche

Neste livro transformador, o aclamado professor budista Dzogchen Ponlop Rinpoche mostra como você pode se libertar da posição de vítima de suas emoções ao se tornar íntimo delas. Elas tanto podem nos colocar em uma verdadeira montanha-russa – levando-nos do êxtase à profunda delusão e desespero – como também trazem cor e significado às nossas vidas. Então, apenas aprendendo a nos relacionar habilidosamente com nossas emoções é que poderemos nos beneficiar de sua riqueza e colher sua sabedoria, ao invés de deixarmos elas nos controlarem.

4 – Reflexos em um lago na montanha – Jetsunma Tenzin Palmo

Tenzin Palmo é uma das mais realizadas yoguinis ocidentais da tradição budista. Em nossa linhagem Drukpa ela é “Jetsunma” – a mais elevada entre as monjas-, entronizada diretamente pelo líder supremo de sua própria ordem – Sua Santidade Gyalwang Drukpa. A fala de Jetsunma representa as qualidades da fala iluminada de um Buda em nossa tradição – uma fala verdadeira, gentil, translúcida e certeira. Neste livro Jetsunma Tenzin Palmo transcorre uma visão geral e diretamente experiencial do caminho budista em seus vários níveis e abordagens. Um livro essencial para compreender o budismo em sua multiplicidade e essência. Como ela mesma lembra neste livro “O Buddha descreveu o Dharma como “ehi passiko”, que significa “venha e veja!” – Lama Jigme Lhawang

Junte-se a milhares de leitores rumo a iluminação

Publicado por

Leonardo Ota

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Acompanhamento Online (Tutoria)

Se na sua cidade não tem grupos budistas, você é simpatizante ou iniciante no budismo, não sabe por onde começar e quer uma direção para iniciar sua jornada, passo a passo, em grupo, do básico ao avançado, clique no botão a seguir:

15 comentários em “Quatro livros que você deveria ler”

  1. Recomendo a você o livro: A Alegria de Viver – Descobrindo o Segredo da Felicidade
    Autor: Mingyur Rinpoche
    Editora: Campus

    Repleto de informações valiosas, este livro é um diálogo sério e de mão dupla entre cientistas e religiosos. Adepto da meditação e autoridade no assunto, Mingyur Rinpoche nos mostra que o treinamento sistemático em meditação, quando feito de forma constante ao longo dos anos, pode aumentar a capacidade humana de gerar alterações positivas na atividade cerebral numa extensão jamais sonhada pela moderna neurociência cognitiva. Em narrativa ampla e coesa, ele faz também uma apresentação mais pragmática das práticas meditativas básicas.

    1. ola joao roberto, estou muito interessada nesse livro que voce citou mas, só achei ele com um preço muito alto. voce teria ele para emprestar ou ate mesmo para vender com um preço acessível ? abraços

  2. Eu já os lí, gostei pessoalmente mais do “Chaves para felicidade” devido ao fato do autor explicar da maneira bem clara de como nos devemos portar para atingir uma vida feliz e significativa. Eu agora estou procurando um livro ou algum artigo que explique COMO fazer a meditação contemplativa, afinal é sempre bom costurar os retalhos encontrados em livros como esses.

  3. Boa Noite
    Gostaria de saber nome do livro que deu inicio ao budismo ou o livro pra quem não sabe nada sobre o tema e esta interessada em conhecer.
    Obrigado

Deixe o seu comentário