fbpx
Theravada

Os vários tipos de discípulos

A título de complemento do texto da semana passada, apresento aqui os quatro tipos de pessoas e os oito tipos de pessoas. Para a primeira lista a referência é o Majjhima Nikaya 118 (Discurso sobre a vigilância em relação à respiração ou Anapanasati Sutta), para a segunda lista o Udana 5.5 (Uposatha Sutta). A fonte de onde retirei os textos é o http://www.accesstoinsight.org/ptf/sangha.html

 

Quatro tipos de discípulos:

 

“Nesta comunidade de monges há monges que são arahants, cujos contaminantes mentais acabaram, que alcançaram realização, fizeram tarefa, depuseram o fardo, alcançaram o verdadeiro objetivo, destruíram os grilhões da existência e que são libertos através do conhecimento direito: tais são os monges desta comunidade de monges.

“Nesta comunidade de monges há monges que, com o fim total dos cinco grilhões, irão renascer [nas Moradas Puras], e lá alcançarão a libertação, não mais retornando daquele mundo: tais são os monges desta comunidade de monges.

“Nesta comunidade de monges há monges que, com o fim total dos três grilhões e com a atenuação da paixão, aversão e ilusão, são os uma-vez-retornantes, aqueles que ao voltar apenas mais uma vez para este mundo darão um fim ao sofrimento: tais são os monges desta comunidade de monges.

“Nesta comunidade de monges há monges que, com o fim total dos três primeiros grilhões, são entrantes-na-corrente, firmes, não mais destinados a estados de angústia, encaminhados para o despertar: tais são os monges neste comunidade de monges. ”

 

Temos aqui quatro tipos de pessoas considerando-se os grilhões desfeitos por cada tipo da seguinte forma:

 

Arahants: eliminaram todos os dez grilhões;

Não-retornantes (Anagami): Eliminaram os cinco grilhões inferiores;

Uma-vez-retornantes (Sakadagami): eliminaram os três primeiros grilhões e atenuaram os dois seguintes;

Entrantes-na-corrente (Sotapanna): eliminaram os três primeiros grilhões.

 

Os dez grilhões se dividem em grupos de 5 superiores e 5 inferiores como segue:

 

  1. Crença num eu substancial – sakkāya-diṭṭhi;
  2. Dúvida ou incerteza quanto ao Dhamma – vicikicchā;
  3. Compreensão errônea das regras e rituais (crença na eficácia mágica dos mesmos) – sīlabbata-parāmāso;
  4. Desejo sensorial – kāmacchando;
  5. Má vontade – vyāpādo ou byāpādo;

Estes são os grilhões inferiores, os superiores são os seguintes:

  1. Desejo pela existência ou renascimento material – rūparāgo;
  2. Desejo pela existência ou renascimento imaterial – arūparāgo;
  3. Presunção – māna;
  4. Inquietação ou agitação – uddhacca
  5. Ignorância – avijjā

 

 

Oito tipos de discípulos

Aqui os quatro tipos se dividem entre os próprios tipos e aqueles que se esforçam para realizar o fruto de cada um dos quatro tipos básicos:

“Assim como o oceano é a morada de seres tão poderosos como baleias, comedores de baleias, e  comedores de comedores de baleias; asuras, nagas e gandhabbas, e existem nos oceanos seres com cem léguas, duzentas … trezentas … quatrocentas … quinhentas léguas de comprimento, da mesma forma, este Dhamma e Disciplina é a morada de seres tão poderosos como os entrantes no fluxo e os que praticam para realizar o fruto de entrar na correnteza; os uma vez retornantes e aqueles que praticam para realizar o fruto de retornar uma vez; os não-retornantes e aqueles que praticam para realizar o fruto de não mais retornar; e os arahants e aqueles que praticam para realizar a condição de arahant … estes são oito fatos surpreendentes e maravilhosos acerca desde Dhamma e Disciplina. ”

 

— Ud 5.5

 


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Deixe o seu comentário