O que estamos tentando defender?
Este é um trecho do livro, “Além do materialismo espiritual”, por Chögyam Trungpa.
A voz lógica do ego nos aconselha a sermos bondosos para com as demais pessoas, a sermos bons meninos e boas meninas e a levarmos inocentes vidinhas. Trabalhamos em nossos empregos habituais e alugamos um quarto ou um apartamento aconchegante para nós; gostaríamos de continuar dessa maneira mas, de repente, alguma coisa nos arranca de nosso ninhozinho seguro. Ficamos extremamente deprimidos ou algo chocantemente doloroso acontece. Começamos a perguntar-nos por que o céu se mostra tão impiedoso. “Por que Deus haveria de castigar-me? Tenho sido uma boa pessoa, nunca fiz mal a ninguém.” Mas há na vida algo mais do que isso.
O que estamos tentando defender? Por que estamos tão preocupados em proteger-nos? A súbita energia da compaixão implacável nos arranca de nosso conforto e segurança. Se nunca experimentássemos esse tipo de choque, não seríamos capazes de crescer. Temos de ser sacudidos, atirados para fora dos nossos regulares, repetitivos e confortáveis de viver. O fundamental da meditação não é sermos apenas honestos ou bons no sentido convencional, preocupados somente em manter a nossa segurança. Precisamos começar a tornar-nos compassivos e sábios no sentido básico, abertos e nos relacionarmos com o mundo como ele é.
5 Comentários
ELCY CUNHA BERANGER
O absurdo controle, sob tudo que fazemos, buscando uma segurança inexistente,
tentando equilíbrio ( ? ) na impermanência…grande e longo trabalho ! Mas os frutos do auto conhecimento
nos farão chegar onde desejamos. Obrigada Léo, por mais esse texto. Abração._/_
Vivien
Quando desequilibramos, mesmo estando meditando todo dia. Tive estes dias um problema de saude que acabou virando principio de depressão… agora estou tentando buscar o equilibrio.. a vida é sempre assim>> Os mestres nunca desequilibram>>> (estou sem interrogação). Grata
Samuel Frison
Sofrimento é necessário e sábio para o nosso crescimento pessoal. Precisamos olhar para ela como uma forma de crescer espiritualmente não um motivo para nos colocar numa posição de coitados.
ELCY CUNHA BERANGER
Uma sacudida para sairmos da nossa zona de conforto, é fundamental para o
nosso crescimento. Releio sempre os textos, eles valem a pena .Obrigada, Paz e Luz!!! _/_
André Ferreira
Excelente texto!!! Muito bom mesmo!!! Só assim para sairmos da zona de conforto!
Ótimos site !!! Parabéns !!!!