fbpx
Responsabilidade Universal - Dalai Lama
Posts antigos

O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado – Dalai Lama

O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado - Dalai Lama
Imagem: Paul Verhagen

O Dalai Lama nos da uma aula de como aprender a lidar com nossas emoções.

“O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado. Antes de mais nada, temos de aprender como as emoções e comportamentos negativos nos são prejudiciais e como as emoções positivas são benéficas. E precisamos nos conscientizar de como essas emoções negativas não são prejudiciais e danosas somente para nós mesmos mas perniciosas para a sociedade e para o futuro do mundo inteiro também. Esse tipo de conscientização aumenta nossa determinação para encará-las e superá-las. Em seguida, vem a percepção dos aspectos benéficos das emoções e comportamentos positivos. Uma vez que nos demos conta disso, tornamo-nos determinados a valorizar, desenvolver e aumentar essas emoções positivas por mais difícil que seja. Há uma espécie de disposição espontânea que vem de dentro. Portanto, através desse processo de aprendizado, de análise de quais pensamentos e emoções são benéficos e quais são nocivos, aos poucos desenvolvemos uma firme determinação de mudar, com a sensação de que ‘Agora o segredo da minha própria felicidade, do meu próprio futuro, está nas minhas mãos. Não posso perder essa oportunidade’.”

Precisamos nos conscientizar de como essas emoções negativas não são prejudiciais e danosas somente para nós mesmos mas perniciosas para a sociedade e para o futuro do mundo inteiro também.

Dalai Lama

Extraído da fanpage Dalai Lama Brasil.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

5 Comentários

  • Fernando Lazarine

    Interessante isso, as pessoas nem estão conscientes disso, posso notar que nós temos o nosso próprio controle das nossas emoções. Deveria estar mais consciente a qualquer momento o que vai acontecer das emoções negativas e positivas. Discenir é o melhor caminho para separar o joio e o trigo.

  • ELCY CUNHA BERANGER

    INCRÍVEL COMO TUDO QUE NOS ALEGRA E NOS TORNA FELIZ, ESTÁ E ESTARÁ SEMPRE, DENTRO DE NÓS. NO ENTANTO, A DETERMINAÇÃO E A CORAGEM SÃO NECESSÁRIAS PARA O APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO DO QUE SOMOS, PARA EM SEGUIDA, TRABALARMOS TUDO QUE NOS FAZ INFELIZ, TIRA A NOSSA PAZ, ETC. OBRIGADA PELO SEU TRABALHO, TÃO IMPORTANTE NÃO SÓ PRA MIM, COMO PARA TANTOS OUTROS QUE, ATRAVÉS DO BUDISMO, DESEJAM ENCONTRAR A PAZ E A ALEGRIA. UM ABRAÇO CARINHOSO.

  • Ana Cláudia

    Sabendo controlar e dosar nossas emoções, optando pelo que nos traz felicidade, toda nossa vida se torna muito mais tranquila e prazerosa. Desde que conheci o Budismo, me tornei uma pessoa melhor, mais tranquila, equilibrada e feliz. Parabéns pela mensagem.

Deixe o seu comentário