fbpx
Posts antigos

Nosso sentimento equivocado de separação

Nosso sentimento equivocado de separação - Our mistaken feeling of separateness, Pema Chodron – Blog Sobre Budismo

Este trecho foi extraído do blog Shambhala

Tradução: Leonardo Ota

––

Ao nível da verdade absoluta, não há nenhuma razão para sofrer. Mas, ao nível relativo, estamos todos sofrendo. A causa do nosso descontentamento é o nosso sentimento equivocado de separação. Isto não se baseia em nada tangível. Ele é baseado em crenças e conceitos. A dualidade de sujeito e objeto, o eu e o outro, é uma ilusão imputada pela mente.

Esta compreensão absoluta é obtida através da prática do desapego. Enquanto isso, podemos trabalhar a nível de dor todos os dias e tratar o sofrimento de outras pessoas, como o nosso.

Do livro, No Time to Lose: A Timely Guide to the Way of the Bodhisattva, por Pema Chödrön, página 310.

Veja também

Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]

Se você é um praticante avançado, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/aprofundamento/” color=”blue” size=”xsmall”]Aprofundamento[/button]

Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”https://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]

––


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Um comentário

  • Paulo Reis Junior

    “Quando aprendemos a ser despreocupados ficamos desapegados dos problemas e naturalmente felizes. Ao criarmos o hábito de pensar apenas o que é necessário, haverá uma grande economia de pensamentos e energia. ” Brahma Kumaris.

Deixe o seu comentário