Sobre Budismo
Sabedoria budista para o cotidiano

Lista completa de artigos

#219 – Não permita isso


By Leonardo Ota
Sobre Budismo
Sobre Budismo
#219 - Não permita isso
/

Você consome coisas negativas? Neste episódio, trago um ensinamento do mestre Thich Nhat Hanh sobre como podemos gerar benefício através do consumo consciente de tudo o que chega até você.

Você absorve os pensamentos, a fala e as ações que você mesmo produz e aqueles contidos nas comunicações daqueles ao seu redor. Essa é uma forma de consumo. Então, quando você lê algo, quando ouve alguém, deve ter cuidado para não permitir que as toxinas estraguem sua saúde e tragam sofrimento para você e para a outra pessoa ou grupo de pessoas.

Para ilustrar essa verdade, o Buda usou a imagem gráfica de uma vaca que tem uma doença de pele. A vaca é atacada por todos os tipos de insetos e microorganismos vindos do solo, vindos das árvores, vindos da água. Sem pele, uma vaca não consegue se proteger. Plena consciência é a nossa pele. Sem ela, podemos absorver coisas que são tóxicas para o nosso corpo e mente.

Mesmo quando você simplesmente dirige seu carro pela cidade, você consome. Os anúncios atingem seus olhos e você é forçado a consumi-los. Você ouve sons; pode até dizer coisas que são produtos de muito consumo tóxico. Temos que nos proteger com o consumo consciente. A comunicação consciente é parte disso. Podemos nos comunicar de forma a solidificar a paz e a compaixão em nós mesmos e trazer alegria aos outros.


Quer receber conteúdo aprofundado sobre como lidar com a mente agitada e ansiosa, como lidar com as emoções e como se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros e com o mundo?

Entre no nosso grupo do Telegram:
CLICANDO AQUI




Nos encontre também: Instagram
Podcast no SoundCloud e vídeo no Youtube