Ir além do Samsara

Por: Jetsunma Tenzin Palmo. Tradução por Jeanne Pilli.

A maioria das pessoas se sente confortável o suficiente no samsara. Elas realmente não têm a aspiração genuína de ir além do samsara; só querem que o samsara seja um pouco melhor. É bem interessante: “Samsara” se tornou o nome de um perfume.

E é assim. Nos seduz a pensar que está tudo bem: o samsara não é tão ruim, que tem um cheiro bom! A motivação básica de ir além do samsara é muito rara, mesmo para as pessoas que vão a centros de Darma. Há muitas pessoas que aprendem a meditar e etc, mas o motivo básico é que esperam se sentir melhor. E se por fim as faz sentir pior, ao invés de perceberem que este pode ser um bom sinal, acham que há algo errado com o Darma. Estamos sempre procurando uma forma de nos sentirmos à vontade na prisão. Pensamos que se pintarmos a parede da cela com um tom bonito de verde e pendurarmos uns quadros, não será mais uma prisão.”

Publicado por

Leonardo Ota

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Acompanhamento Online (Tutoria)

Se na sua cidade não tem grupos budistas, você é simpatizante ou iniciante no budismo, não sabe por onde começar e quer uma direção para iniciar sua jornada, passo a passo, em grupo, do básico ao avançado, clique no botão a seguir:

Um comentário em “Ir além do Samsara”

  1. Existe também dois filmes com o titulo Samsara, ambos mostram muito bem como muitos são seduzidos a ficarem no Samsara. Recomendo o filme de Ron Fricke que não tem texto nenhum, são apenas imagens (inclusive imagens do metro locado em São Paulo).

    Paz e harmonia à todos os seres!

Deixe o seu comentário