fbpx
Posts antigos

Ensinamento sobre cultivar o amor e a compaixão

Ensinamento sobre cultivar o amor e a compaixão, Khenpo Khartar Rinpoche - Blog Sobre Budismo

O trecho a seguir foi extraído da fanpage “Khenpo Karthar Rinpoche Quotes”, por Khenpo Karthar Rinpoche.

––

“… Desde que nós, basicamente, experimentamos nossas vidas através do filtro de nossas mentes, a composição de nossas mentes vai determinar a qualidade de nossas vidas. Por exemplo, quando nós experimentamos uma mente fácil e muito gentil, nós então nos permitimos sentir bem sobre quem somos e as coisas que nós fazemos se tornam agradáveis. Nós somos capazes de apreciar a comida que comemos e nossas interações com os outros são muito boas. Em contrapartida, quando temos uma mente perturbada, um espírito de agressão e ciúme, sujeito à turbulência de emoções conflitantes, nós não somos capazes de desfrutar plenamente de nada.

Mesmo se estamos cercados pelas melhores coisas – bons companheiros, boa comida e vários outros luxos – não podemos apreciá-los. Neste caso, não seria muito improvável dizer que nossa mente tenha virado de cabeça para baixo, porque todas as prioridades estão completamente invertidas. Enquanto nós tivermos o potencial de sermos totalmente livres de engano e experimentar o genuíno amor por nós mesmos e pelos outros, ainda nos entretemos com a ilusão de limitações. Acreditamos que o nosso único recurso é de transformar o mundo fenomenal fora de nós mesmos.

Assim, enquanto nós nos esforçamos para o bem-estar e uma experiência de vida que seja livre de sofrimento, enquanto não estamos livres de emoções conflitantes, tais como agressão e ciúme, nós nunca vamos ser livres de insatisfações de um tipo ou de outro”.

(continua)


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Deixe o seu comentário