fbpx
Os dois lados da mesma moeda - Blog Sobre Budismo
Posts antigos

Dois lados da mesma moeda

Os dois lados da mesma moeda - Blog Sobre Budismo

“Enquanto há esperança e medo, os delírios do samsara serão perpetuados e haverá sofrimento constante.”

Toda felicidade que existe no mundo se transformará em dor. Por quê? Considere os dois lados de uma mesma moeda: só porque o que nós desejamos é visto na frente não significa que o não-gostar não vai aparecer em breve por trás. Da mesma forma, a esperança e o medo são uma moeda única, uma entidade com duas faces – do outro lado de um momento em que esperamos por mais felicidade estará o nosso medo de mais sofrimento. Até o apego ser eliminado, podemos estar certos de ter ambos esperança e medo. Enquanto há esperança e medo, os delírios do samsara serão perpetuados e haverá sofrimento constante. Assim o apego é a natureza da esperança e medo: olhando para a vacuidade final da auto-imaginada ilusão mágica de esperança e medo, devemos relaxar no fluxo.

Tulku Pema Rigtsal

Extraído do The Great Secret of Mind: Special Instructions on the Nonduality of Dzogchen, por Tulku Pema Rigtsal, por Keith Dowman, página 154.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

2 Comentários

  • Debinha (@yuna_pe)

    Adoro seu blog!=)))
    Eu acho que tipo que botamos muita expectativa nas coisas então não deixamos elas simplesmente serem o que tem que ser.
    Acho que o certo é relaxar mesmo! E deixar o mundo fluir.

    As vezes eu me irrito muito com as coisas que acontecem nesse ano me esforcei muito pra controlar isso e não deixar o calor do momento subir meus pensamentos!

    bjinhos

Deixe o seu comentário