fbpx
Theravada

Concentração – Samadhi

O próximo fator da iluminação é concentração ou samadhi. Depois de tranquilizar a mente o terreno está pronto para a experiência de concentração. Conforme Piyadassi Thera a mente concentrada vê as coisas como elas realmente são, bem como subjuga os cinco grilhões (panca nivaranani). Uma mente concentrada é equilibrada e pouco sujeita ser arrastada e perturbada tanto interna quanto externamente. No bojjhangasamyutta se diz: o que nutre a concentração é serenidade e não-dispersão. Dando atenção frequente a isso o fator ainda não surgido da concentração surge e o já surgido chega a pleno desenvolvimento.

Vemos portanto que samadhi não é algo inatingível ou místico, trata-se precisamente da mente focada, calma e livre de perturbações. A moralidade é fundamental para a consolidação da concentração, posto que ela dá coerência à vida e na medida em que impõe limitações para nossas ações. O controle que nos impomos ao treinar moralidade é como um adubo para a concentração pois tendemos a renunciar vários cursos de ação potencialmente prejudiciais. Deixamos de ser dispersos e sem energia graças ao treinamento de moralidade.

A concentração conforme ensinada nos textos antigos vai no sentido oposto daquilo que cultuamos e fazemos atualmente. Cultuamos uma suposta capacidade humana de fazer bem várias coisas ao mesmo tempo, quando na verdade apenas dispersamos nossa energia e fazemos estas coisas de modo parcial. A rapidez representada pela internet estimula a dispersão. Basta lembrar das vezes em que nós começamos a ler ou pesquisar algo online e meia hora depois estamos em sites sem ligação aparente com nossa motivação inicial. Os vários links chamam nossa atenção para coisas novas e interessantes e esquecemos o que queríamos fazer.

Importante lembrar que o fenômeno da dispersão não surgiu com a internet, faz parte da mente não iluminada ser dispersa, atraída por várias coisas, de modo que na prática da meditação é comum lutarmos para manter a mente focada na respiração. A medida que o treinamento prossegue, a concentração aumenta e os obstáculos vão sendo superados.

 

Créditos da foto:  http://unbornmind.com/myblog/category/tsung-mi-an-intimate-study/


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Um comentário

Deixe o seu comentário