fbpx
Meditação

Meditação da atenção plena para pessoas apressadas

  1. Escolha um lugar tranquilo e elevado para fazer sua prática de meditação. Sente-se de pernas cruzadas numa almofada de meditação ou, se for difícil, sente-se numa cadeira de encosto reto com os pés apoiados no chão, sem encostar-se ao encosto da cadeira.
  2. Coloque as palmas das mãos para baixo em suas coxas e tome uma postura ereta com as costas retas, relaxada, mas digna. Com os olhos abertos, deixe seu olhar descansar confortavelmente enquanto olha ligeiramente para baixo cerca de um metro à sua frente.
  3. Coloque sua atenção levemente em sua expiração, enquanto permanece consciente do ambiente ao seu redor. Esteja presente em cada respiração enquanto o ar sai pela boca e pelas narinas e se dissolve no espaço ao seu redor. No final de cada expiração, simplesmente descanse até a próxima expiração. Para uma meditação mais focada, você pode acompanhar a expiração e a inspiração.
  4. Sempre que você perceber que um pensamento desviou sua atenção da respiração, apenas diga a si mesmo “pensando” e volte a seguir a respiração. Nesse contexto, qualquer pensamento, sentimento ou percepção que o distraia é rotulado de “pensamento”. Os pensamentos não são julgados como bons ou ruins. Quando um pensamento surgir, apenas observe-o com cuidado e volte sua atenção para sua respiração e postura.
  5. Pratique por pelo menos 3 minutos por sessão.
  6. No final de sua sessão de meditação, traga calma, atenção e abertura para o resto do dia.

Pratique essa simples meditação Mindfulness por James Ishmael Ford.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Um comentário

Deixe o seu comentário