Sobre Budismo
Sabedoria budista para o cotidiano

Lista completa de artigos

Como os métodos, o Darma do Buda, foram mantidos


By Leonardo Ota
Como os métodos, o Darma do Buda, foram mantidos - Blog Sobre Budismo

Imagem: Abhinay Omkar

O texto a seguir é do grande mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche e foi extraído do Livro “O caminho budista – Uma breve introdução” pag. 24.

Buda Shakyamuni – como Sidarta Gautama passou a ser denominado – ensinou muitos métodos para se alcançar a iluminação e os deixou como um legado para as gerações futuras de praticantes budistas. Esses métodos, o Darma do Buda, foram mantidos de dois modos.

Primeiro, os ensinamentos das escrituras, os comentários e liturgias passaram de mestre para discípulo, da boca para o ouvido. Os alunos ouviram os ensinamentos e os contemplaram muitas e muitas vezes. Quando tinham dúvidas ou se sentiam confusos, faziam perguntas e recebiam respostas que esclareceriam as dúvidas. Por esse processo, desenvolveram uma compreensão abrangente dos ensinamentos, que existem ainda hoje como uma tradição viva.

Em segundo lugar, pela meditação sobre o significado dos ensinamentos, os alunos entenderam a natureza da mente, que está além da compreensão conceitual. Essa vibrante tradição da iluminação foi passada de professor para aluno, desde os tempos de Buda até o presente. Aqueles que conservaram esses ensinamentos em uma linhagem ininterrupta são a sangha.


Quer receber conteúdo aprofundado sobre como lidar com a mente agitada e ansiosa, como lidar com as emoções e como se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros e com o mundo?

Entre no nosso grupo do Telegram:
CLICANDO AQUI




Nos encontre também: Instagram
Podcast no SoundCloud e vídeo no Youtube