fbpx
Como os métodos, o Darma do Buda, foram mantidos - Blog Sobre Budismo
Posts antigos

Como os métodos, o Darma do Buda, foram mantidos

Como os métodos, o Darma do Buda, foram mantidos - Blog Sobre Budismo
Imagem: Abhinay Omkar

O texto a seguir é do grande mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche e foi extraído do Livro “O caminho budista – Uma breve introdução” pag. 24.

Buda Shakyamuni – como Sidarta Gautama passou a ser denominado – ensinou muitos métodos para se alcançar a iluminação e os deixou como um legado para as gerações futuras de praticantes budistas. Esses métodos, o Darma do Buda, foram mantidos de dois modos.

Primeiro, os ensinamentos das escrituras, os comentários e liturgias passaram de mestre para discípulo, da boca para o ouvido. Os alunos ouviram os ensinamentos e os contemplaram muitas e muitas vezes. Quando tinham dúvidas ou se sentiam confusos, faziam perguntas e recebiam respostas que esclareceriam as dúvidas. Por esse processo, desenvolveram uma compreensão abrangente dos ensinamentos, que existem ainda hoje como uma tradição viva.

Em segundo lugar, pela meditação sobre o significado dos ensinamentos, os alunos entenderam a natureza da mente, que está além da compreensão conceitual. Essa vibrante tradição da iluminação foi passada de professor para aluno, desde os tempos de Buda até o presente. Aqueles que conservaram esses ensinamentos em uma linhagem ininterrupta são a sangha.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Deixe o seu comentário