fbpx
Podcast Iluminação Diária

#198 – Buda sofria como nós?

#198 – Buda sofria como nós?

 
 
00:00 / 6:17min
 
1X
 

Quando eu era um jovem noviço, achava que Buda não tinha sofrido uma vez que ele tinha se tornado iluminado. Eu me questionava ingenuamente: “Pra que serve se tornar um Buda, se você continua a sofrer?” Buda sofria sim, porque ele tinha um corpo, sentimentos e percepções, como todos nós temos.

É provável que às vezes ele tivesse uma dor de cabeça; às vezes, sofria de reumatismo. Se acontecesse de ele comer alguma coisa não muito bem preparada, em seguida, tinha problemas intestinais. Então ele sofreu fisicamente, e sofreu emocionalmente também. Quando um de seus queridos alunos morreu, Buda sofreu.

Como você pode não sofrer quando um amigo querido morre? Buda não era uma pedra. Era um ser humano. Mas como ele tinha muita compreensão, sabedoria e compaixão, ele sabia como sofrer, e por isso sofria muito menos.

Ensinamento do mestre Thich Nhat Hanh

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *