fbpx

Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

Buda da Medicina: O Significado e Simbolismo do Buda da Cura


By Jigme Wangchuck (Leonardo Ota)

“Se alguém medita sobre o Buda da Medicina, a pessoa eventualmente alcançará a iluminação, mas enquanto isso, experimentará um aumento nos poderes de cura tanto para si mesmo quanto para os outros e uma diminuição do sofrimento, doença física e mental.”
– Lama Tashi Namgyal

O Buda da Cura ou Buda da Medicina é geralmente referido como o médico do mundo. O Buda da Cura não é apenas o desejo de uma saúde perfeita, o caminho do Buda da Medicina é aquele que leva o praticante à iluminação.

Neste artigo, vamos ver:

  • O significado por trás do Buda da Medicina
  • A essência dos ensinamentos do Buda
  • Os 12 votos do Buda da Medicina
  • Meditação e Mantra do Buda da Medicina

O significado por trás do Buda da Medicina

Cada representação do Buda tem um significado. Cada gesto de mão, postura e no caso do Buda da Medicina, mesmo a cor, tem profundas inferências psicológicas.

Por que o Buda da Medicina é azul?

O azul profundo que o Buda da Medicina é normalmente retratado não foi feito de forma aleatória. Ela amarra uma pedra mestra de cura – Lapis Lazuli.

Por mais de seis mil anos esta pedra foi honrada e valorizada como a mais preciosa das pedras. Valorizado ainda mais que o diamante ou ouro.

Pode ser por causa de quão difícil é obter. Principalmente extraído na região de Badakshan, no nordeste do Afeganistão, que é praticamente uma área inacessível localizada atrás do Hindu Kush.

Este azul profundo é geralmente associado ao chakra frontal. Os principais atributos do chakra frontal são discernimento, clareza e visão além da ilusão.

Qual é a planta que o Buda da Medicina está segurando?

A planta que o Buda da Medicina está segurando é a fruta myrobalan. Esta planta representa todos os melhores medicamentos do mundo.

O que os gestos da mão do Buda da Medicina significam?

O gesto da mão direita do Buda da Medicina representa e simboliza a erradicação do sofrimento. Especialmente o sofrimento da doença usando os meios da verdade relativa.

O gesto da mão esquerda do Buda da Medicina – descansando em seu colo, palma para cima simboliza estabilidade meditativa ou meditação como um todo. A meditação é vista como uma ferramenta para ajudar na erradicação da doença e do sofrimento. Como? Cavando profundamente nas raízes do samsara. Isso levará o praticante à realização da verdade absoluta.

A essência dos ensinamentos de Buda

Primeiro, vamos começar com a essência dos ensinamentos de Buda. Profunda em sua simplicidade, podemos viver de acordo com sua luz orientadora.

A essência dos ensinamentos de Buda

“Não cometa um único ato prejudicial.

Desenvolva uma riqueza de virtudes.

Domar, transformar, conquistar essa nossa mente.

Paz. Compaixão. Sabedoria.”

Somos o que pensamos

“Somos o que pensamos.

Tudo o que somos surge com nossos pensamentos.

Com nossos pensamentos, fazemos o mundo.

Fale ou aja com uma mente impura

E o problema te seguirá

Enquanto a roda segue o boi que desenha a carroça.

Somos o que pensamos.

Tudo o que somos surge com nossos pensamentos.

Com nossos pensamentos, fazemos o mundo.

Fale e aja com uma mente pura

E a felicidade vai te seguir

Como sua sombra, inabalável. ”
Do Dhammapada traduzido por Thomas Byrom

O Buda da Medicina fez doze votos

O Buda conta a história no Sutra do Buda da Medicina que o Buda da Cura fez doze grandes votos. Abaixo você encontrará uma pequena adaptação dos votos do Buda da Medicina para a era moderna.

Os Doze Votos do Buda da Medicina ao atingir a Iluminação, ligeiramente adaptados do Sutra do Buda da Medicina, são:

  1. Para iluminar inúmeros reinos com sua radiância, permitindo que qualquer pessoa se torne um Buda como ele.
  2. Para despertar as mentes dos seres sencientes através de sua luz de lápis-lazúli.
  3. Para ajudar a despertar, curar e confortar os seres sencientes através de sua palavra escrita e falada.
  4. Fornecer aos seres sencientes quaisquer necessidades materiais que eles precisem.
  5. Corrigir visões heréticas e inspirar os seres para o caminho do Bodhisattva.
  6. Ajudar os seres a seguir os preceitos morais, mesmo que tenham falhado antes.
  7. Ajudar a aliviar os necessitados e doentes e curar seres nascidos com deformidades, doenças ou outros sofrimentos físicos.
  8. Ajudar as mulheres a curar mágoas passadas e abraçar seu poder Dakini.
  9. Para ajudar a curar aflições mentais e delírios.
  10. Ajudar os oprimidos a se libertarem do sofrimento.
  11. Para aliviar aqueles que sofrem de fome e sede terríveis.
  12. Para ajudar a vestir aqueles que estão desamparados e sofrendo de frio e mosquitos.

A Meditação de Cura e o Mantra do Buda da Medicina (Sadhana)

A Preparação – Os Quatro Pensamentos

Sentimos o fluxo de ar sem forma nas pontas dos nossos narizes e deixamos os pensamentos e sentimentos passarem sem julgá-los.

Então nos concentramos nos quatro pensamentos básicos que orientam a mente para a liberação e a iluminação.

Reconhecemos nossa preciosa oportunidade nesta vida, que podemos beneficiar incontáveis seres através do método de um Buda.

Lembramos a impermanência de tudo composto. Apenas o espaço ilimitado da mente é duradouro.

Nós entendemos a causalidade. O que vai acontecer depende de nós. Pensamentos anteriores palavras e ações se tornaram o nosso estado atual e agora estamos semeando as sementes para o nosso futuro.

Finalmente, vemos as razões para trabalhar com a mente. A iluminação é a maior felicidade eterna, e não podemos beneficiar os outros enquanto estamos confusos ou perturbados.

Portanto, agora nos abrimos para aqueles que podem nos ensinar.

Refúgio

Para o bem de todos os seres nos refugiamos:

No Buda, o desenvolvimento pleno da mente.

Nos ensinamentos (Dharma), que nos levam até lá.

Na Sangha, a comunidade de praticantes.

Fase de Geração

Agora, o espaço à nossa frente condensa a forma transparente azul Curadora do Buda da Medicina, um campo radiante de energia e luz.

Sua forma translúcida azul-escura desperta a consciência mais profunda das mentes. Seu rosto é radiante e suave. Ele nos vê, nos conhece e deseja-nos tudo de bom. Sua mão esquerda, com a palma para cima em seu colo, segura uma tigela cheia de néctar de cura milagroso. A mão direita apoia a palma da mão no joelho em um gesto de bênção e segura uma planta mágica que cura todas as doenças. Ele está sentado em postura de meditação e é cercado por luz.

O Buda da Cura une espaço e felicidade e é a atividade de todos os Budas. Seu corpo azul radiante e sagrado de lápis-lazúli expressa sabedoria e compaixão oniscientes inseparáveis.

Buda que cura, nós desejamos intensamente realizar suas qualidades iluminadas e curativas para o benefício de todos os seres.

O Buda da Cura conhece o nosso desejo. Ele sorri e chega cada vez mais perto do espaço. Ele agora permanece a uma distância agradável à nossa frente.

“Querido Buda da Cura, por favor, mostre-nos o poder que cura todos os seres, remove a ignorância e o obscurecimento de todos os seres e nos capacita a realizar a grande obra. Deixe as mentes da luz eterna serem reconhecidas dentro de mim ”.

Fase de Bênção – Corpo

Uma forte luz clara irradia entre as sobrancelhas do Buda da Cura e entra no mesmo lugar em nossa testa. Enche nossa cabeça com luz clara e poderosa. A luz dissolve todas as impressões perturbadoras no cérebro, nervos e sentidos. Todas as causas e impressões de ações prejudiciais desaparecem e nosso corpo relaxa. Torna-se uma ferramenta consciente para proteger e ajudar os outros. Mantemos a luz clara enquanto desejamos e experimentamos a vibração interior da sílaba OM.

Fase de Bênção – Fala

Emanando da garganta do Buda da Cura, um raio radiante de luz vermelha sai. Ele entra em nossa boca e garganta e dissolve todas as dificuldades em nossa fala. Todas as impressões de palavras nocivas e confusas desaparecem e nos tornamos conscientes de nossa fala. Agora é compaixão e sabedoria, uma ferramenta poderosa para beneficiar os outros. Junto com a luz vermelha, nós retemos a vibração profunda da sílaba AH.

Fase de Bênção – Mente

Do nível do coração no centro do corpo transparente do Buda da Cura, uma intensa luz azul brilha. Enche o meio do nosso peito. Tudo o que for prejudicial agora deixa nossa mente. Sentimentos perturbadores e idéias rígidas se dissolvem e nossa mente se torna alegria espontânea. É espaço e felicidade inseparáveis. Juntamente com a luz azul profunda vibra a sílaba HUNG.

O grande selo da transmissão

Agora, todas as três luzes nos entram ao mesmo tempo. A luz clara enche nossa cabeça, a luz vermelha, nossa garganta e a luz azul, nosso centro cardíaco. Assim obtemos o estado essencial do Grande Selo.

Enquanto recebemos as luzes, podemos usar o mantra TATAYA, OM, BEKANZE, BEKANZE, MAHA BEKANZE, RADZA SAMUNGATEH, SOHA … (repetir o mantra o tempo que você quiser. Sugestão, no mínimo 108x)

Fase de Conclusão

Na frente, a forma do Buda da Medicina se dissolve na luz do arco-íris. Ela cai sobre nós, está em toda parte e nos sentimos pacíficos e alegres
(Pausa)

Agora, toda forma desaparece. Existe agora apenas consciência, sem centro ou limite.
(Pausa)

Pensamentos e fenômenos são o livre jogo do espaço.
(Pausa)

Fase de atividade

Agora nosso ambiente, este mundo e todos os mundos aparecem, perfeitos e puros. Todo átomo vibra com alegria e é mantido unido pelo amor. Tudo é fresco e significativo, radiante com potencial ilimitado. Seres se manifestam perto e longe. Eles são budas femininos ou masculinos, quer eles saibam ou não. Os sons são mantras e sabedoria de todos os pensamentos, pela única razão que eles podem acontecer.

Sentimos nosso próprio corpo se condensar fora do espaço. É poder e alegria. Algo essencial aconteceu. Antes, éramos nosso corpo e, portanto, vulneráveis à velhice, doença, morte e perda. Agora nós temos nosso corpo. Corpo e fala são ferramentas conscientes para beneficiar os outros. Nossa verdadeira essência, e sabemos disso agora, é a consciência clara que acaba de ser experimentada. Também estava presente quando não havia forma.

Decidimos manter essa compreensão em todas as situações da vida e desejar que as boas impressões que acabaram de aparecer se tornem ilimitadas. Que eles tragam a todos os seres a única alegria duradoura, a de conhecer a mente.

Dedicação do Mérito da Meditação do Buda da Medicina da Cura

Quaisquer que sejam os méritos produzidos por esta prática, dedicamo-nos a liberar e proporcionar saúde e felicidade a todos os seres.

Buda de cura ou inspiração de Buda do medicina

Este ensinamento do Buda da Cura ou Buda da Medicina foi criado por Ian Paul Marshall, o fundador da Vida de Buda e inspirado pelos Abençoados: Lama Ole Nydahl, Sogyal Rinpoche e Khenchen Thrangu Rinpoche.

Por favor, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares.

Junte-se a milhares de leitores rumo a iluminação





Nos encontre também: Youtube | Instagram | Podcast | Facebook