fbpx
Sobre Budismo
Posts antigos

A sabedoria é o mais importante

Transcrição da palestra “Os três níveis de percepção” por Dzongsar Khyentse Rinpoche, em Singapura, 2003.

A sabedoria é o mais importante – ao contrário de outras religiões, você não pode definir o Budismo por causa de sua ética, não mesmo.

“Ok, certo e errado – Vamos discutir isso um pouco, porque é muito importante. O certo e o errado. Na noite passada eu estava em algum lugar discutindo sobre isso e eu acho que é muito importante.

No budismo é muito importante que você coloque a sabedoria acima de tudo. A sabedoria é o mais importante. Como Shantideva disse, no início do Capítulo IX , disse ele – Todos os outros ramos de atividades do Bodhisattva são ensinados para que o bodhisattva possa aplicar a sabedoria. A sabedoria é a mais importante. E eu te digo isso porque, às vezes, quando falamos de uma religião, imediatamente nossa mente humana fala sobre ética.

Eu tenho sido questionado muitas vezes por algumas pessoas, às vezes eu estou voando em um avião e eles sabem que eu sou uma pessoa religiosa. Então eles perguntam – Quem é você? Você é um muçulmano ou um budista ou o quê? Então eu digo que eu sou budista. Então, a questão imediata é – Então como um budista, você não pode comer carne, não é? Você entende, é assim que eles definem uma religião. Imediatamente uma religião é medida pelo que você pode fazer, o que é errado fazer e o que é certo fazer. Eu acho que isso é verdade para muitas outras religiões, mas isso não é verdade para o budismo. No Budismo, você não pode definir o budismo por causa de sua ética, não mesmo.”


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Um comentário

  • Matheus

    Adoro suas postagens Daniele. Sempre fui fascinado pelo budismo e de alguma forma acabei encontrando esse site e sempre estou lendo todos os textos e crescendo muito com eles, um mais incrível que o outro. Continue sempre postando, por favor.
    E o “Por que devemos amar os nossos inimigos?” Foi um dos melhores textos, se não o melhor, mais perfeito que eu já li na página. Obrigado por compartilhar.

Deixe o seu comentário