fbpx
Theravada

A sabedoria antes da sabedoria

É talvez uma grande ironia que para se conquistar a sabedoria seja necessário ter alguma sabedoria antes! No entanto, isso é exatamente o que ocorre no caminho espiritual. John Ireland, num livro que sairá ainda neste semestre, explica isso com clareza:

É preciso sabedoria para ser capaz de ver as coisas objetivamente e julgar o melhor curso a se tomar, compreender a si mesmo com todas as suas faltas de uma forma correta e desenvolver uma visão clara do que é seu objetivo derradeiro e os obstáculos que devem ser ultrapassados para atingi-lo. É claro que é inevitável que nos enganemos de tempos em tempos, mas é exatamente isso e a habilidade em aprender a partir desses enganos que ajudará a faculdade da sabedoria a crescer – a sua própria experiência direta”.

Precisamos, então, ter um mínimo de qualidades na mente e no caráter para que possamos ser capazes de vislumbrar um caminho autêntico e segui-lo. Do contrário, muito facilmente sucumbiremos, mesmo que imbuídos de motivação para seguir um caminho, nas garras acolchoadas de oportunistas esquisotéricos que prontamente nos oferecerão um caminho apropriado para nossos desejos e para nossas ambições, mas não para nosso coração e para nosso real progresso.

A tradição buddhista Theravada delineia cinco fatores essenciais para esta ‘sabedoria antes da sabedoria’:

1.         o amigo espiritual;
2.         a disciplina moral;
3.         a conversa centrada em torno da prática;
4.         o esforço contínuo e;
5.         a sabedoria.

Nas próximas segundas, aqui neste blog, discutirei um pouco sobre cada uma dessas preciosidades em nosso caminho. Até lá!


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

5 Comentários

Deixe o seu comentário