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Theravada

A meditação é mesmo necessária para atingir a iluminação?

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Primeiro veja significado do termo usado no ensinamento a seguir

Como o ensinamento possui muitas referências a palavra em Pali Joana, veja o significado dessa palavra:. A tradução mais comum para Jhana é Meditação, mas veja o termo de forma mais completa:

Jhana (Skt. dhyana): absorção mental. Se refere principalmente às quatro realizações meditativas da matéria sutil, assim chamadas devido à característica do objeto empregado para o desenvolvimento da concentração.

Essas realizações são caracterizadas por uma forte concentração num único objeto acompanhada da suspensão temporária dos cinco obstáculos, (nivarana) e da suspensão temporária das atividades nos sentidos.

Esse estado de consciência no entanto é acompanhado por perfeita lucidez e clareza mental.

O primeiro jhana é acompanhado e caracterizado pela presença de cinco fatores mentais: vitakka (pensamento aplicado), vicara (pensamento sustentado), piti (êxtase), sukha (felicidade), e ekaggatarammana (unicidade mental).

Nos comentários as realizações meditativas imateriais também são chamadas de jhanas imateriais.

Isso no entanto não ocorre nos suttas. Esses estados são chamados de imateriais devido à caracteristica do objeto empregado para a concentração.

Agora vamos ao ensinamento

“No mundo Budista de hoje há muita discussão entre os meditadores sobre a relevância de jhana.

A primeira pergunta geralmente feita: “É necessário primeiro experimentar jhana para tornar-se plenamente iluminado (arahant), ou será possível realizar o objetivo supremo, sem qualquer experiência de jhana?” 

Quem faz essa pergunta geralmente são aqueles que ainda não experimentaram jhana.

É difícil fazer aquilo que é necessário para experimentar jhana; por isso a maioria das pessoas fazem essa pergunta querendo ouvir que jhana não é essencial.

Elas querem ouvir que a sua inabilidade não é um obstáculo. Elas querem um acesso rápido e fácil a nibbana.

Essas pessoas ficarão satisfeitas, e até mesmo inspiradas, por algum professor que lhes diga o que elas querem ouvir de qualquer jeito – que esses estados de jhana são desnecessários – e elas irão seguir esses ensinamentos, porque é conveniente.

Infelizmente, a verdade raramente é conveniente, e raramente está de acordo com o que queremos ouvir.

Uma vez que a completa iluminação seja atingida e que todos os apegos tenham sido removidos, então o processo de abrir mão e penetrar os jhanas se torna tão natural como uma folha que cai de uma árvore até o chão.

Na verdade, a habilidade que alguém tenha para o abandono e experimentar jhana, é uma medida de sua verdadeira compreensão do Dhamma, e da conseqüente ausência de apego.”

Ensinamentos por Ajaan Brahmavamso

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

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