fbpx
Theravada

A dupla força do Buddhismo Theravada

Em Nasce o Theravada mencionei que o “Theravada que se firmou no Sri Lanka é, assim, o único e último representante do Buddhismo mais antigo, a oportunidade mais próxima de entrarmos em contato com o tipo de Buddhismo que foi transmitido e vivido no solo indiano pelo menos pelos primeiros três ou quatro séculos após a morte do Buddha“.

A entrada da tradição buddhista em uma nova região era considerado algo sério. Uma vez que o ensinamento era primariamente transmitido pela comunidade monástica, pois o conjunto dos ensinamentos do Buddha eram recitados e guardados na memória (sua escrita não havia ainda ocorrido), assegurar assim que a comunidade monástica estivesse forte e firmemente estabelecida era algo de suma importância.

A comunidade de monges trazia duas categorias de ensinamentos preciosos. O primeiro, de inigualável importância, era o cânone, o conjunto das palavras do Buddha e de seus discípulos imediatos. Uma evidência da seriedade com que a comunidade monástica Theravada considerava os ensinamentos é dada pelo fato de que apenas dois conjuntos canônicos integrais chegaram até os nossos dias. Um foi da tradição Theravada, e outro o da tradição Sarvastivada (já extinta). Este último, porém, foi preservado apenas em traduções chinesas, seus originais tendo sido quase que completamente desaparecido.

O outro conjunto de ensinamentos preciosos trazido pela comunidade de monges que chegou ao Sri Lanka foi o dos Comentários, explicações a respeito das palavras do Buddha dadas por mestres antigos e coletadas durante séculos, desde o tempo do Primeiro Concílio até a chegada da tradição ao Sri Lanka. É dito: “Sejam quais forem os Comentários recitados logo no princípio, com o propósito de elucidar o significado, pelos quinhentos (os 500 arahants presentes no Primeiro Concílio, o qual ocorreu logo após a morte do Buddha) dotados de automaestria, e recitados desde então, tais foram trazidos à ilha de Lanka, por Maha Mahinda, dotado de automaestria, e vertidos para a língua cingalesa para o benefício dos habitantes da Ilha“.

Os Comentários tradicionais são um patrimônio intelectual único da tradição Theravada, inigualável por qualquer escola da época e futura. A combinação de um cânone integral e comentários tradicionais provenientes de gerações de mestres durante séculos propiciou à tradição budista Theravada uma característica única fundamentada na solidez doutrinal e na precisão terminológica na interpretação tanto dos aspectos doutrinais quanto disciplinares.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Um comentário

Deixe o seu comentário