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Podcast Iluminação Diária

#318 Como beneficiar através de uma comunicação saudável

#318 Como beneficiar através de uma comunicação saudável

 
 
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Versão em texto do Podcast:

Olá, tudo bem? Aqui é o Leonardo Ota!

Eu vou trazer o trecho de um ensinamento de um mestre que eu gosto muito, o Thich Nhat Hanh, que é um mestre do zen budismo vietnamita. Diz assim:

“Como saber qual comunicação é saudável e qual é tóxica? A energia da plena atenção é o ingrediente necessário para comunicação saudável.”

Aqui, neste trecho, ele dá o primeiro ingrediente: como nós podemos ter uma comunicação saudável? Tendo plena atenção!

E ele continua:

“A prática da plena atenção requer deixar os julgamentos irem embora, voltar à consciência da respiração e do corpo e trazer sua atenção plena àquilo que está em você e a sua volta. Isso vai ajudá-lo a perceber se o pensamento que você acabou de produzir é saudável ou não. Se ele é compassivo ou não.”

Nesse trecho, Thich Nhat Hanh traz elementos importantes para nós desenvolvermos uma comunicação saudável. De forma geral, você precisa reduzir os seus julgamentos e trazer à consciência sua respiração e seu corpo, porque assim você vai deixar de produzir esses julgamentos o tempo inteiro na sua comunicação.

Ele continua:

“A conversação é uma fonte de nutrição. Todos nós ficamos sozinhos e queremos conversar com alguém, porém quando temos uma conversa com outra pessoa, aquilo que o outro diz pode estar cheio de toxinas, como ódio, raiva e frustração. 

Quando você escuta o que os outros dizem está consumindo essas toxinas. Você está trazendo essas toxinas para dentro da sua consciência e do seu corpo. É por essa razão que a plena atenção da fala e a plena atenção da escuta são muito importantes.”

Ou seja, você deve filtrar a fala e a escuta, mas também podemos aplicar este filtro à visão, por exemplo: você lê um comentário negativo que alguém lhe fez e você traz à consciência e fica mal com isso. 

Então eu diria que você também precisa ter plena atenção à sua visão, ao que você lê.

Continua:

“Pode ser difícil evitar uma conversação tóxica, especialmente no trabalho. Se isso estiver acontecendo a sua volta, fique alerta: você precisa ter uma mente suficientemente atenta para não absorver esse tipo de sofrimento. Você tem que se proteger com a energia da compaixão para que, quando estiver escutando, ao invés de consumir toxinas, você ativamente produz mais compaixão em si. Ao escutar dessa maneira, a compaixão o protege e a outra pessoa sofre menos. Você absorve os pensamentos, a fala e as ações que você produz e aqueles contidos nas comunicações das pessoas a sua volta. Isso é uma forma de consumo. 

Portanto, ao ler algo ou ao ouvir alguém falando, você deve ter cuidado para não deixar as toxinas arruinarem a sua saúde e trazerem sofrimento para você, para outra pessoa ou grupo de pessoas. Para ilustrar essa verdade o Buda usou a imagem pictórica de uma vaca que tem uma doença de pele. A vaca é atacada por todo tipo de inseto e micro organismo vindo do solo, das árvores e da água. Sem pele, a vaca não consegue se proteger. 

A plena atenção é a nossa pele. Sem plena atenção, podemos ingerir coisas que são tóxicas para o nosso corpo e para nossa mente. Mesmo quando está simplesmente dirigindo seu carro pela cidade você está consumindo. Os anúncios atingem seus olhos e você é obrigado a consumi-los. Você escuta sons, você pode até dizer coisas que são produto de um consumo demasiadamente tóxicos. A comunicação consciente faz parte disso. Podemos nos comunicar de maneira a solidificar a paz e a compaixão em nós, e trazer alegria para o outro.”

Olha que rico, que benéfico é ouvir o mestre Thich Nhat Hanh! Eu fico fascinado!

Como não consumir toxinas externas

Basicamente, para não consumir toxinas externas, é preciso estar em plena atenção. 

Vou dar um exemplo de um filme de terror ou suspense:

Você pode assistir um filme de terror/suspense e achar divertido, se assustar e ter um pouco de medo na hora. 

Porém, por mais que um filme desse gênero não seja uma toxina como a raiva ou algo negativo que alguém falou para você, o filme gera medo. Naquele momento você pode pensar que é apenas um filme, que o medo não irá paralisar, porque você sabe que é apenas um filme. Entretanto, a sua mente não sabe exatamente o que é aquilo, se é verdade ou mentira.

É por isso que, se você imaginar uma situação desagradável, você já ficará nervoso, angustiado, e o corpo vai responder. Um simples pensamento gerou tudo isso. Um filme de terror ou suspense é a mesma coisa. Também se encaixa aqui os filmes de guerra, onde aparecem muitas mortes. Todos esses filmes podem perturbar sua mente, talvez não diretamente, mas eles vão entrar na sua mente.

Depois de um tempo você se percebe cheio de medos, com pânico, agitado, angustiado, e você não sabe o porquê. Isso está acontecendo porque você está deixando entrar coisas na sua mente que você não acha que são toxinas, mas na verdade são. Sua mente não vai entender a situação como um filme ou uma mentira, ela vai viver aquilo que você está percebendo naquele momento que você está assistindo.

Então é importante que nós tenhamos a consciência e pratiquemos meditação.

Como aplicar esse ensinamento no dia a dia

Ok, mas como trazer esse ensinamento para a prática? Eu gosto de trazer tudo para a prática, porque não adianta nada ler e não saber como aplicar no dia a dia. 

Para aplicar esse ensinamento você deve praticar meditação. Não há outra forma ou caminho que vá te levar a desenvolver plena atenção no momento presente e conectar seu corpo e sua mente através da respiração. Isso vai fazer você ter consciência de tudo o que está entrando na sua mente.

Através da prática da plena atenção você poderá filtrar o que entra na mente e não será mais carregado ou arrastado por negatividades ou coisas externas, e poderá entrar em contato com o mundo, com a vida e com as experiências. Não irá mais se afetar com a negatividade externa.

Aspiro que isso que eu falei te ajude de alguma forma e que você coloque em prática esse ensinamento.

Um grande abraço, até a próxima!

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

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