fbpx
Podcast Iluminação Diária

#173 – Como as pessoas podem ser boas se tentam ativamente prejudicar umas as outras?

#173 – Como as pessoas podem ser boas se tentam ativamente prejudicar umas as outras?

 
 
00:00 / 9:13min
 
1X
 

De fato, o ensinamento do Buda enfatiza a compaixão por todos os seres, bem como a sabedoria do não-eu, como atributos de um ser desperto. No entanto, nunca vi a compaixão descrita como “tentando alcançar o ‘ponto macio’ nos corações dos outros para se comunicar com eles”.

O mestre Sheng Yen disse: “A compaixão não é simpatia, a compaixão não tem destinatários fixos e a compaixão não tem objetivo. A compaixão beneficia de forma imparcial todos os seres conscientes do jeito certo “.

Como eu entendo este ensinamento, se não estamos apegados a um “eu”, e se somos imparcialmente compassivos (literalmente “com sofrimento”), intuiremos “o jeito certo” necessário nesta circunstância particular para beneficiar esse ser particular.

Isso pode acontecer porque, na verdade, somos um com todos os seres e, se experimentamos essa não separação quando estamos em contato com o sofrimento desse ser, saberemos o que oferecer que realmente poderá ser benéfico. A compaixão pode ser descrita como encontrar cada ser, em cada momento, com a pergunta: “Como posso ajudar?”

Nós, praticantes budistas, trabalhamos constantemente com os limites do nosso ego ou idéia de si no mundo. O grande professor Dogen Zenji disse: “Estudar o budismo é estudar o eu”. Este trabalho é como conhecemos a natureza do ego, que é essencialmente um fenômeno reativo. A reatividade é apenas isso – um resultado nosso ao sentir algum tipo de impacto, seja internamente ou externamente.

Em casos extremos, quando nos sentimos sobrecarregados e não sabemos como agir, é bom dar um passo para trás, remover-se e deixar que os sentimentos, os pensamentos e o corpo se acalmem. Todo o processo pode então ser cuidadosamente examinado. Não é necessário que você se conecte com todos que encontrar , nem sinta que esta é uma condição para a sua prática.

Você é completamente livre para escolher com quem deseja passar seu tempo. O que você está descrevendo, porém, é uma situação particularmente dolorosa. Um amigo espiritual pode ser de grande benefício para ajudá-lo a explorar ainda mais essas questões.

Ensinamentos de Zenkei Blanche Hartman

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *