#159 – De que forma a raiva e o ego estão relacionados e como lidar com eles?
É um dos grandes intensificadores do ego. Faz o ego sentir- se grande e terrível ao mesmo tempo. Quando a raiva surge na mente, devemos ficar conscientes dela. Devemos reconhecê-la. Mas reconhecê-la apenas pelo que é, um estado mental. Então, se possível, soltar.
Se vemos com grande clareza, naquele momento de visão real a raiva se transformará ao natural. Isso requer um grau de insight muito aguçado. Outra coisa importante a entender sobre a raiva é que existem vários métodos para lidar com ela.
Uma forma de lidar com a raiva em relação a uma certa pessoa é lembrarmos que a pessoa está agindo daquela maneira devido a suas próprias causas e condições. Pode- mos avaliar por que as pessoas se comportam do jeito que o fazem se levamos em conta seu passado, sua criação, suas ideias e o que as motiva.
Aí começamos a entender mais claramente o espaço de onde elas vêm. Começamos a entender que a raiva não é uma reação adequada. Talvez haja uma reação mais adequada, uma reação mais útil que a raiva.
Os ensinamentos acima são da Venerável Monja Jetsunma Tenzin Palmo