fbpx
Podcast Iluminação Diária

#136 – A origem da insegurança e como lidar com ela

#136 – A origem da insegurança e como lidar com ela

 
 
00:00 / 09:41min
 
1X

Ensinamento de Dzongsar Khyentse Rinpoche

A causa de todos os sofrimentos é nossa insegurança fundamental. Estamos sempre nos perguntando se existimos ou não. Nosso ego, ou melhor, nosso apego à ideia do eu, é completamente insegura sobre sua própria existência. Nosso ego pode parecer forte, mas na verdade é bem instável. É claro que não fazemos tais perguntas conscientemente, mas sempre temos um sentimento subconsciente de insegurança sobre se existimos.

Tentamos usar coisas como amigos, dinheiro, posição e poder, e todas as coisas cotidianas que fazemos, como assistir televisão ou fazer compras, para provar e confirmar nossa existência de alguma forma. Tente sentar sozinho em uma casa e não fazer absolutamente nada. Mais cedo ou mais tarde, suas mãos irão alcançar o controle remoto ou o jornal. Nós precisamos estar ocupados. Se não estamos ocupados, nos sentimos inseguros.

Mas há algo muito estranho nisso tudo. O ego procura constantemente por distração, e então a distração se torna um problema. Em vez de nos ajudar a nos sentir seguros, isso realmente aumenta nossa insegurança. Ficamos obcecados com a distração e se desenvolve em outro hábito. Uma vez que se torne um hábito, é difícil se livrar. Então, para se livrar desse novo hábito, temos que adotar outro hábito. É assim que as coisas continuam e continuam.


VOCÊ GOSTARIA DE TER UM ACOMPANHAMENTO ONLINE, EM GRUPO, COM UM TUTOR, DENTRO DE UMA ESTRUTURA ORGANIZADA, PASSO A PASSO COM ENSINAMENTOS BUDISTAS DO BÁSICO AO AVANÇADO?


ESSE CONTEÚDO TE BENEFICIOU OU GEROU ALGUM VALOR? SE A RESPOSTA FOR SIM, PODEMOS PEDIR SEU APOIO?

O Sobre Budismo é um projeto sem fins lucrativos. Nossa missão é compartilhar a sabedoria dos ensinamentos do Buda, mestres e mestras contemporâneos - inspirar, confortar, apoiar e esclarecer os temas budistas aos leitores. Nossa aspiração é manter o SobreBudismo.com.br disponível para todos, inspirando e apoiando o acesso a todos os interessados, de iniciantes e simpatizantes a meditadores comprometidos. Você compartilha da nossa aspiração? Não podemos fazer isso sem o seu apoio.

O Sobre Budismo é independente, imparcial, voluntário, sem fins lucrativos e é suportado por leitores e ouvintes como você. Faça uma doação financeira e ajude a manter todo o nosso conteúdo gratuito e acessível a todos. Você ainda receberá recompensas por isso.


RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Para receber dicas, citações, podcasts, artigos, eventos, dicas de leitura, indicação de filmes, cursos online e presenciais, cadastre-se em nossa lista:

*Você também receberá um manual de meditação passo a passo para iniciantes no email de confirmação.

   

GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, conteúdo e conhecer outros simpatizantes budistas? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/sobrebudismo


Sou praticante do budismo desde 2011, quando criei o projeto Sobre Budismo. Minha missão é te ajudar a despertar sua verdadeira natureza iluminada através dos ensinamentos dos mestres, mestras e do Buda para, assim juntos, beneficiarmos todos os seres.

Deixe o seu comentário