#128 – O que significa dizer: sou budista

#128 – O que significa dizer: sou budista

 
 
00:00 / 09:38min
 
1X

Ensinamento do professor Richard Gombrich

Quando digo que sou budista…

Esse é um texto do Richard Gombrich que dedicou 40 anos de sua vida aos estudos e práticas do budismo e da língua Pali na Universidade de Oxford.

Quando digo que sou budista, isso não significa que sou a pessoa mais pura ou mais gentil entre todos. Mas significa que reconheço minha ignorância e contaminações mentais , e que preciso desenvolver a sabedoria dos budas.

Quando digo que sou budista, isso não significa que tenha mais sabedoria do que os outros. Mas que tenho sido ocupado por muita arrogância. Preciso aprender a ser mais humilde e desenvolver uma perspectiva mais ampla.

Quando digo que sou budista, não é porque sou melhor ou pior que os outros, mas porque entendo que todos os seres são iguais.

Quando digo que sou budista, sei que gosto daqueles que amo , mas um Buda tem compaixão por todos os seres orientando-os para serem cheios de sabedoria e compaixão. É por isso que escolho seguir os ensinamentos de Buda.

Quando digo que sou budista, não é com o objetivo de obter o que é do meu interesse. Mas por deixar de lado meu apego a todos os desejos mundanos.

Quando digo que sou budista, não é porque busco uma vida tranquila. Mas pela calma e aceitação da impermanência, que eu possa encontrar sabedoria e confiança em quaisquer circunstâncias adversas.

Quando digo que sou budista, não pretendo manipular os outros com uma motivação de interesse próprio. Mas usar a sabedoria, para beneficiar todos os seres sencientes.

Quando digo que sou budista, não é porque quero fugir do mundo e buscar o isolamento . Mas saber que a vida cotidiana está dentro do Dharma*, e viver no presente é a própria prática.

Quando digo que sou budista, isso não significa que minha vida não vai mais sofrer retrocessos. Mas com a prática do Dharma*, reveses são transformados em um caminho para o crescimento espiritual.

Quando digo que sou budista, meu coração está cheio de gratidão infinita. Apenas pensando que nasci como humano e tenho a capacidade de praticar nesta vida, com a oportunidade de conhecer professores sábios e ouvir os ensinamentos do Dharma*, fico profundamente comovido com essa inacreditável afinidade karmica.

Quando digo que sou budista, não é porque existe um deus fora de mim. Mas que encontrei a natureza búdica no meu próprio coração.

*Dharma ou Darma, é uma palavra em sânscrito que significa aquilo que mantém elevado. O Dharma budista diz respeito aos ensinamentos do Buddha Gautama, e é uma espécie de guia para a pessoa alcançar a verdade e a compreensão da vida. Pode ser chamado também de “lei natural” ou “lei cósmica”

Publicado por

Leonardo Ota

☸️Fundador do Sobre Budismo, praticante do Budismo desde 2011, venho ajudando simpatizantes e iniciantes no #Budismo a entrarem em contato com as práticas e os ensinamentos de #Buda (Dharma).

Acompanhamento Online (Tutoria)

Se na sua cidade não tem grupos budistas, você é simpatizante ou iniciante no budismo, não sabe por onde começar e quer uma direção para iniciar sua jornada, passo a passo, em grupo, do básico ao avançado, clique no botão a seguir:

Deixe o seu comentário