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Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

Inquietação ao meditar


By Equipe Sobre Budismo

O corpo equilibrado e o caminho do meio

Na maioria das vezes, o budismo não fez muita coisa sobre o corpo. A grande maioria das escolas budistas continua focada na mente como a arena da recompensa máxima e concede ao corpo um status muito mais diminuído como um caminho digno de exploração.

O problema inerente a essa atitude é que é a experiência do corpo que fornece o sentimento de lastro para a mente. Se isso for perdido, a mente pode facilmente flutuar em reinos rarefeitos que, por mais elevados que sejam, são apenas uma sombra da consciência que as práticas de meditação são projetadas para revelar. A mente, em última análise, quer se ancorar na presença do sentimento do corpo, não escapar dele. Se você quer uma mente equilibrada, então você precisa criar um corpo equilibrado para apoiá-la.

 

Alinhamento, Relaxamento e Resiliência

Se o corpo está desequilibrado, ele deve criar uma tensão constante para compensar a força da gravidade. Essa tensão se manifestará como discursividade no nível da mente. O verdadeiro equilíbrio do corpo, por outro lado, gera uma facilidade e relaxamento que naturalmente e espontaneamente apóiam a mente desperta. Nas palavras de Sasaki Roshi, “Buda é o centro de gravidade”. Encontrar o centro de gravidade dentro de si significa equilibrar o campo de energia do corpo com o campo gravitacional da Terra.

Esse equilíbrio aparece através da incorporação consciente de três princípios básicos: alinhamento, relaxamento e resiliência.

Alinhamento: Normalmente, pensamos na gravidade como uma força de que precisamos nos unir para ficarmos eretos. Mas a gravidade na verdade funciona como uma fonte de suporte para estruturas que estão adequadamente alinhadas em torno de um eixo predominantemente vertical.

Relaxamento: Um corpo humano que se torna alinhado dessa maneira pode então começar a relaxar. Ele não precisa tensionar a musculatura para compensar a força da gravidade, porque sua estrutura alinhada fornece todo o suporte necessário. Através do relaxamento de suas tensões, ele pode, literalmente, deixar cair seu peso e sua mente, entregando-se à força da gravidade e não tombar.

Resiliência: Para manter sua postura relaxada, um corpo equilibrado começa a fazer movimentos e ajustes espontâneos, sempre de forma leve, sempre de forma tão resiliente. Se o corpo resiste a esse impulso natural de se mover e se mantém rígido, cria tensão e perde o relaxamento.

Destes três princípios, a resiliência pode ser o mais desafiador para os praticantes budistas, que foram ensinados a ficarem muito quietos para que a mente fique imóvel. A quietude, no entanto, implica quiescência, não rigidez, e assim o poeta Zen Ikkyu nos lembra: “Endurecer-se em um Buda é errado”. Se você mantiver seu corpo rigidamente, sua mente se tornará muito ativa e agitada. Se você permitir que movimentos sutis e resistentes passem pelo seu corpo, a mente naturalmente fica mais calma e você permanece relaxado e alerta. Todo o propósito de brincar com o equilíbrio é que ele levanta a cortina de tensão muscular que normalmente oculta as sensações do corpo. Nas palavras do Buda, “tudo o que surge na mente começa a fluir com uma sensação no corpo. Se permanecermos inconscientes dessas sensações por causa do desequilíbrio e da constante tensão muscular, permaneceremos inconscientes de toda a profundidade da mente e perderemos nosso acesso aos estados de espírito saudáveis ​​dos quais o Buda fala. Mas quando o corpo está vibrantemente presente, a mente é naturalmente clara e profunda. Tentar manifestar a mente clara, sem prestar atenção à experiência do seu corpo, é como tentar sair de carro sem primeiro girar a chave na ignição.

Enquanto os princípios de alinhamento, relaxamento e resiliência podem guiá-lo enquanto você explora a relação do seu corpo com a gravidade, o equilíbrio não pode ser sobreposto de fora, mas deve ser sentido por dentro. Essa descoberta de sentimentos é a prática. O equilíbrio nunca aparece como um estado final estático ou um objetivo atingido. É algo para se tocar constantemente, uma dança e uma prática que nunca terminam.

 

Um exercício no equilíbrio

Fique por um momento descalço no chão com os pés se tocando.

Visualize os principais segmentos do seu corpo – seus pés, parte inferior e superior das pernas, pélvis, abdome, tórax, pescoço e cabeça – como blocos de construção que uma criança empilhou uma sobre a outra. Se estes blocos forem empilhados cuidadosamente, um diretamente em cima de outro, a pilha permanecerá de pé. Mas se não estiverem, a coluna provavelmente cairá no chão. Com o menor esforço possível, sinta os principais segmentos do seu corpo alinhados, um em cima do outro, como os blocos de construção da criança.

O alinhamento tem uma sensação distinta de facilidade e sem esforço associada a ele, portanto, tome cuidado para não trazer tensão ao corpo enquanto persuade seus segmentos corporais a um relacionamento mais vertical entre si. Depois, com os pés firmemente plantados no chão, comece a balançar o corpo lentamente como uma unidade – para a direita e para a esquerda, para a frente e para as costas.

Em primeiro lugar, faça seus movimentos bastante extremos, quase ao ponto de tombar. Sinta o que é estar desalinhado e, em seguida, compare isso com a sensação de que o corpo recupera sua verticalidade. Quando o corpo se afasta do alinhamento, você pode sentir tensão e reter; quando o corpo se move de volta para uma estrutura mais alinhada, a tensão e a aderência caem. Mantenha balançando e balançando aleatoriamente, gradualmente, tornando seus movimentos cada vez menores. Eventualmente, você chegará a um lugar onde o corpo não oscila muito.

Enquanto este lugar pode parecer estranho para você, ele também terá um sentimento de correção. O corpo apenas fica de pé, apoiado pela gravidade. Este é o seu lugar de alinhamento. Agora comece a relaxar. Relaxamento é nada mais ou menos do que a entrega do peso do corpo à gravidade. Porque seu corpo está alinhado, você pode fazer isso sem tombar. Começando com sua cabeça, sinta a tensão em seu corpo literalmente caindo. Enquanto a tensão cair diretamente através do bloco de construção embaixo, você ficará em pé facilmente. Você pode deixar sua mente também? Professores espirituais nos ensinam a abandonar a mente – você pode sentir o que pode ser para levar essa instrução literalmente?

É bem provável que esse novo lugar de equilíbrio seja esbelto e inseguro. Maravilhoso! O verdadeiro equilíbrio nunca é estável e estável. Um corpo em equilíbrio está constantemente se movimentando de maneira resiliente. Sinta como é natural permitir que esses movimentos sutis e espontâneos ocorram. Continue se rendendo e deixando ir. Brinque com seu alinhamento. Relaxe suas tensões. Vá com os movimentos que precisam ocorrer para você ficar em pé e relaxado.

Continue monitorando os sentimentos e sensações no corpo. Eles são o guia que ajuda você a manter seu equilíbrio sem esforço. Essas sensações e tons de sentimentos mudam constantemente. Você não pode segurar nenhum deles; você só tem que deixar ir, momento a momento. O que sua mente está fazendo? Veja como, quando você se perde no pensamento, seu corpo imediatamente perde seu equilíbrio. Solte a tensão novamente, permita que o corpo se mova como uma bandeira de oração em uma brisa suave e observe os pensamentos desaparecerem sem esforço.

 

Respiração

Vejamos um dos objetos favoritos de contemplação do budismo, a passagem da respiração. Na maioria das escolas, a respiração é apresentada como um objeto para a mente observar e se concentrar. Nós contamos isso. Nós assistimos o ar entrar e sair de nossas narinas. Observamos como isso faz com que nossa barriga suba e desça. Embora tudo isso seja muito útil para concentrar a mente, o Buda nunca quis que apenas observássemos a respiração, como se estivéssemos assistindo a um desfile a uma distância segura. Ele queria que merguléssemos bem no fundo, mesclássemos a nossa consciência do eu com a ação da respiração que nos tornaríamos respirando e, desse modo, experimentássemos como a respiração, o corpo e o ser são inextricavelmente um. Quando você inspira, faça-o com todo o seu corpo, o Buda nos diz no Satipatthana Sutra.

Para respirar com todo o seu corpo, você precisa sentir a coisa toda, cada pequena célula e sensação, vibrante e palpavelmente viva. Você não pode simplesmente recuar para o observatório frio de sua mente, observando passivamente enquanto a respiração entra e sai, e espera sentir essa união fundamental de respiração e corpo.

Deixe todo o seu corpo se tornar o órgão da respiração. A ação da respiração não precisa limitar-se apenas à boca, à traquéia, aos pulmões, às costelas e ao diafragma. Pode ser sentido mover-se por todo o corpo, como uma onda que se move através da água, causando movimentos sutis em cada articulação. O movimento de tal respiração irá massagear todo o corpo e estimular ainda mais sensações a aparecer.

Esse padrão irrestrito de respiração, no entanto, só está verdadeiramente disponível quando o corpo está equilibrado. A retenção e a tensão que são necessárias para manter um corpo desequilibrado ereto funcionarão como blocos para o livre movimento da respiração, e a respiração permanecerá superficial, as sensações diminuídas. Traga o corpo para equilibrar, no entanto, e a respiração pode se tornar um evento extraordinário que afugenta as teias de aranha internas da mente nebulosa e da sensação monótona.

Entregue-se à sua próxima inspiração, deixe a respiração respirar e simultaneamente relaxe o corpo o máximo possível. Sinta todas as suas energias, todas as suas sensações, da cabeça aos pés, sem deixar nada de fora. Vá para dentro de um lugar onde você possa sentir todo o corpo de uma só vez como um campo relaxado e unificado de sensações. Encontre este lugar e então se entregue ao poder total da inspiração e da expiração, para dentro e para fora, de novo e de novo.

Não force a respiração, mas também não se minta e segure nela. Apenas se renda ao seu poder inato. Ele virá aberto por conta própria, orgânica e naturalmente, às vezes suavemente, às vezes explosivamente. Se você puder se entregar à respiração dessa maneira, ela o levará a uma jornada cada vez mais profunda nas regiões desconhecidas de seu corpo, onde as sensações detidas e não sentidas estão apenas esperando para serem empurradas de seu sono. Com o tempo, à medida que a respiração consegue derreter e curar as restrições à sua expressão mais livre, ela vai limpá-lo da cabeça aos pés.

Este corpo muito
Lembre-se da declaração do mestre zen Hakuin, “Este mesmo corpo é o Buda”. Quando a consciência e a presença sentida do corpo se juntam como um fenômeno único e fundido, o despertar ocorre naturalmente. Considere as seguintes instruções de um dos mais famosos textos do budismo vajrayana, “Song of Mahamudra” de Tilopa:

“

Não faça nada com o corpo, mas relaxe.

Deixe a mente repousar em seu estado natural e informe.

Torne-se um bambu oco.”

 

A única coisa que você precisa fazer com o seu corpo é relaxar. Mas mais uma vez, isso só pode ocorrer se você jogar com equilíbrio. Sem alinhar o corpo, você não pode relaxar completamente e, sem se render aos movimentos espontâneos e resilientes que naturalmente querem ocorrer através do corpo, o relaxamento não pode continuar com o tempo.

O objetivo final do equilíbrio é que ele permite que a corrente da força vital, sentida como um fluxo interminável de sensações, passe livre e continuamente através de todo o conduto do corpo, assim como o vento passando pelo centro vazio de um pedaço oco de bambu. . U Ba Khin, o mestre de meditação birmanês do século XX e proponente de uma das poucas abordagens corporais da prática budista, chamou essa força corporal de nibbana dhatu, literalmente, a força que gera a mente iluminada. Uma vez que esta força é ativada, ela funciona como um fogo de grama que queima os detritos e a escova antigos, preparando o terreno para um novo crescimento. Quando o nibbana dhatu se torna operacional, ele invade o corpo e a mente e queima os resíduos e acrescentos que mantêm a mente iluminada escondida e contida.

Se você joga com equilíbrio, seja praticando a prática formal de se sentar ou se movimentando em sua vida, a condição da mente que você anseia por dar à luz aparecerá gradualmente como uma conseqüência natural. Mas nunca pense que há um final perfeito para equilibrar, que você vai chegar a algum tipo de estado final equilibrado. Tal condição não existe e se tornaria uma grande escravidão se isso acontecesse. Respiração a respiração, sensação pela sensação, tudo se move e se desloca. O equilíbrio está constantemente se ajustando. Apenas continue permanecendo aberto a esse movimento, essa dança contínua de equilíbrio.

 

Fonte: https://www.lionsroar.com/the-balanced-body-and-the-middle-way/

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