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Sobre Budismo : Budismo, meditação, sabedoria e compaixão para o cotidiano

O que o Budismo ensina sobre passar de uma fase da vida para outra.


By Yago Arruda

Embalado e pronto para o que for

Tenzin Wangyal Rinpoche oferece um novo ensinamento sobre a prática do phowa e como navegar pelas várias transições em nossas vidas, incluindo as muito pequenas, estabelece uma base para a navegação das pessoas maiores quando elas chegam.

No sentido mais básico, phowa, como praticado no Budismo Bön tibetano, centra-se na transferência da consciência no momento da morte. Esses ensinamentos podem nos preparar para projetar nossa consciência diretamente em um reino puro no momento da morte, aumentando nossa chance de liberação em uma única vida. O tempo da nossa morte pode parecer remoto e desconectado da nossa realidade do dia-a-dia, mas o phowa começa agora, neste reino da existência. Todos os dias, passamos por um desfile aparentemente interminável de transições, do mundano – um dia, uma semana ou um ano para o próximo – para grandes transições de vida que podem ser muito mais difíceis de se adaptar. Reconhecendo cada transição – reconhecendo que temos uma escolha, nos tornando conscientes e, depois, deixando de lado nosso apego -, também nos preparamos para a grande transição no momento da morte.

Meu professor Yongdzin Rinpoche me disse uma vez que o propósito de praticar o phowa é “estar pronto e pronto” quando o grande momento da nossa passagem se aproxima. Estar embalado e pronto significa exatamente como somos, não trazendo nada conosco. Quer estejamos atravessando para o outro lado desta vida ou simplesmente passando de uma fase da vida para outra, nos esforçamos para entrar de mãos vazias. Os ensinamentos budistas de Bön tibetano nos dizem que as próprias transições – mesmo a grande transição no final desta vida – não são a causa do sofrimento; é nossa insistência em tentar levar as coisas conosco que é o problema. Não podemos aceitar nada e, ao tentar fazer isso, perturbamos nossas mentes. Então, nossa prática é trabalhar com nós mesmos e esse senso de apego, porque todos nós encontramos algo – geralmente muitas coisas – para nos apegarmos.

Temos que prestar atenção e estar dispostos a mudar.

Quando você entrou na sala onde você está agora sentado, no exato momento de entrar, como você entrou completamente? Quão consciente você estava quando cruzou o limiar? Quanto de suas “coisas” – suas histórias, planos, conversas repetidas, o desconforto persistente em sua mente e emoções – você trouxe com você? Cada momento de transição é uma oportunidade para praticar a consciência e a clareza, para aprender sobre nós mesmos, para ver as maneiras pelas quais nos tornamos presos e para deixar ir. Cada vez que praticamos isso, podemos refletir um pouco mais e estar abertos a ver nossos padrões habituais. Temos que prestar atenção e estar dispostos a mudar. E se nos encontrarmos resistindo à mudança, podemos orar para que possamos mudar: “ Eu sei que preciso mudar. Eu posso mudar. Me dê a força para mudar.

Transições diferentes desafiam nossos apegos de maneiras diferentes. Só ir de um dia para outro – de sexta a sábado – não é tão difícil para a maioria de nós. Mas que tal ir de uma temporada para outra, um ano para outro, um emprego para outro, um relacionamento para outro? Cada uma dessas transições se torna mais difícil à medida que nossos apegos e expectativas em torno deles aumentam. Talvez você esteja acostumado a se levantar e correr ou correr todos os dias. Pode chegar um momento em que isso não é mais possível, e você deve esquecer de correr. Esse tipo de mudança pode ser muito difícil de se adaptar. Talvez você sempre tenha tido um tipo de relacionamento com seus pais, mas agora se tornou outro tipo de relacionamento. Agora, em vez de se reunir para churrascos ou festas, talvez você os visite em um hospital ou casa de repouso e segure suas mãos. É uma mudança. Você não está acostumado com isso. É difícil fazer a transição para a nova fase da vida se você ainda estiver ligado ao anterior.

Porque transições maiores são mais difíceis, devemos nos concentrar em nossa capacidade de deixar ir agora. Se você olhar para este momento da sua vida, agora, quantas coisas você poderia deixar de ir? Pense em uma coisa neste momento a que você está ligado, com a qual você está se identificando, que você está se segurando, que causa dor. Talvez você tenha um relacionamento difícil com alguém em sua vida por causa de um rancor que você está segurando, ou talvez o seu apego ao relacionamento em si o esteja retendo. Agora compare como seria difícil abandonar esse apego com o desapego que você terá que fazer no momento de sua morte. Qual você prefere, morrer ou abandonar esse apego? Não há dúvida, certo? Você deixaria esse apego. Então, por que não seguir em frente e fazer isso?

Com consciência, podemos ver que, quando nos debatemos com uma transição, isso tem algo a ver com um apego, seja com uma identidade ou com algo externo. Se você deixar que uma coisa vá, e então outra coisa e outra e outra, então todas as coisas menores que você pode deixar vão te ajudar a ser livre. Cada ato de deixar ir beneficia você, tornando mais fácil abandonar as coisas mais difíceis que acontecerão ao longo do caminho. Se não nos aplicarmos a essas oportunidades de deixar ir, se não conseguirmos lidar com as pequenas coisas que surgem, teremos certamente mais dificuldade em lidar com as grandes coisas.

Deixar ir é como limpar sua garagem ou seu armário. Quantos de nós limpamos nossos armários e encontramos coisas que não estávamos usando? Esta é uma oportunidade simples de praticar o desapego. Quando você abre seu armário e vê algo que você colocou lá há cinco anos atrás, que você não usou, nem sequer tocou, vá em frente e segure-o e deixe isso acontecer! Energeticamente, esses pequenos atos de deixar ir podem ter um grande impacto. Até mesmo a exclusão de fotos do seu telefone, um simples ato de selecionar e excluir, pode aliviar nossos anexos. Você conhece alguém que tem muita coisa, cuja casa quase não tem espaço para as pessoas se moverem, e muito menos qualquer sensação de espaço? Energeticamente, isso não é bom para nós. Em um monastério, os monges limpam muito. Quando eles limpam o gompa, brilhe o chão, limpe o santuário, é visto como uma purificação. Tanto um santuário quanto um armário são mais fáceis de limpar do que os chakras. Se você não conseguir limpar seu canal central, abra pelo menos seu closet e limpe alguns desses bloqueios.

Há muitas maneiras de entrar no próximo momento. Cerimonialmente, socialmente, fazemos várias coisas que são simbólicas. Na tradição tibetana, realizamos muitas grandes cerimônias no final do ano. O final do ano é um tempo para limpar o ano velho, então fazemos purificações e rituais. Levantamos uma bandeira de oração no primeiro dia do ano novo, levantando simbolicamente todas as forças das energias elementares. Em nossas vidas diárias, o princípio é o mesmo. Podemos encontrar uma maneira de extrair o melhor de cada novo espaço, novo tempo, novo propósito, nova missão, novo começo, nova fase da vida, novo momento. Não precisa ser o final do ano. Toda manhã pode ser assim. Na tradição tibetana, todos os dias fazemos uma oferenda de água fresca no altar. Esta é uma tradição antiga e ultimamente tenho sentido uma forte conexão com ela. Trazendo algo novo para o santuário, meu senso do dia à frente parece muito diferente. Essa sacralidade, esse frescor, essa sensação de conexão, de oferecer, aquela sensação de não esquecer o refúgio ou a fonte, conectando-se lá para começar meu dia, é muito poderosa.

Muitas vezes, em momentos de transição, nos comportamos sem consciência. Nós nos comportamos com condição, com dor, com medo. Nós sentimos que não temos escolha. Apenas saber que temos uma escolha pode fazer toda a diferença. A escolha vem quando podemos ter tempo para ficar quietos, silenciosos, espaçosos. Nós praticamos não fazendo, não dizendo, não pensando (não pensar é mais difícil, mas pelo menos não fazer e não dizer). Então, uma vez que nos acalmamos, encontramos um novo espaço a partir do qual podemos fazer e dizer e pensar, e o que fazemos e o que dizemos pode ser diferente do que originalmente tínhamos dito ou feito. Uma coisa que queremos poder ver com clareza e dizer a nós mesmos é: “ Se não for bom, não vou piorar”. Deixe como está.

Temos tantas oportunidades para estar conscientes. Pense em abordar da seguinte maneira: vou lidar bem com essa pequena transição para poder lidar com a próxima e mais difícil ainda melhor. Cada vez que fazemos essas pequenas transições e nos sentimos livres, nos sentimos bem, o mundo se abre para nós. Momentos, lugares, locais, mudanças, transições acontecem o tempo todo na vida. Estas são todas as oportunidades de cultivar e praticar para melhor apoiar a transição da prática de phowa no momento da morte. Além de apenas nos preparar para a grande transição no final da vida, trazer essa mentalidade para os momentos de transição pode tornar nossa vida mais fácil, mais produtiva. No final, seja fazendo a prática do phowa ou andando de um cômodo para o outro, é sobre como claramente entramos, como claramente vamos para o dia seguinte, como claramente vamos para a próxima coisa.

Fonte: https://www.lionsroar.com/packed-and-ready-for-whatevers-next/

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