Todo mundo é um buda

Todo mundo é um buda


Pinterest

Ainda criança, era comum ouvir de nossos pais e avós quando um mendigo parava à porta da residência e pedia algo para comer: “Às vezes, Jesus se finge de necessitado para testar a fé das pessoas”.

Esta é uma alegoria bastante presente no Nordeste brasileiro, retratada sutilmente em um trecho da obra magna do escritor Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida”.

Olhar-se no outro é o primeiro passo para que entendamos que ele, na verdade, somos nós. Não é a Jesus ou ao mendigo que vamos ajudar, mas a nós próprios.

Em seus ensinamentos, Buda Shakyamuni trazia a máxima de que “ao cuidar de si mesmo, você cuida dos outros. Ao cuidar dos outros, você cuida de si mesmo”.

É um processo de retroalimentação espiritual — e, diga-se, não deve apenas ser realizado em épocas natalinas ou nas proximidades de virada do ano. Esta prática deve ser corriqueira em nossas vidas. Dia após dia ajudando as pessoas ao nosso redor, sem haver quereres por trás.

Assim, longe apenas da teoria, vamos ensejando uma mente mais determinada na boa ação (karma), mais focada no agora (atenção) e mais aberta às possibilidades (impermanência).

Quando olharmos, então, para o mendigo à beira do portão, onde apenas uma grade imaginária nos separa — esta “grade” seria a própria estrutura que abre-fecha a casa ou o nosso próprio corpo? —, iremos perceber que fazemos parte de algo maior, de um todo.

“Se a mente é pura, todo mundo é um buda. Se a mente é impura, todo mundo é ordinário”.

Esta citação presente no livro “Perdendo as Nuvens, Ganhando o Céu: Budismo e a Mente Natural” (em livre tradução para o português), de Trulshik Rinpoche, fala claraente sobre estas nossas percepções puras e impuras, as impressões de uma mente condicionada, preenchendo sempre o seu vazio natural com julgamentos e rótulos.

Mas se enxergarmos o “nós” no “outro”, seremos também um buda. Na verdade, já somos.

* * *

Trone-se um patrono do Sobre Budismo

Se acha que este conteúdo gratuito foi benéfico para você e para outras pessoas, seja um patrono do portal Sobre Budismo doando pelo apoia.se/sobrebudismo.

Conheça nossos patronos anunciantes

Editora budista Lúcida Letra:
https://goo.gl/RdGBhp

Ciência Contemplativa:
https://goo.gl/1cTnY9

CompraZen:
https://goo.gl/H7SJz9

Instituto Atentamente:
https://goo.gl/bKgGsn

+ There are no comments

Add yours