Retiro de verão 2012 – CEBB – parte 1/2


Pinterest

Imagem do templo no CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatvas) em Viamão/RS

Neste post irei compartilhar com vocês a maravilho experiência que tive ao ir para o retiro de verão no CEBB em Viamão/RS em Janeiro de 2012. Foi um retiro sobre aprofundamento em meditação e foram 10 dias de muitos ensinamentos e práticas, bons companheiros, tranquilidade e harmonia. Foi uma das melhores experiências que tive nos últimos anos, pois conheci pessoas maravilhosas, fiz várias amizades, aprendi muita coisa e mudei a minha perspectiva sobre a minha própria vida (veja também sobre o retiro que participei em Agosto/2011 – SP – Meu primeiro retiro no budismo).

O que é o CEBB?

O CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatvas) foi criado em 1986 em Porto Alegre pelo então professor universitário Alfredo Avelino. É um centro de práticas budistas com retiros, eventos (como a vinda das relíquias do Buda), palestras, práticas formais (Pujas), encontros e conversas com outras tradições religiosas. Hoje o CEBB está localizado na área rural de Viamão onde moram 30 60 pessoas entre voluntários e moradores fixos, praticantes e não praticantes de diversos estados do Brasil. Ao todo, são 18 casas, sendo que uma é reservada aos retiros longos. A área total é de 10 12 hectares e está localizada a três quilômetros do centro da cidade de Viamão.

Imagem do CEBB Caminho do Meio

A viagem

Saí de Uberlândia/MG dia 11, 22h à noite e cheguei a SP no dia seguinte às 7h manhã. Como estava de férias e queria economizar com passagem de avião, resolvi ir de MG para SP de ônibus e de SP até Porto Alegre de avião e com isso eu economizei R$500,00 reais. O que me permitiu comprar no CEBB, livros, lembranças para os amigos e almofadas para meditação.

Imagem da Rodoviária de Uberlândia

Outra coisa legal, foi que, como meu voo saia apenas 17h de SP para o RS eu aproveitei e dei uma volta em SP. Fui primeiro para a AV Paulista e aproveitei para comprar 3 livros (O que faz você ser budista? Dzongzar Jamyang, A Essência do Sutra do Coração – Dalai Lama e A Arte de Meditar – Matthieu Ricard) na Livraria Cultura da Paulista. Fiquei maravilhado com o tamanho da loja e não pude deixar de levar alguma coisa.

Depois da Paulista fui almoçar no bairro da Liberdade e andei um pouco pelas galerias e lojas de lá. O lugar é bem legal, e normalmente quando vou pra SP tento almoçar em algum restaurante chinês, pois gosto muito deste tipo de comida.

Imagens da Avenida Paulista e Bairro da Liberdade - SP

Outra coisa que vi no metrô foi uma máquina de livros onde você coloca o valor que quiser e compra o livro. Vi também umas pinturas bem legais nas paredes e exposições de arte.

Imagens do metrô em São Paulo

Chegada

Cheguei 22h a noite. Fiz o check-in e fui para o alojamento. A recepção foi ótima. Encontrei algumas pessoas que conhecia e fui para o alojamento. Como havia chegado um dia antes do retiro começar, o alojamento estava quase vazio. Dormi igual uma pedra, pois a viagem foi muito cansativa.

Alojamentos

Fiquei no alojamento masculino que se chama “Roda do Dharma”. A organização estava maravilhosa, pois todos os dias o pessoal levava frutas, chá, água quente e bolacha. O quarto possuía 2 banheiros com chuveiro elétrico e a gás. Nele colocaram 12 beliches onde cada um deve levar suas próprias roupas de cama.

Imagens do Alojamento do CEBB Caminho do Meio

Dicas

Caso algum dia você tenha interesse em ir para qualquer retiro leve: Saco de dormir, pois é pequeno e fácil de carregar. Você pode usá-lo para cobrir ou forrar o local onde irá deitar. Duas toalhas, pois servem para cobrir, fazer de travesseiro, enrolar alguma coisa, além é claro, de enxugar. Leve a menor quantidade de roupa se o local possuir tanque ou alguma maneira de lavá-las. Deixe um dinheiro reserva no banco caso você para possíveis imprevistos (eu ajudei um cara no terminal Tietê e quase fiquei sem grana para voltar).

Eu levei uma mala muito grande com muita coisa e isso tornou minha viagem muito cansativa por isso da próxima vez irei levar a menor quantidade de itens possível.

Refeições

A comida vegetariana! Que coisa boa comer uma comida tão saudável. Nunca senti o meu corpo tão bem quanto neste retiro. O pessoal que cuidou da cozinha cuidou muito bem da nossa saúde preparando refeições deliciosas.

Imagens de um prato com comida vegetariana no CEBB Caminho do Meio

A comida vegetariana também implica diretamente na prática, pois como é leve o corpo absorve melhor e mais rápido. Quando vamos para a prática a digestão já foi feita, então pode seguir melhor, além de ser ótimo para a saúde.

Pratos com comida vegetariana no retiro de verão em 2012

Este é o fim da primeira parte sobre o retiro, pois ficou muito grande. Leia a 2º parte do Retiro de verão 2012 – CEBB – parte 2/2 Espero que você tenha gostado e que de alguma maneira eu possa trazer algum tipo de benefício às pessoas com o relato da minha experiência.

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment