Relaxar é preciso (Prática de meditação conduzida)


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Relaxar é preciso (Prática conduzida) - Blog Sobre Budismo

Neste post você aprendera meditação shamata (meditação para estabilizar a mente). Primeiro você encontrará um texto com as orientações teóricas e no final você poderá ouvir um áudio com a meditação conduzida. Boa meditação!

O texto a seguir foi extraído do blog Cultivando o Equilíbrio escrito pela Jeanne Pilli.

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As práticas de shamatha, ou quiescência, podem começar com uma prática preliminar, com ênfase no relaxamento.

Começamos relaxando e tranquilizando o corpo. O relaxamento é algo que precisamos treinar. Apesar de parecer bem simples, relaxar é uma habilidade, como qualquer outra. Aqui treinamos um relaxamento cada vez mais profundo, sem perder a acuidade mental. Como em toda prática de shamatha, cultivamos um equilíbrio. Neste caso, um equilíbrio entre um relaxamento profundo e o grau de alerta com o qual iniciamos a prática.

Passamos então para a respiração, estabelecendo-a em seu ritmo natural. Esta é uma forma de silenciarmos internamente, de reduzir o bla bla bla interno. Aqui há um desafio: como observar algo bem de perto, sem interferir? É essa habilidade que vamos cultivar. Estabelecer a respiração em seu ritmo natural ajuda a relaxar, e vice-versa.

Por fim, tomamos a decisão de apenas durante esse curto período, deixar as preocupações de lado. Nos damos ao luxo de permanecermos conscientes apenas do momento presente, sem nos deixarmos arrastar por distrações e sem nos fixarmos a nada.

A prática tem a duração de vinte e quatro minutos – um gatika – período não tão curto ao ponto de não colhermos os benefícios da prática e nem tão logo ao ponto de nos cansarmos.

Agora, procure uma posição confortável, sentado em uma almofada ou em um banquinho. É importante que você possa relaxar o corpo na posição que escolher.

Relaxar é preciso - Blog Sobre Budismo

Foto do site: http://www.practicemeditation.net/meditation-posture/ (Atualmente fora do ar)

Você pode também praticar deitado, em savasana. Se preferir se deitar, reserve essa posição apenas para a meditação, e assuma uma postura interna de meditação.

Posição de savasana, Meditação - Blog Sobre Budismo

E então, boa prática!

Áudio para prática de meditação conduzida



Este áudio é a tradução de uma meditação originalmente conduzida pelo Professor Alan Wallace. Se para você for fácil compreender uma condução em inglês, a seguir você pode acessar o link onde há muitas e muitas práticas disponíveis: Phuket Podcasts.

Veja também

Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]

Se você é um praticante avançado, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/aprofundamento/” color=”blue” size=”xsmall”]Aprofundamento[/button]

Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]

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7 Comments

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  1. 4
    Adriano albino

    Leonardo muito bom teu blog, gosto muito do budismo, se for possível manda pra meu E.maio as novidades também praticas já fiz alguns retiros com o lama padma. um abraço Adriano Albino.

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