Quais são os seus/meus  obstáculos?

Quais são os seus/meus obstáculos?


Pinterest

Eu pensei em criar esta sessão no blog para expor os meus obstáculos, tanto na prática de meditação e estudos do budismo, quanto obstáculos do dia-a-dia. Acredito que se eu contar não só os problemas, como também o que consegui encontrar como solução ou saída para eles, eu poderia ajudar outras pessoas, mas não dizendo como elas devem sair dos próprios problemas, pois estaria mentindo, eu não tenho saída para os seus problemas, no entanto, posso mostrar com as minhas próprias experiências como podemos tentar olhar as situações de ângulos diferentes. Tudo depende do olhar e de como vemos a situação.

Quais são os meus obstáculos?

Nada melhor para começar do que falando dos meus próprios obstáculos. Eu acho que é muito fácil vir aqui e escrever o que as pessoas deveriam ou não fazer, como deveriam agir, porém acho muito mais interessante usar minhas experiências como exemplo.

O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos.

Vou falar sobre a minha prática de meditação que não anda lá essas coisas. Meditar é muito importante para manter a mente calma e diminuir os impulsos automáticos que temos em relação às situações (para não generalizar, este é um dos objetivos da meditação Shamata que pratico sob orientação de um instrutor). Eu sei que devo praticar mais e melhor e eu estava em um ritmo bom, só que de algumas semanas para cá eu diminuí o ritmo de prática e fiquei alguns dias parado. Minha energia não está tão intensa para a meditação como antes. Penso que possa ser devido aos momentos de empolgação que tive só que isso passou. Os problemas do dia-a-dia também aumentaram um pouco e a correria do final de ano com trabalho, faculdade e freelas fizeram com que eu “empurrasse” a meditação um pouco para o lado. Não estou contente com isso, porém quero voltar a praticar regularmente.

Minha solução para este obstáculo

Normalmente quando isso ocorre, eu logo procuro estudar e contemplar novamente os 4 Pensamentos que transformam a mente (posso criar um post com o Lama Padma Samten explicando os 4 Pensamentos que transformam a mente), pois é um ensinamento rápido e que te faz dar um senso de urgência para a prática espiritual. Vou apenas escrever quais são:

  • A vida humana preciosa
  • A impermanência de todos os fenômenos
  • As estruturas internas – Carma
  • O sofrimento da existência sem lucidez

Estes ensinamentos me ajudam muito quando eu deixo de meditar ou estudar os ensinamentos para fazer algo que eu sei que irei perder tempo.

Quais são os seus obstáculos?

Se você quiser deixar um comentário falando um pouco sobre os seus obstáculos e o que funciona como solução seria legal para trocarmos experiências. Eu não irei te ensinar como sair deles ou resolvê-los, porém podemos aprender juntos um com o problema do outro.

Eu irei escrever mais sobre obstáculos. Se você quiser enviar alguma história de um problema ou a sua própria história para trocarmos experiências seria bem legal. Eu quero te ouvir. Pode parecer brincadeira, só que é sério, eu tenho um grande problema em parar para realmente ouvir as pessoas e esse seria uma boa oportunidade para começar melhorar este obstáculo que eu tenho. Esse também será o tema do próximo post desta categoria. Não consigo ouvir bem as pessoas, pois fico ocupando minha cabeça com perguntas e dúvidas enquanto o outro está falando.

Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não o levará a lugar nenhum.

Categories

3 Comments

Add yours
  1. 2
    Mel

    Gostei da imagem usada no post. :-)

    Me vi ali, pequenina, empurrando a barriga da dificuldade.

    Tomei refúgio no budismo tibetano em 2009 e desde então tento ser uma boa budista, mas como você coloca de uma forma bem legal no seu post, nem sempre é fácil.

    Atualmente estou com o mesmo problema em relação à meditação e decidi não colocar um tempo fixo e hora fixa para meditar. Tento meditar duas vezes ao dia, na hora que dá, mas com o compromisso de fazê-lo. Me tirou um peso grande e parece estar funcionando. :-)

    Adorei seu blog!

    Tashi delek!

+ Leave a Comment