Preocupações Mundanas

Preocupações Mundanas


Pinterest

O Sutra Maior de Amida (Daikyo) diz:

O Buddha afirmou ao Bodhisattva Maitreya, aos devas e aos seres humanos:  “A virtude e a sabedoria dos sravakas e dos bodhisattvas na terra de Amitayus são indescritíveis. Aquela terra é sublime, bem-aventurada, serena e pura. Por que vocês não praticam diligentemente atos benévolos, não refletem sobre a naturalidade do Caminho e não percebem que ele está acima de todas as discriminações e que possui o poder de penetrar ilimitadamente? Cada um de vocês deveria realizar um grande esforço para chegar ao Caminho. Esforcem-se para escapar do samsara e nascer na Terra da Paz e da Abundância. Assim, tendo sido destruídas as causas dos cinco reinos malignos, elas cessarão naturalmente e vocês progredirão sem impedimentos na busca do Caminho. A Terra Pura é fácil de alcançar, mas muitos poucos seres chegam realmente até ela. Ela não rejeita ninguém e atrai natural e infalivelmente os seres. Por que vocês não abandonam os assuntos mundanos e empenham-se em entrar no Caminho? Se fizerem isto, obterão uma vida infinitamente longa e uma bem-aventurança ilimitada.

“As pessoas do mundo, fracas na virtude, empenham-se na discussão sobre assuntos que não são urgentes. No meio de uma perversidade abjeta e de aflições extremas, estas pessoas trabalham arduamente para ganharem as suas vidas. Não importa se nobres ou corruptas, ricas ou pobres, jovens ou idosas, homens ou mulheres, todas estas pessoas atormentam-se com relação à riqueza e aos bens materiais. Neste assunto, não há diferença entre pessoas ricas e pobres. Ambas possuem as suas ansiedades. Suspirando desanimadas e tristes, elas acumulam pensamentos angustiantes ou, guiadas pelos seus desejos internos, correm freneticamente em todas as direções e, assim, não dispõem de tempo para um descanso em paz.

“Por exemplo, se elas possuem terras, elas preocupam-se com estas terras. Se possuem casas, elas inquietam-se com relação a estas casas. Elas estão também ansiosas com relação aos seis animais domésticos, tais como vacas e cavalos, com relação aos empregados e empregadas, ao dinheiro, à riqueza, às roupas, à comida e à mobília. Com os seus problemas se aprofundando, elas suspiram repetidamente e a ansiedade crescente as tortura e as atemoriza. O infortúnio súbito pode acontecer a elas: todas as suas posses podem ser destruídas pelo fogo, varridas pelas inundações, saqueadas por ladrões ou capturadas por adversários ou credores. Assim, uma inquietante tristeza as aflige e perturba incessantemente os seus corações. A raiva apodera-se de suas mentes, mantendo-as em constante agitação, aumenta crescentemente a sua pressão, endurece os seus corações e nunca os deixa em paz.

“Quando as suas vidas chegam ao fim nestas condições de agonia, as pessoas do mundo devem deixar a todos e a tudo para trás. Mesmo as pessoas nobres e ricas possuem estes tormentos. Com muita ansiedade e medo, elas sofrem com estas aflições. Afetadas por suores frios e por febres, elas experimentam dores persistentes.”

Meditemos…

Categories

1 comment

Add yours
  1. 1
    PAULO, TORRES RS

    DAS ESCOLAS QUE VIVENCIO AQUI A TERRA PURA É QUE ME AFINIZO MAIS, SEUS ESCLARECIMENTOS SÃO MAIS LOGICÓS E MUITO EFICIENTES. NAMASTÊ REVERENDO.

+ Leave a Comment