
Quando fui a um templo em 2012, fiquei muito curioso ao ver estes símbolos budistas pintados e esculpidos por todo o templo e resolvi pesquisar o seu significado. A seguir você conhecerá o significado de cada um deles.
Os oito símbolos auspiciosos

O Guarda-sol: O guarda-sol é o símbolo da dignidade real e proteção contra o calor do sol e representa proteção contra o sofrimento.

Dois peixes dourados: Os dois peixes eram originalmente um símbolo do rio Ganges e Yamuna, mas passou a representar a boa sorte em geral, para os hindus, jainistas e budistas. Dentro do budismo também simboliza que os seres vivos que praticam o darma não têm medo de se afogar no oceano de sofrimento, e podem migrar livremente (escolher seu renascimento) como um peixe na água.

A Concha: No budismo, uma concha branca representa o som do darma despertando os seres da ignorância.

A Flor de Lótus: O lótus está enraizado na lama profunda e seu caule cresce através da água turva. Mas a flor se eleva acima da sujeira e se abre ao sol, linda e perfumada. No budismo, o lótus representa a verdadeira natureza dos seres, que se levantam através do Samsara para a beleza e clareza da iluminação. Veja o significado das cores:
- Branco: Pureza mental e espiritual
- Vermelho: O coração, compaixão e amor
- Azul: Sabedoria e controle dos sentidos
- Pink: O Buda histórico
- Roxo: Misticismo

A Bandeira da Vitória: O estandarte da vitória significa a vitória do Buda sobre o Demônio Mara e sobre o que Mara representa – a paixão, o medo da morte, o orgulho e a luxúria.

O Vaso: O vaso do tesouro está cheio de coisas preciosas e sagradas e, não importa o quanto são retiradas, ficará sempre cheio. Ele simboliza vida longa e prosperidade.

A Roda do Darma: A roda de Darma, também chamado de Dharma-chakra ou Dhamma Chakka, é um dos mais conhecidos símbolos do budismo. A roda tem oito raios e representando o Caminho Óctuplo. Segundo a tradição, a Roda do Darma foi girada pela primeira vez quando o Buda proferiu seu primeiro discurso após sua iluminação.

O Nó Infinito: O nó infinito, com suas linhas fluídas e entrelaçados em um padrão fechado, representa a origem dependente e a inter-relação de todos os fenômenos. Significa também causa e efeito da união de compaixão e sabedoria.
23 Comentários
Vânia Caldeira Ramos
Te parabenizo por essas informações, fiquei muito feliz em conhecer esses símbolos, também estou interessada!
Wendy Freitas (@WendyFreitas)
Eu ainda não conhecia os oito simbolos auspiciosos, apesar de frequentar (pouco tempo) o CEBB aqui em Natal/RN.
Ótimos esclarecimentos. Valeu!
Eloy
A Roda do Darma tem no centro 3 divisões que representa as 3 jóias: buda, darma e sanga. Os 8 raios representa o nobre caminho de oito passos, mas 4 são maiores, estes representam as 4 nobres verdades.
Dulce Botelho da Silva
tenho lido bastante sobre tudo o que editam no PC tenho me intreçado bastante sobes todos os concelhos e palavras que apazigoam o meu corarão. Gosto de tudo o que leio é bom faz me muito bem. obrigada por tudo
Leonardo Ota
Muito obrigado por comentar e pela visita, Dulce! Um abraço!
Edison de Aragão Bevilaqua
Gostei da iniciativa e gostaria de indicações de leituras sobre viver (com relação ao próximo) sem expectativas.
Edison
Leonardo Ota
Muito obrigado, Edison! Abraço!
Luciana Mello
Oi Leonardo Ota, eu sou estudante de arquitetura e vou fazer um projeto arquitetonico de templo budista, mais especificamente o vajrayana, e gostaria de saber mais a respeito da construção em si, será que você tem essa informação, pode me falar sobre as necessidades dos praticantes, a função real do templo, os que eles precisam dentro do templo e o que praticam lá. Se pudesse me dar seu contato eu agradeço.
Leonardo Ota
Olá, Luciana!
Pode me enviar um e-mail que verei se encontro as pessoas certas para esclarecer suas dúvidas: ota.leonardo@gmail.com
Muito obrigado por comentar!
Luciana Mello
Olá, Leonardo,
Já enviei o e-mail, obrigada .
SIMONE SANTOS LIMA
adorei esse artigo!!!!
Debora Araujo
Parabéns pelas informações, e pelas fotos também. Visitei seu perfil no facebook.
Namastê.
__/\__
ketlyn
eu nao gostei porque eu procuro:hinduísmo,cristanismo,budismo,espiritismo,judaísmo e umbamba!!!mas,valeu….
andre
Adorei seu site. Estou estudando o budismo a algum tempo e tenho sentido uma afinidade muito forte com a tradição. Adquiri um objeto no templo de Foz do Iguaçu e acho que o vaso. grato pela esplicação
chico
o que é o simbolo no centro da roda? parece yin-yang mas com tres componentes…
Juliano
Buda. Chama, sanga
Juliano
Chama não, SANGA.
Laísa
Adorei o artigo. Há tempos procuro por site de cultura budista e que explique de forma clara e relevante. Parabéns.
Camila
Boa tarde, achei muito interessante o artigo, acho o budismo incrível, e gostaria de fazer uma pergunta, sou totalmente leiga e gostaria de saber o significado da flecha, sol e lua na cultura budista, todos no mesmo desenho.
Mariângela Portela
Parabéns por abrir e manter este espaço de divulgação de verdades profundas.
Maria Cunha
Obrigada por nos disponibilizar uns simbolos tão bem desenhados e com umas cores tão bonitas
Pingback:
Pingback: