
Oito Versos que Transformam a Mente
“Texto composto por Geshe Langri Tangda. Extraído de “The Union of Bliss and Emptiness”, de autoria de Sua Santidade o XIV Dalai Lama. Este texto foi introduzido no dia 27 de Abril de 2006 por Sua Santidade o XIV Dalai Lama no Templo Zu Lai em Cotia/SP. Sua Santidade mesmo salientou que lê este texto todos os dias e recebeu esta transmissão do comentário de Kyabje Trijang Rinpoche. Lembrou ainda que deveríamos ler Lojong Tsigyema todos os dias e, assim, incrementarmos nossa prática do ideal do bodisatva.”
-
Com a determinação de alcançar
O bem supremo em benefício de todos os seres sencientes,
Mais preciosos do que uma jóia mágica que realiza desejos,
Vou aprender a prezá-los e estimá-los no mais alto grau. -
Sempre que estiver na companhia de outras pessoas, vou aprender
A pensar em minha pessoa como a mais insignificante dentre elas,
E, com todo respeito, considerá-las supremas,
Do fundo do meu coração. -
Em todos os meus atos, vou aprender a examinar a minha mente
E, sempre que surgir uma emoção negativa,
Pondo em risco a mim mesmo e aos outros,
Vou, com firmeza, enfrentá-la e evitá-la. -
Vou prezar os seres que têm natureza perversa
E aqueles sobre os quais pesam fortes negatividades e sofrimentos,
Como se eu tivesse encontrado um tesouro precioso,
Muito difícil de achar. -
Quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa,
Ou a insultarem e caluniarem,
Vou aprender a aceitar a derrota,
E a eles oferecer a vitória. -
Quando alguém a quem ajudei com grande esperança
Magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo,
Vou aprender a ver essa outra pessoa
Como um excelente guia espiritual. -
Em suma, vou aprender a oferecer a todos, sem exceção,
Toda a ajuda e felicidade, por meios diretos e indiretos,
E a tomar sobre mim, em sigilo,
Todos os males e sofrimentos daqueles que foram minhas mães. -
Vou aprender a manter estas práticas
Isentas das máculas das oito preocupações mundanas*,
E, ao compreender todos os fenômenos como ilusórios,
Serei libertado da escravidão do apego.
*As oito preocupações mundanas são:
- Gostar de ser elogiado / Não gostar de ser criticado
- Gostar de ser feliz / Não gostar de ser infeliz
- Gostar de ganhar / Não gostar de perder
- Desejar ser famoso / Não gostar de ser ignorado
Link com texto comentado por S.S. o Dalai Lama: Oito Versos que Transformam a Mente

105 Comentários
joao vaz
Leo parabéns pela iniciativa do blog e da fan page. Passei por algumas dificuldades e aproveitei para aprofundar o estudo sobre o budismo. Seu site tem me ajudado bastante! É muito bom sempre ao abrir o facebook ter uma palavra que lembre do caminho. Muito obrigado.
marilia
Tentando seguir pelo caminho da paz!
Diana Márcia Carvalho
Gostaria de Parabenizá-lo Leo pela bela iniciativa do blog. Aqui encontro mensagens que me educam e me fazem repensar as posturas adotadas cotidianamente. Paz e Bem <3 _/\_
mariana almada
Muito bom ler isso aqui, me fez muito bem! Continue postando.
fernando de souza martins
Eu realmente não entendo pq devo me sentir insignificante e considerar os outros supremos, eu acredito que a verdade é o maior guia e se vc tem um valor, advinha? Vc tem, pq se sentir insignificante, então?
Rian
Acredito que não compreendeu corretamente o sentido de “insignificante” do texto. A ideia está em olhar para os outros como sendo o que existe de mais valioso em seu mundo, e desta forma compreenderá que questionar sobre sua auto imagem não tem sentido e que é, portanto, um ser insignificante. Quando limita-se a olhar unicamente para o brilho dos olhos de seu semelhante, independente de quem ele for e do que faz, afasta toda preocupação que carrega consigo acerca de seu próprio eu. Desta forma, não deverá se ocupar sobre a tarefa de se libertar das preocupações mundanas, visto que estas vão naturalmente esvair-se. Ainda, acho interessante refletir sobre o seguinte: Esses versos são conselhos que resultariam numa realidade em que todos se sentiriam insignificantes perante o próximo, e ao próximo considerariam supremo. Seria esta uma sociedade ideal?
gloria ines ramos de andrades
sou seguidora de dai lama na medida do possivel e ja li muito sobre ele mais estes 8 itens e muito forte e realmente e para refletir continue publicando sim e a gente agradece
Barbara Peters
Adorei o Blog! É sempre bom ler esses textos para espantar os pensamentos negativos e atrair o bem! beijosss
Samantha
Leo. Seu blog é mto positivo. Tenho acompanhado quase todos os dias. Estou cada dia mais interressada pelas praticas budistas. Continue com os posts!
Leonardo Ota
Muito obrigado, Samantha!
Angela Maria Ribeiro Blankenheim
Olá Leonardo! Sou professora de yoga e quanto mais ensino, mais aprendo, e quanto mais aprendo menos sei.
Teus post são maravilhosos.
Me sinto honrada de ser comtenporânea do Dalai Lama.
Se sairmos da pequenez do Ego e conseguirmos ver os outros como Mestres que estão no nosso caminho para que apredamos as lições que devemos aprender nesta vida, então realmente devemos revenrenciar a todos como Supremos. Leva um tempo até conseguirmos enxergar isso.
Abraços e obrigada.
Leonardo Ota
Obrigado, Angela! Sim, temos muito o que aprender ainda =)
bodhananda,mario guimarães
continue ,grato !
Susana Lima
Parabéns pelo seu Blog.
Mas não basta postar.!!!..e necessário esclarecer e ser ativo na compreensão dos ensinamentos…para que os mesmos cheguem até outros e possam contribuir efetivamente para sermos melhores em cada dia das nossas vidas!!
Esclareça no seu entender o Fernando Sousa Martins,!!! e já agora…
.no ensinamento 6. Quando alguém a quem ajudei com grande esperança
Magoar ou ferir a minha pessoa,…… como é que eu posso ver como um Como um excelente guia espiritual ?????
Agradecida
Leonardo Ota
Olá, Susana! Obrigado por comentar.
Se você deseja um esclarecimento, peço que procure um professor, pois o objetivo deste blog é compartilhar os ensinamentos e não esclarecê-los, até mesmo porque se eu der a minha interpretação, estarei fazendo baseado nos meus referenciais e pontos de vistas e só um professor poderá lhe explicar o ensinamento tal qual ele realmente é em sua essência. Cada um irá interpretar esse texto baseado no seu próprio mundo interno e segundo a posição da sua mente. Se você está operando sua mente a partir do reino dos infernos, você irá interpretar de uma maneira, se tiver com sua mente operando a partir do mundo dos seres carentes, sua interpretação será outra, estudo sobre os seis reinos.
Não entendi a sua fala: Esclareça no seu entender o Fernando Sousa Martins,!!! e já agora…. Como assim, já agora? Não estou aqui para servir e esclarecer, mas para compartilhar. A interpretação fica por conta de cada um e o interesse por entender e se aprofundar também.
Nando
Léo, gostei do seu blog…
Achei apenas desnecessária essa última parte da sua resposta.
As pessoas procuram seu blog para obter conhecimento, lucidez e, consequentemente, ser pessoas melhores.
Elas utilizam os praticantes de determinada doutrina como paradigmas e, quando não encontram neles isso (o que é normal) elas se decepcionam e acabam deixando os ensinamentos de lado.
Apenas uma dica.
Leonardo Ota
Nando, tudo bem?
Escrevi aquele trecho que tu achou desnecessário apenas para deixar algumas coisas claras por aqui. Eu sempre deixei bem claro o objetivo deste espaço. Eu sou apenas um praticante leigo e procuro postar conteúdo de mestres, citações, trechos de livros, justamente para não passar pelo meu filtro, pois sou falho, não sou um buda e irei decepcionar muito, sempre. Eu só acho estranho a maneira como a Susana Lima escreveu pra mim e deixei as coisas um pouco esclarecidas. Por mais que eu esteja postando e tentando cuidar de tudo por aqui, eu irei errar, pois sou apenas um praticante iniciante com a vontade de compartilhar o que estudo. Não leve a mal. Um abraço e muito obrigado por comentar e me dar essa dica.
Patrícia
Susana, quando alguém traz sofrimento para a minha vida, traz também a oportunidade de me fazer evoluir espiritualmente, através do próprio sofrimento. Por isso essa pessoa é meu “guia”. Aquele que me faz sofrer é o mesmo que me dá a chance de despertar para o perdão, a aceitação, a compaixão e o amor. Se eu odeio alguém que me magoou, serei obrigado a viver com o ódio, o rancor, a guerra, dentro de mim. Mas se me comprometo com o perdão, então viverei com o amor, a compaixão, a paz, a gratidão. É uma escolha minha.
“O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”.
Acho q é por aí… mas posso estar errada também… afinal sou NADA!
Suely Maria
Ah, q dificil, Leo! Mas estou determinada a ler todos os dias e tentar, humildemente, mudar minha mente. Obrigada por compartilhar tanta sabedoria e, assim, nos dar a oportunidade de sermos menos mediocres diante nos mesmo. Abraços.
maria jose
oi Leo,
a vida é assim mesmo eterno aprendizado. Li outro dia alguém ilustre falando que “nada temos que aprender com um fracassado do qual devemos manter distancia” nao resisti, joguei todo meu repudio e depois fui ver no wik quem era o cara…. se tivesse visto antes não falaria o que falei, mas deixei ficar assim mesmo o tal é professor doutor inclusive de universidade do exterior , aquela famosa… que começa com … sei lá acho que H, mas tomei as dores do fracassado! Todos nos fracassamos em alguma coisa e vencemos em outras, mas nem porisso temos que ter qualquer um dos carimbos! \E aí cabe uma nova reflexão até Platonica: o fracassado é infeliz? O vitorioso é feliz? depende… tudo é reçlativo, se voce conseguiu seu sucesso tendo que sacrificar seus semelhantes que felicidade haverá nisso? Voce será um eterno infeliuz porque vai repudiar a si mesmo, terá asco de si, nojo e desejo até de autosacrificio se definhando e se punindo, não é assim? Sei lá… estou filosofando! Gosto de fazer estes exercicios, me levam ás vezes a me compreender e me aceitar e aceitar os outros! desculpe p entusiasmo!abraçao
Leonardo Ota
Maria Jose, muito obrigado por comentar, pela visita e por compartilhar suas ideias. Um abraço!
susana Lima
Caro Leonardo,
Obrigada pelos seus esclarecimentos, não tive qualquer intenção de provocar qualquer tipo de agressividade que acabou de revelar na sua resposta ao meu comentário.
Pensava que este espaço além da partilha de textos, seria também um ponto de partida para reflexão e discussão dos mesmos,com vista a um melhor conhecimento de nós proprios e dos outros como forma de evolução, por isso pedi-lhe esclarecimento para os ensinamentos, nada mais !!
Peço desculpa se realmente lhe causei algum desconforto com o meu comentário, mas não era minha intenção.
Ficarei sempre atenta a mais post seus, e vou aceitar a sua sugestão e procurar um professor.
Agradecida
Caroline
Olá, tenho lido muitos textos do blog e gosto de todos! Obrigada por compartilhar esses ensinamentos!
Cristina D
« Para um praticante espiritual, os inimigos têm um papel crucial.No meu entender, a compaixão é a essência de uma vida espiritual. Afim de ser plenamente recompensado pela prática do amor e da compaixão, o treinamento da paciência e da tolerância é indispensável. Não há coragem alguma que se assemelhe à da paciência, como também não há desconforto pior que o da raiva. Em consequência, nossos esforços devem ser todos empenhados não para morrer de raiva contra nosso inimigo, mas para revigorar nossa prática da paciência e da tolerância ». Dalai Lama
Aprecio muito o Dalai Lama seus ensinamentos e seus exemplos mas não vejo eficácia no mundo ocidental. Cada uma das verdades ditas por êle são facilmente aplicáveis entre sêres que tem poucas preocupações cotidianas ou sêres de um nível superior que já compreendem os efeitos do amor ao próximo.
Essa leveza e refinamento de sentimentos em certas sociedades mais primitivas (como a nossa) produzem muito tardiamente ou nunca, os efeitos esperados.
Acredito na ação como meio de melhorar o ambiente em que vivo e a teia humana a qual pertenço. Acreditar na paciência como atributo da coragem é generalizador e o limite entre a justiça e a compaixão podem não ser bem compreendidos.
Parabéns pelo blog, e pela oportunidade de reflexão que vai proporcionar aos que por êle passarem !
Silvina
Querido Leonardo, grata por partilhar estes textos maravilhosos, repletos de lições de vida os quais lemos com a esperança de os conseguir por emprática.
Sabe bem saber que não estamos sós neste caminho, o próprio Dalai Lama afirma não ser perfeito, logo, como o poderiamos ser nós?
Bem haja!
Joel
Leonardo, com licença de dar uma luz a nossa amiga Susana lima. Esclarecendo o verso 6. Ajudar alguém com esperança ta errado. Não deixe sua mão direita saber oque a esquerda deu. De graça recebeu de graça dai. etc… Quem se fere é o ego. Então essa pessoa realmente é um mestre porque esta mostrando a vc que ainda tem ego. Tbém sou estudante. Posso ter cometido erro na minha interpretação. Mas quem não erra é porque não faz.
marcia
é, cara, tu tá precisando msm exercer mais o q tu prega…
José Rodrigo
Boa noite. Gostei muito dessa postagem! Também achei um grande desafio por em prática, um vez que é justamente o contrário que aprendemos em nosso sociedade. Mas tenho grande desejo de compreender essas práticas e aplicá-las.
Um abraço,
José Rodrigo
Luciane
Olá Leo primeiro dia de 2013, aqui estou em sintonia com o seu Blog, que não foi por acaso que o achei!Muito gostoso de ler! Parabéns bom ano, boas novas!
Leonardo Ota
Muito obrigado, Luciane!
Tarciso Manfrenatti
Leo, muitíssimo obrigado!!! a fan page e o blog são maravilhosos! estou aprendendo muita coisa por aqui!!! Parabéns pela iniciativa!!!
Pedro Silva
Leo, descobri hoje este blog e estou bastante entusiasmado com aquilo a que te propuseste. Também eu comecei a meditar há pouco tempo (5 meses) e posso dizer que me sinto uma pessoa mais calma e instrospetiva. Antigamente era tal e qual como te descreves.
Gostei particularmente deste post acerca dos 8 versos. Vou ficar atento a novos textos e ensinamentos pois subscrevi as feeds RSS.
Um forte abraço do outro lado do Atlântico 🙂
Pedro
Leo, bacana seu blog, continue !!
Samuel Silva
PRECISO internalizar, compreender, praticar e ajudar outros a praticar tais ensinamentos.
Muito bom este espaço!
Parabéns Leonardo!
Leonardo Ota
Muito obrigado, Samuel!
Agradeça aos mestres. Toda a sabedoria e méritos são deles. =)
Um abraço!
Fernando Nobrega
Boa tarde Leo, muito bacana seu blog, aliás, só li esse post por enquanto, hoje completo uma semana que venho lendo o mesmo post todos os dias e já sinto grandes diferenças em alguns dos versos citados, claro que é MUITO difícil aplicá-los, até porque não nos concetramos 24 hrs por dia, e as vezes nossa profissão, ou nosso companheiro de residência, nos fazem ter que agir de outra maneira, porém você começa a criar um método, uma maneira agradável de se fazer tudo, e a verdade nos sentimentos traz muito mas clareza nos nossos atos… Tentando MUITO leigamente dizer o que entendo pelo 6° ensinamento, creio que a pessoa que nos magoa, serve SIM e MUITO como um guia espiritual, pois é vendo os erros desumanos que evoluímos, e assim passamos leveza de espírito tanto pra nós quanto ao ofensor, onde não pode é um processo imediato, mas sim sendo perceptível em cada situação vivida com o mesmo. Creio que o 6° ensinamento é um processo de longa duração.
Bom, de qualquer maneira, vou começar a ler outros posts Leo, meus parabéns pela força de vontade.. abraços.
Leonardo Ota
Muito obrigado, Fernando!
Fico muito feliz que de alguma maneira você tenha alguma ligação e benefício com a sabedoria, que não é minha, mas sim dos mestres. O mérito é todo dos mestres. =)
Um abraço!
Julival Jr
Uma pequena observação sobre a questão: “Vou, com firmeza, enfrentá-la e evitá-la”. Tenho em mente a pratica “Ahimsa”. Não violẽncia do físico e mental. Quando mais praticamos a violência, mesmo contra nossos pensamentos, mais forte teremos de volta. Da mesma forma que o pensamento vem, “do nada”, eles vao embora “do nada”. Eu acredito que forçar a saida de um pensamento negativo, tornará-lo mais forte.
suiane
Parabens adorei.
Ana Christina
Parabéns e obrigada por construir este blog!
Marta Santos
Tenho uma questão “existencial”, sobre o ponto 8.
Nomeadamente sobre o a preocupação de “Gostar de ser feliz”, se tenho de isentar as minhas práticas das 8 preocupações mundanas, porque é que tenho de oferecer toda a ajuda e felicidade a todos? Acho que não me devia ser “proibido” de sentir felicidade sabendo que consegui ajudar a alcançar a felicidade e bem estar do próximo. Sinto-me triste quando vejo algo de errado e que não tenho meios de mudar determinada situação para que outros possam viver em harmonia e amor, e o contrário também me acontece quando me foi possível proporcionar algo de bom a outros. Agora revogar o direito de gostar de estar feliz, tendo de fazer os outros felizes, não percebo o sentido disso…
O que quero dizer é que, o gesto mais simples de por exemplo afagar a cabeça de alguém que chora por que motivo fôr, e ver que a pessoa num instante nos olha e transmite agradecimento sem qualquer troca de palavras, e inconscientemente desenhamos um sorriso como que a dizer “vai correr tudo bem”, já é de certa forma uma sensação de felicidade para nós mesmos por sabermos que estamos nesse momento a ser o maior apoio dessa pessoa. Gostamos, sem pensar sequer no assunto, dessa sensação, não é verdade? Pelo menos eu sinto isso… Uma felicidade por estar do lado daquela pessoa quando mais precisa…
Nathalia
Adorei o site.. É simplesmente uma fonte de sabedoria e diretrizes. Não pare com as mensagens, pois elas fazem um bem indescritível aos leitores. Seguir o Budismo de forma suprema não é fácil no mundo em que vivemos e no cotidiano que enfrentamos, mas creio que se toda a manhã, antes de começar o dia, lermos uma das lindas mensagens que você posta e tentarmos aplicá-las aos poucos na nossa visão de mundo, com certeza as coisas seriam melhores e teriam mais sentido. O Budismo nos leva à nossa essência da forma mais sábia possível. E o fato de pessoas como você compartilhar toda essa sabedoria é de fato, muito inspirador. Se puder, não perca esse hábito! Obrigada!
Tainah de Haro
Bom dia.
Gostaria de parabenizá-lo Leonardo, seu blog tem me servido de grande inspiração. Procuro ler seus textos entre outros relacionados ao budismo todos os dias antes de começar as minhas tarefas, para abrir minha mente e ter uma dia mais agradável pra mim e para todos ao meu redor.
Muito Obrigada.
Ilza
Este post me deu paz num momento de dificuldades que com minha mente confusa, estava tornando-o maior do que ele realmenteera.
Esteban
nota 10!
Lenyor
Gracias,gracias,gracias
Edna de Oliveira
Eterno aprendiz….
Edvaldo Carvalho
Muito bom!
Gabriel Rocha
muito bom adorei, espero ter a oportunidade de ler mais artigos como este.
Giselle
Gosto muito do seu blog, vc posta dizeres muito importantes. É muito bom entrar no Face e encontrar o seu Blog. Parabéns. Se puder vc postaria mais material falando sobre o caminho do meio. Obrigada Léo.
Luciana Mota
Excelente iniciativa Léo, compartilhe conosco tudo o q possa contribuir para nos melhorar como seres espirituais e consequentemente humanos.
Maria Luiza Villela
Maravilhoso! Saber da nossa insignificância perante o mundo, já é meio caminho andado. Ainda não consigo ser assim mas tento todos os dias.
alexandregaldino89
Ota, muito obrigado pelo seu blog. Você tem me ajudado a cada dia.
Leonardo Ota
Eu que agradeço a visita e os méritos são todos dos mestres, pois sem a sabedoria deles este blog nem existiria. Abraço!
Anna Castro
Obrigada por iluminar esta manhã e, consequentemente, toda uma perspectiva. Transbordo gratidão por esse blog! Todos os dias. Continue!
Ricco
Muito bom podermos ler essas palavras. ParA mim, funciona como um lembrete daquilo que devo por em pratica ou dar mais atenção.
Fabricio M. Orestes
Pedir comentários não é uma forma de garantir elogios?
Leonardo Ota
Fabricio, depende da sua perspectiva. A motivação de pedir que as pessoas comentem está mais voltada ao fato de querer que todos aqui compartilhem suas experiências e opiniões do que eu querer elogios.
Sempre que alguém vem me agradecer referente ao blog, eu digo que não tenho mérito nenhum nessa história, pois o mérito são todos dos mestres que por um longo tempo treinaram e compartilharam sua sabedoria até chegar a nós. Sou apenas “secretário” deles, uma simples ponte que entrega o conteúdo para as pessoas.
Um abraço e obrigado pelo comentário!
Fabricio M. Orestes
Ahhh. Obrigado pelo texto publicado!
Pema Trinle
continue assim, só compartilhando os ensinamentos, e que todos se beneficiem!
Fátima Ramos
Descobri o teu blog quase por “acaso”, mas nada é por acaso!!! Neste momento, do que li, nos comentários, o que fez mais sentido para mim foi esta frase, escrita por alguém, que passo a citar:
“Aquele que me faz sofrer é o mesmo que me dá a chance de despertar para o perdão, a aceitação, a compaixão e o amor. Se eu odeio alguém que me magoou, serei obrigado a viver com o ódio, o rancor, a guerra, dentro de mim. Mas se me comprometo com o perdão, então viverei com o amor, a compaixão, a paz, a gratidão. É uma escolha minha.”
Namasté.
Fátima
somalia
Parabéns por esse blog! Muito legal a iniciativa. Estamos na mesma busca para nos tornarmos seres melhores e contribuirmos para uma convivência mais harmoniosa com o mundo, a natureza, as pessoas. O mais importante todos nós estamos fazendo, buscar um bom caminho. Um afetuoso abraço.
vinicius
Sou muito grato por ter conhecido este blog. Ele me enriquece a cada nova postagem. Espero que não pare com seu trabalho de nos trazer cada vez mais informações essenciais acerca não só do budismo, mas da passagem saudável do ser humano pelo mundo, Leonardo, muito obrigado. Namastê.
Rayani
Amei =)
Regina leite
Parabens!!!gostei muito!
jose alves de souza
parabéns Leo pelo blog , os oito versos que transformam a mente é a mais bela forma de orar, meditar, filosofar, como queiram. difícil de atingir, mas obrigatório de praticar todos os dias. Interdependência, impermanência e compaixão, são o tripé de sustentação de evolução pessoal de qualquer ser humano. grande abraço. jose alves.
Cristiane Pacheco
Adorei!Veio na hora CERTA!
Adriano
Só posso dizer obrigado.
Flávia
Sou iniciante, mas tive a oportunidade de ter acesso a literaturas com abordagem prática. parabéns pela iniciativa. namastê
Yan mateus
Sou novo no budismo, me encontrei nessa filosofia e não quero sair. Estou enfrentando grandes problemas na família por ser tão jovem e não estar seguindo os passos da família que de um lado é católica (praticante) e do outro protestantes (não praticante). Textos como esse só me impulsiona a ir mais fundo no budismo. Aprendo e aprendi muito aqui no blog!
Rafael k
Olá, acompanho todas as mensagens publicadas e quero dizer-te que sou grato, há dois anos venho praticando meditação e a poucos meses estudando a filosofia budista, me identifico bastante com a introdução dos versos acima, abraço!
Vitor
Muito bom o Texto, continue publicando sempre ;D
Breno Lobo
Post muito bom, quando puder poste mais desses!
Paula
Fico pensando em como estamos distantes da santidade. O budismo nos ensina o que o cotidiano nos mostra o contrário, todos os dias.
Ainda bem que temos estes ensinamentos, como os ensinamentos de Jesus, que podem nos levar ao caminho certo. Basta querermos, nos esforçando, meditando e nos desapegando.
Obrigada
Roberta Fiorim Sachetim
Gosto muito de ler sobre Budismo, e o seu Blog me ajuda muito! Parabéns pelo trabalho lindo! Abraços.
luísa
texto fortíssimo!
gratidão por compartilhar!
Deborah morato
Exercitar esses ensinamentos é tarefa difícil… Ter paciência para aprender é difícil. Mas, simplesmente ter vontade e dar o primeiro passo para começar tais mudanças já é ousar mudar. Quero muito receber as mensagens! Obrigada
Luís Galdino
Obrigado Leonardo! Foi o blog que me incentivou a ir atrás de um centro na minha cidade e felizmente encontrei, que você recebe todo esse dharma, forte abraço!
Camila
Muito obrigada pelas palavras de sabedoria e compaixão que sempre encontro aqui, me conforta com uma paz e gratidão que não sei explicar. Muito inspirador e modificador de comportamentos seu blog. Por favor, continue com o excelente trabalho!!
Namastê _/_
Camila
Gabriel Farias
Amigo Leonardo,
Apesar de sermos de vertentes diferentes do Budismo, eu sempre leio suas postagens e gosto muito delas. Defendo que o conhecimento tem que ser transmitido, absorvido e refletido, para que possa nos ajudar na construção e evolução da sabedoria. Eu gostaria de continuar lendo mais sobre isso… Fico imensamente agradecido e apaziguado de terminar o dia com essas palavras.
Grande abraço!
Alexandre
Grato pelo texto, vou imprimi-lo e colar na parede ao lado de minha cama.
renata
obrigada
Caio
Por favor continue postando. Namastê!
YOLANDA
SÓ UMA PESSOA ESPECIAL COMO O NOSSO MESTRE PODE DIZER ESTAS MARAVILHOSAS PALAVRAS
NAMASTÊ
DALAI LAMA
Mabel Rost
Ótimo, precisamos mesmo desses ensinamentos.
Gostaria de ler muitos outros!
Anderson
Excelente post. Está de parabéns.
Maria João Carmo
Você nem sabe o bem que faz, vem sempre no momento certo,
Om Mani Padme Hung
Daniela Lara
As vezes sinto que as pratico mesmo sem perceber, e em outros casos meu ego tende a rejeitar essas lições, a mente é mesmo complicada, e precisamos sempre estar alerta, para não cairmos nas suas armadilhas. Obrigada pela lição, vou passá-las para meus filhos e aqueles com quem convivo. Namastê.
Regis Moraes
“Começar já é a metade de toda a ação”…. se preocupar em querer fazer já pode ser um começo! 😀 Muito boa a sua mensagem. Obrigado.
André Motta
Continue expondo mais conhecimento, cada dia mais aprofundado. Parabéns pelo esforço!
Guilherme
Muito bom o texto. Obrigado por postar. Abraço!
Diego Figueiredo Santos
Como muitos já comentaram eu tb digo, muito obrigado. E vamos amar, pois esse é nosso papel.
Nice
Excelente!
ilka
-Tudo que sei é que na da sei
Conhecimento não ocupa espaço e com certeza joga luz sobre as sombras da ignorância!!!
Adison
Meu nome é Adison e muito obrigado pela iniciativa do blog. Sou kardecista, mas adoro os ensinamentos budistas. É uma pena que na região onde moro (Contagem) nao tenha uma comunidade budista para eu ir e estudar mais. Mas seu blog é 10! Tem ajudado e muito a me compreender mais! Namastê!
Sonielson Luciano de Sousa
Magnífico, sobretudo porque nos lembra dois excelentes ensinamentos do Dharma: a compaixão e as 8 preocupações mundanas. Obrigado Leonardo Ota. Valea pena imprimir e colar no espelho…
Letícia Compartilha
Oi! Muito obrigada! Conheci esse texto através de um vídeo do Lama Michel Rinpoche. Achei estupendo e forte. Muito forte!
Excelente remédio para desinflamar o ego… Estou precisando.
Mas é muito difícil. Para começar do primeiro verso! “Estimá-los no mais alto grau”?! Gente…
Hoje, eu não consigo amar todo mundo. Não mesmo. Mas se eu quiser sair do samsara, terei que treinar a minha mente.
Nossa… eu adoro sonhar que sou famosa! kkkkk 😀 Sonho que sou a presidente da república!