O que é o budismo?

Pinterest
O que é o budismo? - Blog Sobre Budismo

O texto a seguir foi extraído do livro, “Nas minhas palavras, Dalai Lama” de S.S. o Dalai Lama, página 27-28.

Praticar o budismo é travar uma luta entre as forças negativas e positivas na sua mente. O praticante busca enfraquecer o negativo, e desenvolver e aumentar o positivo.

Não existe marcadores físicos pelos quais se possa medir o progresso na luta entre as forças positivas e negativas na consciência. As mudanças começam quando você, pela primeira vez, identifica e reconhece suas ilusões, como a raiva e o ciúme. Então é necessário conhecer os antídotos para a ilusão, e esse conhecimento é alcançado ao se ouvir os ensinamentos. Não há um modo fácil para eliminar as ilusões. Elas não podem ser extraídas cirurgicamente; precisam ser reconhecidas e, então, através da prática dos ensinamentos, são gradualmente reduzidas até serem eliminadas por completo.

Estes ensinamentos oferecem os meios para libertar uma pessoa da ilusão – um caminho que leva à libertação de todo o sofrimento e ao êxtase da iluminação espiritual. Quanto mais alguém consegue entender os ensinamentos budistas, conhecido como Darma, mais fraco se tornará o domínio do orgulho, do ódio, da cobiça e de outras emoções negativas que causam grande sofrimento. Aplicar este entendimento na vida diária por um período de meses e anos fará com que a mente passe por uma transformação gradual porque, embora pareça o contrário, a mente é capaz de mudar. Se você comparar seu estado mental agora com o estado mental após ter lido este livro, poderá perceber algum progresso. Se isso acontecer, os ensinamentos terão cumprido o seu propósito.

A palavra Darma em sânscrito significa “aquilo que contém”. Todas as coisas que existem são darmas, são fenômenos, ou seja, elas contêm, ou carregam, sua própria existência e personalidade. Uma religião também é um darma porque ajudam as pessoas a controlarem seus impulsos ou as protege de desastres. Aqui, o termo darma se refere a essa última definição. Em termos gerais, qualquer ação elevada do corpo, da palavra ou da mente é enxergada como um darma porque, através destas ações, a pessoa é protegida ou afastada de todo tipo de calamidade. A prática destas ações é a prática do Darma.




There are 11 comments

Add yours
  1. lourdes kiyomi oshiro moreno

    A mudança é um processo lento, a persistência é o melhor caminho, a auto-observação nos trás para o caminho, penso que vc está na trajetória. Muita iluminação!

  2. Carla

    Oi Leonardo, me chamo Carla, tenho 24 anos, e começo a me interessar pelo budismo, pela meditação. Enfim, gostaria de algumas dicas de como iniciar.
    Moro no interior de Minas Gerais, então, não existe qualquer lugar com ensinamentos budistas ou algo relacionado.
    Bom, se puder me ajudar de alguma forma, ficarei muito agradecida!


Post a new comment