O que é o budismo?


Pinterest

O que é o budismo? - Blog Sobre Budismo

O texto a seguir foi extraído do livro, “Nas minhas palavras, Dalai Lama” de S.S. o Dalai Lama, página 27-28.

––

Praticar o budismo é travar uma luta entre as forças negativas e positivas na sua mente. O praticante busca enfraquecer o negativo, e desenvolver e aumentar o positivo.

Não existe marcadores físicos pelos quais se possa medir o progresso na luta entre as forças positivas e negativas na consciência. As mudanças começam quando você, pela primeira vez, identifica e reconhece suas ilusões, como a raiva e o ciúme. Então é necessário conhecer os antídotos para a ilusão, e esse conhecimento é alcançado ao se ouvir os ensinamentos. Não há um modo fácil para eliminar as ilusões. Elas não podem ser extraídas cirurgicamente; precisam ser reconhecidas e, então, através da prática dos ensinamentos, são gradualmente reduzidas até serem eliminadas por completo.

Estes ensinamentos oferecem os meios para libertar uma pessoa da ilusão – um caminho que leva à libertação de todo o sofrimento e ao êxtase da iluminação espiritual. Quanto mais alguém consegue entender os ensinamentos budistas, conhecido como Darma, mais fraco se tornará o domínio do orgulho, do ódio, da cobiça e de outras emoções negativas que causam grande sofrimento. Aplicar este entendimento na vida diária por um período de meses e anos fará com que a mente passe por uma transformação gradual porque, embora pareça o contrário, a mente é capaz de mudar. Se você comparar seu estado mental agora com o estado mental após ter lido este livro, poderá perceber algum progresso. Se isso acontecer, os ensinamentos terão cumprido o seu propósito.

A palavra Darma em sânscrito significa “aquilo que contém”. Todas as coisas que existem são darmas, são fenômenos, ou seja, elas contêm, ou carregam, sua própria existência e personalidade. Uma religião também é um darma porque ajudam as pessoas a controlarem seus impulsos ou as protege de desastres. Aqui, o termo darma se refere a essa última definição. Em termos gerais, qualquer ação elevada do corpo, da palavra ou da mente é enxergada como um darma porque, através destas ações, a pessoa é protegida ou afastada de todo tipo de calamidade. A prática destas ações é a prática do Darma.

Veja também

Se você está começando no caminho no budista, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/introducao-ao-budismo-2/” color=”green” size=”xsmall”]Introdução ao Budismo[/button]

Se você já é um praticante avançado, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/aprofundamento/” color=”blue” size=”xsmall”]Aprofundamento[/button]

Veja as dúvidas mais frequentes sobre budismo em:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/perguntas-e-respostas/” color=”red” size=”xsmall”]Perguntas e respostas[/button]

Para saber mais sobre meditação, acesse:
[button link=”http://sobrebudismo.com.br/meditacao/” color=”yellow” size=”xsmall”]Meditação[/button]

––

Categories

1 comment

Add yours
  1. 1
    leonardo

    Perguntemos ao mestre Zen Eihei Dogên o que é estudar o budismo e ele nos dirá:

    Estudar o budismo é estudar a si mesmo;
    Estudar a si mesmo é esquecer a si mesmo;
    Esquecer a si mesmo é estar identificado com todas as coisas.
    Estar identificado com todas as coisas é tornar-se a própria VERDADE.

+ Leave a Comment