O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado – Dalai Lama

O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado – Dalai Lama


Pinterest
O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado - Dalai Lama

Imagem: Paul Verhagen

O Dalai Lama nos da uma aula de como aprender a lidar com nossas emoções.

“O primeiro passo na busca da felicidade é o aprendizado. Antes de mais nada, temos de aprender como as emoções e comportamentos negativos nos são prejudiciais e como as emoções positivas são benéficas. E precisamos nos conscientizar de como essas emoções negativas não são prejudiciais e danosas somente para nós mesmos mas perniciosas para a sociedade e para o futuro do mundo inteiro também. Esse tipo de conscientização aumenta nossa determinação para encará-las e superá-las. Em seguida, vem a percepção dos aspectos benéficos das emoções e comportamentos positivos. Uma vez que nos demos conta disso, tornamo-nos determinados a valorizar, desenvolver e aumentar essas emoções positivas por mais difícil que seja. Há uma espécie de disposição espontânea que vem de dentro. Portanto, através desse processo de aprendizado, de análise de quais pensamentos e emoções são benéficos e quais são nocivos, aos poucos desenvolvemos uma firme determinação de mudar, com a sensação de que ‘Agora o segredo da minha própria felicidade, do meu próprio futuro, está nas minhas mãos. Não posso perder essa oportunidade’.”

Precisamos nos conscientizar de como essas emoções negativas não são prejudiciais e danosas somente para nós mesmos mas perniciosas para a sociedade e para o futuro do mundo inteiro também.

Dalai Lama

Extraído da fanpage Dalai Lama Brasil.

Categories

5 Comments

Add yours
  1. 2
    Fernando Lazarine

    Interessante isso, as pessoas nem estão conscientes disso, posso notar que nós temos o nosso próprio controle das nossas emoções. Deveria estar mais consciente a qualquer momento o que vai acontecer das emoções negativas e positivas. Discenir é o melhor caminho para separar o joio e o trigo.

  2. 4
    ELCY CUNHA BERANGER

    INCRÍVEL COMO TUDO QUE NOS ALEGRA E NOS TORNA FELIZ, ESTÁ E ESTARÁ SEMPRE, DENTRO DE NÓS. NO ENTANTO, A DETERMINAÇÃO E A CORAGEM SÃO NECESSÁRIAS PARA O APROFUNDAMENTO E CONHECIMENTO DO QUE SOMOS, PARA EM SEGUIDA, TRABALARMOS TUDO QUE NOS FAZ INFELIZ, TIRA A NOSSA PAZ, ETC. OBRIGADA PELO SEU TRABALHO, TÃO IMPORTANTE NÃO SÓ PRA MIM, COMO PARA TANTOS OUTROS QUE, ATRAVÉS DO BUDISMO, DESEJAM ENCONTRAR A PAZ E A ALEGRIA. UM ABRAÇO CARINHOSO.

  3. 5
    Ana Cláudia

    Sabendo controlar e dosar nossas emoções, optando pelo que nos traz felicidade, toda nossa vida se torna muito mais tranquila e prazerosa. Desde que conheci o Budismo, me tornei uma pessoa melhor, mais tranquila, equilibrada e feliz. Parabéns pela mensagem.

+ Leave a Comment