O coração é nobre


Pinterest

Por S.S. 17º Gyalwang Karmapa, do livro, “The Heart is Noble”, cap. 2.

A ideia de que a vida não tem sentido se os desejos não forem satisfeitos é resultado de um pensamento estreito. É um sinal de que só se pensa em si, com uma ideia bem estreita sobre si mesmo. Mesmo quando a vida parece sem sentido porque nossos desejos particulares não foram satisfeitos, ainda temos possibilidades ilimitadas. Podemos ver que é assim porque nossa vida alcança muito além de onde nos encontramos a qualquer momento.

Nossa vida é vasta. Ela não termina nos limites daquilo que pessoalmente vivenciamos. Não é algo concreto ou delimitado. Não acho que seja válido encarar nossa vida como estando limitada a nós mesmos — como se a vida humana alcançasse apenas até onde vai nosso próprio corpo. Em vez disso, podemos ver que a vida se estende por todas as direções, como uma rede. Jogamos a rede e ela vai se expandindo. Exatamente assim, nossa vida se estende para tocar muitas outras vidas. Nossa vida pode alcançar adiante e se tornar uma parte constante da vida de todos.

Acredito que nossa vida pode parecer sem sentido apenas quando pensamos nela de modo limitado, como sendo apenas aquilo que está diretamente ligado a nós.

Pessoalmente, se eu fosse encarar minha própria vida assim, ela seria totalmente sem sentido. Carregando esse grande nome, escapando do Tibete, todos os esforços feitos desde então — dificilmente valeria a pena tanta confusão por causa de uma pessoa apenas: eu! Mas quando vejo minha vida como algo expansivo, e vejo que posso trazer alguma felicidade e alegria nem que seja para apenas uma pessoa, então sei que minha vida realmente tem significado.

Categories

+ There are no comments

Add yours