O carisma de S.S. o 14º Dalai Lama

O carisma de S.S. o 14º Dalai Lama


Pinterest

Foto carismática do Dalai Lama

Como o Dalai Lama pode ser tão carismático? Como ele inspira tantas pessoas? Você já o viu gargalhar? O que se percebe em todos os vídeos, entrevistas e palestras é que o carisma dele vem basicamente de duas posturas: oferecer e igualdade.

É impossível não rir

Tente assistir ao vídeo e não sentir uma coisa boa ao vê-lo gargalhar. Surge até uma felicidade sem explicação.

Um grande ser humano

O 14º Dalai Lama além de ser o líder espiritual e político do povo tibetano é também um grande ser humano e prega valores humanos invejáveis. Como ele costuma dizer: a minha religião é a bondade, o amor e a compaixão. Prêmio Nobel da paz em 1989 recebeu mais de 100 prêmios Honoris Causa. Por mais premiado e conhecido que ele seja a simplicidade e humildade são as suas marcas. Ele prega a cultura de paz pelos quatro cantos do planeta e dá o grande exemplo como líder político lutando contra o sectarismo e promovendo o diálogo entre as várias instituições e tradições religiosas.

Oferecer

É nítida a postura do Dalai Lama diante das pessoas. Oferecer. Ele sempre está disposto a oferecer, nem que seja um sorriso, um abraço, um olhar. Essa é se não, a maior lição que podemos tirar desse grande ser humano ou o Buda da compaixão Avalokiteshvara para o povo tibetano. Quando ele oferece as pessoas, naturalmente recebe tudo de volta. Carinho, paz, sorriso. Se pudéssemos aprender uma única coisa que seja com ele, seria essa postura de oferecer. Isso nos tira da posição de carência e nos dá movimento, mobilidade em meio às situações, assim, não precisamos esperar nada de ninguém, mas apenas oferecer sem se preocupar em receber, pois o receber será apenas a consequência.

Somos todos iguais

Em relação a igualdade, o Dalai Lama explica: todos nós almejamos a felicidade e queremos nos afastar do sofrimento. Esse é um dos principais fatores que nos tornam iguais. Isso inclui os animais e todos os seres que conhecemos. Essa igualdade desarma qualquer condicionamento interno e nos coloca lado a lado possibilitando o diálogo e a interação entre as pessoas e nisso o Dalai Lama é mestre. Assim diz o Dalai Lama:

Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade.
— Dalai Lama

E sempre que você se sentir desanimado, triste ou “pra baixo”, assista ao vídeo, isso poderá te fazer bem, pois pra mim é um ótimo remédio e espero que seja pra você também.

Categories

+ There are no comments

Add yours