Meu primeiro retiro no budismo

Meu primeiro retiro no budismo


Pinterest

Quero contar sobre como foi o meu primeiro retiro. Ele aconteceu em São Paulo e foram 3 maravilhosos dias, um final de semana muito especial onde conheci muitas pessoas legais, o Gustavo Gitti que é uma pessoa fantástica e o querido Lama Padma Samten.

O Retiro era sobre Meditação da Presença e Prajnaparamita. Estes são ensinamento um pouco complexos, porém como o Lama Padma Samten é um mestre qualificado e reconhecido e também possui uma didática muito eficiente, não foi muito difícil compreender os ensinamentos.

A Viagem de Ida

Eu viajei em Agosto do dia 27 ao 29. Sai da minha cidade sexta-feira de manhã. O dia estava maravilhoso, céu limpo, sem nuvens. A viagem de avião estava muito agradável. Foi muito boa. Veja as fotos a baixa.

Imagens da viagem para o retiro sobre meditação em São Paulo

O alojamento

O alojamento estava bem arrumado, limpo e bem organizado. Fiquei hospedado no colégio Salesianos, na Vila Madalena, no mesmo local onde aconteceu o retiro. Por incrível que parece lá é u colégio para Padres e acontecem vários eventos e palestras de outras tradições, cristãs, sobre Psicologia. Eu tirei foto de todo o trajeto que fiz, foi muito engraçado. Acho que o único lugar onde não tirei foto foi do salão de refeições.

Alojamento do retiro budista sobre meditação da presença em são paulo.

Local dos ensinamentos e meditação com o Lama Padma Samten

Como foram dados os ensinamentos? Existia um local, uma sala, onde as pessoas se reuniam e ouviam os ensinamentos do Lama Padma Samten. Várias pessoas faziam perguntas e ele respondia. Existiam também algumas pausas para o almoço, lanches e a noite íamos dormir 22h.

A imagem a esquerda é onde o Lama senta e a imagem a direita é onde os praticantes ficam sentados recebendo os ensinamentos.

Sala de meditação retiro budista em são paulo

Praticantes ouvindo os ensinamentos budistas

Sobre os ensinamentos

Vou colocar algumas citações que eu anotei enquanto o Lama Samten explicava os ensinamentos, pois eu não posso ensinar o que foi dado no retiro, primeiro porque não sou mestre, apenas um mestre qualificado pode ensinar budismo e também porque sou um iniciante.

  • “Precisamos encontrar lucidez em meio a todas as experiências.”
  • “A melhor forma de ensinar algo a alguém é pelas costas.” (O termo “pelas costas” citado pelo Lama é a mesma coisa de ensinar pelos exemplos, existem pessoas que não aprendem ouvindo ou estudando, mas sim pelos exemplos que vêm de outras pessoas.)
  • “A origem do Samsara é a ignorância.”
  • “A grande causa do sofrimento é o desejo e apego.”

Lama Padma Samten dando os ensinamentos

Lama Padma Samten no retiro sobre budismo em São Paulo

O fim do retiro

Ao final do último dia de retiro, todos os praticantes e participantes conversam e recebem a benção do Lama Padma Samten. Esta foto sou eu recebendo a benção do Lama.

Eu, Leonardo Ota recebendo a benção do Lama Padma Samten

Este momento da benção foi muito especial para mim, pois pude conversar com o Lama pessoalmente. Ele é muito alegre e possui uma energia que contagia as pessoas, ele usa uma linguagem de fácil compreensão e é muito prático. A forma como ele dá os ensinamentos é muito direta. Foi uma experiência maravilhosa. Em Janeiro/2012 irei em outro retiro no Templo em Viamão/RS no CEBB(Centro de Estudos Budistas Bodisatvas). Será sobre aprofundamento em meditação.

Agradeço por ter conhecido pessoas maravilhosas, O Lama Padma Samten, a Jeanne, o Gustavo, o Frederico e outas pessoas que estiveram por lá. Espero aproveitar muito o próximo retiro para poder contar como foi.

Espero que você tenha gostado deste post e se tiver alguma dúvida, por favor, me mande um e-mail ou deixe um comentário.

Categories

5 Comments

Add yours
  1. 2
    Retiro de verão - CEBB - parte 1/2 | Sobre Budismo

    […] Neste post irei compartilhar com vocês a maravilho experiência que tive ao ir para o retiro de verão no CEBB em Viamão/RS em Janeiro de 2012. Foi um retiro sobre aprofundamento em meditação e foram 10 dias de muitos ensinamentos e práticas, bons companheiros, tranquilidade e harmonia. Foi uma das melhores experiências que tive nos últimos anos, pois conheci pessoas maravilhosas, fiz várias amizades, aprendi muita coisa e mudei a minha perspectiva sobre a minha própria vida (veja também sobre o retiro que participei em Agosto/2011 – SP – Meu primeiro retiro no budismo). […]

  2. 3
    renato

    achei fascinante seu post acredito que voce esta precipitando em querer praticar instantaneamente tudo que aprendeu.pois tudo na vida precisa de tempo para ser assimilado . temos que perseverar.

  3. 4
    Viviane Rocha de Macedo

    Olá, pretendo nas minhas férias de janeiro/2013 fazer um retiro budista,faço yôga há algum tempo, sou psicóloga e preciso relaxar, atraves da espiritualidade, Necessito informações completas sobre os eventos da 2º quinzena de janeiro para efetivar esta vontade. Moro em Torres RS e gostaria tbm de saber se há algum retiro aqui no Sul, sei que em Três Coroas estará fechado até feveiro, portanto peço para , por favor me informem sobre os referidoa retiros pois gostaria muito de participar.Aguardo informaçõs, obrigada Viviane

+ Leave a Comment